quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O "problema" Capdevila

O problema Capdevila não existe! Primeiro, porque o jornal Record, no seu habitual picanço, publicou na capa de ontem que Capdevila ficou de fora da Champions, sendo desde logo uma grande mentira, pois o Benfica ainda não se qualificou para a Champions, e até 24 horas antes da pré-eliminatória a lista ainda pode ser alterada. Sendo que se o Benfica entrar na Champions, aí sim a lista será definitiva para os seis jogos da fase de grupos, o que esperemos que venha a acontecer. É impressionante como se levantou logo um sururu na blogoesfera, caindo na esparrela do jornal Record e questionando a decisão de Jorge Jesus. Posso já ter questionado muita coisa ao JJ mas esta decisão respeito-a e compreendo-a. Se calhar muitos blogers acham que um jogador que jogou apenas 45 minutos pelo nosso clube esteja já em condições de substituir um Emerson com outra preparação física e entrosamento com a equipa, ou então estão presentes diariamente no campo de treinos para saberem como ele se treina ou evoluiu? Ou se calhar, nesta fase acham melhor tirar outro estrangeiro, sei lá o Jardel e ficar no banco apenas um defesa central que regressou de uma lesão recente (Miguel V.)?
Não se preocupem, se não houver uma desgraça e se o Capdevila não se lesionar gravemente, fará parte da lista definitiva da Champions!

O "problema" Capdevila é outro, é que é estrangeiro. É que com as novas regras da UEFA qualquer clube tem de apresentar na lista A 4 jogadores formados no clube e 4 jogadores formados no país da Associação respectiva. A lista B não tem limites e pode-se apresentar jogadores com idade inferior a 21 anos que tenham estado no clube dois anos (casos do David Simão e dos juniores inscritos). Se o requisito dos 4 + 4 jogadores referidos não for preenchido, o clube perde o direito a inscrever jogadores estrangeiros nessas respectivas vagas. Como apenas o Miguel Vitor preenche o requisito de ser um jogador formado no clube, ficaram 3 vagas por preencher, o clube apenas inscreveu na lista A 22 jogadores, sendo que nos outros restantes 4 jogadores formados em Portugal o Benfica tem o Eduardo, Ruben Amorim, Fábio Faria e o Carlos Martins. Aqui é que eu torço o nariz à política de contratações do Benfica que tem de reduzir drasticamente a aquisição de jogadores estrangeiros, independentemente da sua idade, valor ou potencial, e direccionar mais atenção para a sua formação e para os jogadores portugueses de qualidade (são poucos mas sempre existiram), sob pena de qualquer dia não poder apresentar uma equipa equilibrada nas competições europeias. Compreende-se, assim, a aquisição de Eduardo ou a troca ventilada de Cardozo por Hugo Almeida. Se bem que neste último caso não trocaria este negócio pela manutenção de um internacional português, falo da possível saída do Carlos Martins que acho um perfeito disparate! E não sei se já perceberam mas com este figurino Fábio Faria terá de se manter sempre nesta lista. O Miguel Vítor se calhar nem estará em condições de fazer a pré-eliminatória mas foi inscrito na mesma pois não há mais opções e é indiferente. Percebem agora o verdadeiro problema?

Aqui têm o link da lista da pré-eliminatória para elucidar melhor.

5 comentários:

  1. o Miguel vitor conta tambem como formado em portugal

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Eagle84.

    Quando vi o titulo assustei-me e pensei que fosse mais um dos 'que cairam na esparrela' pois as aspas estão na palavra errada.

    'problema' Capdevila

    ResponderEliminar
  3. Um erro de raciocínio, se o M.Vitor não fosse inscrito não tinha de sair nenhum estrangeiro, apenas não podias colocar ninguém nessa vaga.

    ResponderEliminar
  4. Caros Carlos Alberto e Miccoli_30, os vossos reparos já foram introduzidos no respectivo post.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não és nada tendencioso, ao "sugerires" que para a entrada do Cap, a saída seria do jardel (logo este fds em que é titular), para que se torne ridícula a hipótese do espanhol ser convocado.
    Porque não experimentas fazer esse mesmo exercício retirando o Bruno César da convocatória?
    Pois, assim até daria jeito o Cap na concovatória. Eu quero ver como o JJ arranja a defesa no jogo de hoje se acontece alguma coisa ao Emerson (espero bem que não).

    ResponderEliminar