quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Chicotada Psicológica

Não sou grande admirador de alterações a meio da época desportiva, tenho a opinião e mantenho que o sucesso de uma equipa tem mais a ver com a organização estrutural do clube do que com o individuo que orienta a equipa, por norma este não é o problema faz é parte desse problema. No entanto, também acho, que em determinadas circunstâncias essa alteração é benéfica e representa o abanão que permite reorganizar o clube colocando-o no caminho do desejado sucesso. Gosto da estabilidade desde que essa não seja medíocre ou mediana.
O Benfica deste ano enquanto equipa é uma sombra da campeã na passada temporada sendo que as ausências de Di Maria, Ramires e as infelizes arbitragens dos suspeitos do costume não constituem por si só razão suficiente para tamanha diferença. Jogadores determinantes como David Luiz, Saviola e Cardozo parecem agora perfeitamente banais e apenas o último tem a desculpa do Mundial. A equipa está amorfa, joga a passo, parece cansada, demasiado cansada, os jogadores, na sua esmagadora maioria arrastam-se pelo campo, Maxi, Ruben Amorim e Javi Garcia jogadores de combate e de grande garra são disso um confrangedor exemplo. Se para muitos esta situação é estranha e sombria, para quem acompanha os treinos da equipa no Seixal e acompanhou no ano passado são evidentes as diferenças em especial no timoneiro. É tempo de agir, importa tomar decisões que permitam lutar pelos objectivos ainda possíveis (lugar de acesso à Champions, conquistar taça de Portugal e da Liga, e passar a fase de grupos na liga dos campeões deste ano), pelo que defendo o despedimento de Jorge Jesus o catedrático de futebol com ordenado de 200.000,00€ e a contratação de Jorge Jesus o trabalhador com ordenado de 50.000,00€.

8 comentários:

  1. Defendes então a contratação de um psicoterapeuta para fazer regressar o Jesus50?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tenho um muito mau feeling. Se os lagartos, que estão com mais confiança e em melhor forma do que nós, nos ganharem, nem o Jesus200 nem o Jesus50 duram até o Natal!

    ResponderEliminar
  3. Melhor forma? Viste os jogos deles? Ou dizes isso porque ganharam hoje?

    ResponderEliminar
  4. João,

    Nem por isso, o problema é que qualquer equipa do nosso campeonato parece estar em melhor forma do que nós, tirando se calhar o Rio Ave. E neste capítulo estivemos muito mal contra o Happoel, tirando o Aimar e o Carlos Martins enquanto durou. Eu compreendo as queixas do Jesus relativamente ao Mundial mas já chateia! Eu se fosse jornalista à brasileiro, como o teu pai dizia no outro dia, perguntava-lhe em que Mundial estiveram o Javi Garcia, David Luiz, César Peixoto e o Saviola.

    Contudo, tenho de admitir, e esqueci-me de referir isso no comentário ao teu post, o Jesus teve brilhante na análise e defesa do Cardozo, após as assobiadelas.

    ResponderEliminar
  5. O que o JJ diz não conta. Ele não tem explicação. A seguir ao jogo em que demos 4 ao Aston Villa ele afirmou que seria muito difícil ganhar ao Benfica esta época...

    ResponderEliminar
  6. João,

    Ele não precisa de um psicoterapeuta ele precisa é de um banho de humildade.
    Convido-te a ires assistir a um treino no Seixal para te aperceberes do que falo, mas se não puderes basta comparares a postura nos jogos com a do ano passado.
    Não é o mundial, não são as arbitragens, não são os prémios ou os jogadores chateados, é o treino e a exigência no treino que mudou e muito.

    ResponderEliminar
  7. Boas. E hoje, já mudámos todos de opinião? Temos a equipa de volta? Temos Saviola, Cardozo, Roberto, Javi e outros que tais?
    Creio que sim, ganhámos o jogo e a equipa de volta!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. P.s.- Esqueci-me de mencionar o remate do artigo. Muito bom. Não estava a ver como iria acabar. Gostei do suspense. Aliás, por momentos pensei que se fosse abordar ao tema do Marítimo...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar