sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O mote está dado

Se havia dúvidas estas parece que ficaram desfeitas sobre a incapacidade de corrigir erros e ler convenientemente o jogo por parte do nosso treinador. Muitos esperaram (eu incluído) que o nosso treinador tivesse aprendido com os erros, com o avançar da pré-época essa esperança foi-se esbatendo com a insistência num sistema ultrapassado e pouco seguro do ponto de vista do controle do jogo na zona nevrálgica do mesmo, o meio campo. Os dois últimos jogos (frente aos Turcos e Arsenal) pareciam indiciar que havia alternativa (4-3-3) e essa seria uma aposta para continuar. Tal não sucedeu na estreia da Liga com a agravante de não termos disponível a nossa torre que por acaso até é marcador de golos. Ainda assim e perante as evidências no jogo surgiu o primeiro golo para as nossas cores. Seguiu-se um verdadeiro massacre por parte do Gil pondo a nu para quem as não conhecia, e o nosso treinador é uma dessas pessoas, as carências do sistema táctico utilizado que só não teve consequências imediatas porque Artur demonstrou a razão pela qual foi contratado. Contra a corrente do jogo acabamos por marcar o segundo golo e o jogo é nos entregue de bandeja, é só gerir. A equipa revelou uma total incapacidade de ter bola, sem presença no meio campo (sempre a insistir, pode ser que o homem leia e se faça luz no seu cérebro) não conseguíamos pressionar nem sequer rodar a bola pelos nossos dotados jogadores. O Gil com naturalidade acabou por chegar ao golo numa altura em que eu já não tinha voz de tanto gritar para se alterar o sistema com uma substituição evidente.
Ao intervalo o pensamento era único, temos que conseguir ter bola e controlar os ritmos de jogo, para isso Witsel deveria entrar substituindo um de três jogadores - Jara; Saviola ou Gaitan. O que JJ faz? tira Aimar, e deixa em campo um desinspirado Gaitan e o inqualificavel Jara. O resto é o que se sabe, a agonia de mais uma vez começarmos a correr atrás do prejuízo porque o óbvio parece que não é assim tão evidente para a nossa equipa técnica.

Nota: Para os que criticam Cardozo por não correr certamente adoram Jara porque corre e luta muitao, pena é que a bola atrapalhe tanto, mas na lista de dispensas segundo consta parece que se decidirá entre Mora, Rodrigo e Nelson Oliveira e Urreta, este rapazinho por lá continuará a fazer Quilometros para a estatística.

Nota 2: De facto ter muitas opções no plantel é uma vantagem tremenda, dá sempre jeito tê-los no banco ou a aquecer.

9 comentários:

  1. Pessoal, 'tou muito, mas mesmo muito, irritado!
    Desde o princípio do jogo que se via o que estava para acontecer, marcámos 2 golos contra a corrente do jogo e deixámos o GV fazer o que queria, inclusivamente o R Amorim quis ser amigo e ofereceu um golito ao avançado gilista! Miseráveis Jara e Gaitán, mais uma vez Javi sózinho frente ao meio campo adversário - só o mestre da táctica é que não vê?
    Quando pensava que ia tirar o Gaitán ou o Jara, népias! Sai mas é o Aimar, que só estava a ser um dos nossos melhores jogadores - poupança para o Twente? - Olha lá ó Jesus, tu tens sempre problemas com as poupanças, não é, BPP incluído?
    A entrada de Witsel melhorou o nosso meio campo, mas continuámos com Jara e mais alguns falhanços. Depois entrou o Pérez - parece-me um jogador interessante, mas ainda lento e não integrado, e claro! Tornámos a deixar aquele Laionel sózinho e outro grande golo, óbvio!
    Olha lá Jesus, ainda não aprendeste que não é a quantidade dos avançados, mas sim o modo como jogam que é importante? Não sei se reparaste, mas defendemos com 5 na 1ª parte e 6 na 2ª, achas que vai chegar para os corruptos e quejandos?
    Ainda não percebeste que neste modelo a equipa só consegue atacar ( e mesmo isso, nem sempre ), o meio campo não consegue defender, não aprendeste, com o Trabzonspor na Luz?
    Os jogos com os corruptos no ano passado não te permitiram ver o espaço à volta do Javi, o controlo do Aimar, a incapacidade defensiva de Gaitán? Voltamos ao mesmo tipo de jogo? Sem o Coentrão, o Ramires e o di Maria?
    Acorda meu, eles não voltam e, estes não jogam assim, ainda não percebeste?
    Éh pá, se ainda não viste é porque deves ser arraçado de árbitro e precisas de óculos, ou lentes de contacto. Se for o caso posso-te dar uns quantos telefones!
    Pensei muito em não renovar o cativo, num impulso renovei-o, não me arrependo, mas espero não sofrer ... muito!

    Agora espero que tu e esta equipa me façam engolir este texto, mas por favor acorda!

    Força Benfica

    Publicado no Sempre Benfica

    ResponderEliminar
  2. Eu so pergunto uma coisa... De quem a culpa da repeticao das mesmas asneiras ano apos ano? Minha nao e nem de muitos que tirando os zarolhos continuam a nao querer ver que isto assim nunca mais la vai. Nao ha coragem para tomar decisoes, mesmo que se provem erradas mais tarde. Nao importa tudo e preferivel a ver a mesma equipa durante todo o jogo incapaz de se tornar diferente. o homem nao presta e pronto. Sou anti por dizer isto? Pois e quem critica nunca presta mas o que se acomodam a esta inepcia e que sao bons benfiquistas. Eu sou-o ha ja muitos muitos anos e terei sempre o direito de criticar o que sinto errado. Provavelmente sera mais um ano de frustacoes e quando chegarmos a meio vamos la preparar a proxima epoca feita de ilusoes e mentiras. Nao hajam que nunca mais seremos o clube que ja fomos. Ha que por gente do benfica a frente do clube e enquanto isso nao for feito vamos ter sempre mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Esta panaceia sul-americana, que ano após ano, tem sido apontada como a cura para o Benfica, vai acabar por o destruir. Há jogadores e jogadores. Há sul-americanos e sul-americanos. Muitos dos que lá temos simplesmente não valem um caracol. Contratamos um defesa-esquerdo tão fraquinho!!! Não temos alternativa a Luisão. Não temos alternativa a Cardozo, e continuo a pensar que nem é preciso muito para que tal aconteça. Qualquer ponta de lança de uma equipa como o Benfica tem de marcar 20 golos por época, ora essa! Era o que mais faltava endeusar alguém por cumprir a sua missão! Meio campo muito fraco, com falta de força. Rúben Amorim é muito superior a Javi Garcia e ninguém o mete a jogar no seu lugar sentando o espanhol que pode ser um bom suplente, como já era em Madrid - não tem categoria nem técnica para jogar a titular. Jogadores com boas referências, como Urreta, Rodrigo, Schaffer, Nélson Oliveira (juro que se este for embora não vou ver mais nenhum jogo do Benfica esta época, a equipa de sub 20 é N.O. mais 10) não têm hipótese porque se calhar têm empresários judeus ou muçulmanos que negam Jesus como salvador...
    Enfim... Um equívoco. Nem falo em Jara, nem em Enzo Perez (oxalá me engane, mas parece cepo demais para jogador da bola).
    Safaram-se três: Nolito, Saviola e Rúben. Aimar até à substituição forçada (ao que parece)... De resto, muitos equívocos, como Jardel, Emerson, etc...

    ResponderEliminar
  4. ainda vamos a tempo...o Vieira se os tem no sitio só tem uma coisa a fazer... IMPOR-SE E MANDAR...se o Jesus não muda, muda o Benfica...ou o jesus muda e faz pelo Benfica o que tem que ser feito, que é aproveitar o melhor plantel desde háu largos anos, ou então RUA COM ELE!!!

    ResponderEliminar
  5. Gente o Aimar saiu por estar magoado! Acabem com os fatalismos! O sistema é tão mau tão mau mas serviu para ser campeão e para lutar até à última o ano passado em todas as provas...não me parece que seja culpa do JJ com o sistema ou escolha de jogadores, apenas falta alguém que saiba lidar com a questão psicológica do jogo...E obviamente falta começar uma época com os jogadores, o Cardozo não estava, o Witsel chegou tarde o Maxi teve de descansar, Luisão castigado, 4 jogadores importantíssimos para o 11...

    Pedro Robalo

    ResponderEliminar
  6. As nossas desculpas são as mesmas que o Fóculporto tem para apresentar. Veremos se o resultado é o mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Este é um jogo para a equipa analisar muito bem e para não esquecer, pois uma equipa como o Benfica, não pode em caso algum, frente a um adversário deste nível, deixar fugir um jogo que estava ganho e isso é preocupante.
    Para os que só gostam de jogadores que corram muito e que são críticos ferozes de Cardozo, aqui está a resposta, com metade das bolas que teve Jara, o Tacuara espetaria uma lá dentro, porque gostem ou não ele é goleador e o resto são balelas.
    Alguém está a ver o Porto a desperdiçar uma vantagem de 2 golos? Eu não.
    Contudo, esta é só a 1ª jornada e a equipa tem de se unir e tomar consciência que isto não pode acontecer e partir para a luta pelo título com mais actos e menos palavras, porque tem valor para ser muito digna nessa luta.
    Não embarco em criticar tudo e todos na hora da derrota, como também não entro em euforias desmedidas quando se vencem uns quantos jogos e é esse constante mudar de humor de muitos adeptos, uma das causas para tantos insucessos nos últimos anos, é que mais depressa batem e esfolam do que apoiam a equipa nas horas más, porque quando se vence tudo está bem e o Benfica não precisa da mesma força do que quando não ganha.
    A melhor resposta que os adeptos poderiam dar, era encher a Luz contra o Feirense, mostrando que nos maus momentos está com a equipa, sem assobios e com muito apoio, mas isto é umautopia no seio do universo dos adeptos do clube.

    ResponderEliminar
  8. É óbvio que é uma utopia. O futebol está caro, ir ao futebol não é para todos. Eu sou sócio, moro em Leça do Balio, vou ver jogos quando posso, sacrifico vida pessoal e dinheiro para lá ir e espera-me o quê??

    Não quero ter a veleidade de ver a equipa ganhar todos os jogos. Mas que mostre seriedade e trabalho. Que não mostre a incompetência que mostrou ontem.

    ResponderEliminar
  9. Venda-se o Javi Garcia! Parece-me que é a única forma de JJ aprender que uma equipa não pode jogar só com um gajo defensivo, por muito bom que o seja! Para jogar em casa com mijas na escada ainda vá lá, agora fora até com um recém-promovido nem se conseguiu dominar o jogo.

    ResponderEliminar