domingo, 12 de setembro de 2010

Qual é a admiração?

O mundo Benfiquista está em choque, parece que acordou agora e se deparou com um flagelo recente e inesperado.
Já andamos nisto há 20 anos, vivemos amordaçados e adormecidos durante os primeiros 10 anos e passamos os anos seguintes a dar tiros nos próprios pés, espanta-me por isso tamanha histeria em volta de uma situação que era de todo expectável. Só para falar nos tempos mais recentes, na época de Quique nas primeiras 10 jornadas fomos roubados em cerca de 5 ou 6 jogos, só falámos depois de mais um roubo no jogo em casa frente ao Nacional em que nos anularam o golo da vitória no último minuto, para de seguida nos voltarmos a calar e entregar o campeonato ao fcp. No ano passado andámos entretidos com o nosso brilhantismo enquanto os outros andaram a trabalhar fora de campo nos locais habituais e que tantos sucessos já lhe deram. O nosso silêncio em tempo de vitória foi complacente com o que se passa agora. Em tempos Luís Filipe Vieira disse "a nossa melhor aquisição foi um lugar na estrutura da Liga", isto na data pareceu ridículo mas tinha um fundo de verdade, não se reflectiu num titulo imediato mas criou alicerces para a eclosão do apito dourado (e nesse ano fomos campeões) e com a divulgação do processo (escutas) voltámos a ser campeões.
A triste verdade é que em termos legais não foi possível acabar com a pouca vergonha que se passa no futebol Português, apesar das evidências ninguém conseguiu punir e acabar com uma das organizações mais corruptas que se conhece, e é com isto que temos que viver. Não serão manifestações ou actos de repulsa em escritos de blogs que resolverão os problemas ou ameaças vãs de LFV, Rui Costa ou qualquer outra pessoa após uma derrota que fará parar a vergonha (até porque dada a diferença pontual e confiança ganha de um lado em detrimento do outro, o trabalho já está feito). A única forma de combater esta teia de mentira é no campo. É procurar em conjunto o brilhantismo nos 90 minutos de jogo que permitam a vitória, a nossa vitória, fazendo implodir a organização vigente.
Não é fácil ser brilhante sempre? Claro que não é, mas esta tem que ser a nossa meta o nosso objectivo, todos os profissionais que defendem o nosso clube têm que encarar esta realidade têm que saber conviver com isto, as suas personalidades têm que estar moldadas a todo o tipo de roubos, agressões, ataques de qualquer espécie e continuar a lutar buscando a vitória, sempre.
A nós adeptos cabe-nos também uma missão, difícil, que é nas bancadas apoiar a equipa como se ela estivesse em primeiro, encher os estádios por esse país fora e criar um clima difícil aos nossos adversários e nos dias seguintes exigir, exigir dos nossos profissionais a busca pelo brilhantismo, exigir dos nossos dirigentes a constante luta pela verdade mesmo nos momentos em que ganhemos. Ganhar uma vez não chega, temos que ganhar repetidamente, só assim alcançaremos a normalidade.

4 comentários:

  1. totalmente apoiado tmos de ter uma politica desportiva,nao so assente navertente mas tambem
    nos orgaos do dirigismo portugues,para nao nos acontecer o que vimos,estas pouca vergonhas para
    quem quer novamente levar isto para os anos 90.
    apoiar clubes como fazem os corruptos e deixar
    osnossos jogadores evoluirem para voltarem mais
    tarde com tarimba,e isto nao pode ser feito num
    ano, leva anos e anos,foi o que os corruptos
    fizeram,começaram por corromper orgaos federativos,o BENFICA ficava com a direcçao da
    federaçao ou liga eles com a displina e com a
    arbitragem,e deu no que deu,depois passaram a
    fase seguinte,que foi emprestarem jogadores aos
    magotes aos clubes da1ª liga,que adoeciam sempre,
    quando tinham de jogar com o porto coorrupto ,
    uma estrategia de enfraquecimento dos seus
    adversarios,quando nao chegava vem um arbitro
    para fazer o servicinho sujo.enfim a direcçao do
    BENFICA so precisa de analisar tudo isto,porque
    gastar milhoes em jogadores nao chega com se ve
    isto tem de ser uma estrategia a longo prazo!
    VIVA O BENFICA!!!!!

    ResponderEliminar
  2. LFV NUNCA DISSE "a nossa melhor aquisição foi um lugar na estrutura da Liga".

    ResponderEliminar
  3. sim, brilhantismo em campo, mas entretanto a direcção k tambem faça o k lhe compete, lute nos bastidores contra o sistema por um futebol mais imparcial

    ResponderEliminar
  4. Caro MB, poderão não ser essas as palavras exactas mas foi algo parecido e a ideia subjacente é que interessa.

    ResponderEliminar