segunda-feira, 4 de julho de 2011

Indicações

Finda a primeira semana de treinos e de partida para o estágio na Suíça em função dos primeiros treinos da época é tempo de partilhar algumas das ilações que retirei dos treinos a que pude assistir.
Entre ilusões e desilusões o que mais me impressiona é a grande descrença que os Benfiquistas têm nesta equipa. Não obstante a presença massiva de pessoas nos treinos e as palmas de incentivo a ideia geral é de derrota antecipada.

Dos treinos pouco se pôde retirar, uma ideia com que fiquei e que me desiludiu bastante assentou no sistema táctico que está a ser trabalhado. Com as contratações que fizemos assumi que o caminho para este Benfica seria o 4-3-3, na minha opinião seria o modelo mais indicado para este Benfica, contudo aquilo que pude ver parte da mesma base do passado um 4-1-3-2 bastante ofensivo e que tão más provas deu no ano passado, especialmente em jogos de elevada exigência (Champions).
Fica a certeza que Kardec, Fernandez, Weldon, Kalu, Fabio Faria não têm qualidade para ficar no plantel. Os jovens Ruben Pinto e André Almeida precisam de crescer. Saviola parece no mesmo registo da última época e Jara não aparenta grande evolução. Fábio Coentrão estava por lá mas a cabeça nem por isso (percebe-se hoje o porquê).
Ficou também a ilusão em relação a alguns reforços. Bruno César é grande reforço, Matic não me convence mas esteve bem nos treinos, Artur não brilha mas não compromete e transmite muita serenidade, Wass tem escola demonstra ser certinho, David Simão tem muita qualidade e magia naqueles pés mas parece um pouco lento, Rodrigo é infinitamente melhor que Kardec, Mora tem faro de golo e uma movimentação que me agradou muito. Nolito não me surpreendeu, não esteve muito feliz no treino que vi, contudo sempre que recebeu a bola foi para cima do adversário o que denota uma grande confiança na sua qualidade o que só pode ser um bom sinal.

Em suma, sendo eu um pessimista de excelência muito sinceramente não percebo a que se deve tanto descrença. Os reforços dão sinais de qualidade, com excepção de Coentrão e Salvio não saiu ninguém da equipa titular, creio que o segundo estará bem substituído por Enzo Perez e Coentrão também terá um substituto à altura. Se juntarmos um central de qualidade estou certo que teremos plantel à altura dos desafios que temos pela frente.

3 comentários:

  1. Enzo peréz pelos jogos que vi dele nos estudiantes foi dos melhores,penso que será um belissimo médio direito para o benfica! penso que para fechar o plantel o Benfica tem de garantir mais 3 reforços,sendo dois deles fundamentais.. um defesa central e um defesa esquerdo que nos deem garantias.. contratações de valor! se cardozo saír temos de ir buscar um ponta de lança com muito valor! se acontecerem estas 3 contratações penso que estão reunidas as condições necessárias para que todos os benfiquistas acreditem na sua equipa. saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. é isso mesmo TC...

    'o Artur não brilha mas não compromete e transmite muita serenidade'

    é essa a diferença do Artur para o Roberto..

    já tive para fazer um post sobre isso mas depois passou-me...

    basicamente o Artur não vai fazer aquelas grandes defesas que o Roberto fez o ano passado..

    mas também não vai dar as barracas que o Roberto deu...

    o Artur Moraes é um guarda-redes à Benfica...

    forte a nível psicológico e discreto na maneira de actuar...

    um guarda-redes espalhafatoso e que dê nas vistas não condiz com o ADN do Benfica...

    saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  3. Pelo que vi do Bruno Cesar no Brasil tenho duvidas que se adapte ao futebol europeu, pareceu-me pesado, muito lento e com pouco rigor táctico principalmente a defender.

    ResponderEliminar