sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Uma Liga desnivelada

Arranca hoje uma nova edição da Liga Portuguesa e acredito que o nosso clube está mais forte. O Benfica tem, talvez, desde o último campeonato ganho pelo Toni, o plantel mais forte e equilibrado de sempre. Mesmo comparando, sector a sector, com a equipa campeã de há dois anos, podemos não ter o melhor onze base mas temos claramente mais opções de qualidade e maior variabilidade táctica. Não creio é que tenhamos o mesmo élan e motivação que tínhamos há duas épocas. Digo isto pois por aquilo que já vi em pleno estádio e pelo que se lê pela blogoesfera, a tolerância dos adeptos com o Jorge Jesus começa a parecer a dos lagartos com o Paulo Bento, o que só prejudica o clube, mas nada como um excelente arranque para inverter a situação.

Quanto ao Porto, não saindo nenhuma "truta", mantém um plantel de muita qualidade com uma estrutura sempre forte, dentro e fora de campo, e na minha opinião, com dois desequilibradores de um calibre que mais nenhum clube português tem (Hulk e Falcão). Vitor Pereira não é Villas Boas e repetir a época passada será quase um milagre, mas não esquecendo os "empurrões" que aparecem em momentos cirúrgicos, o Porto parte como favorito na conquista deste campeonato.

Relativamente ao Sporting, ainda não tem as mesmas armas que os seus dois rivais mas reforçou-se com critério e fará melhor do que nas duas últimas épocas, certamente. O seu principal reforço foi sem dúvida o Domingos, dará mais equilíbrio táctico e motivação a uma equipa que viveu completamente desorientada nos últimos tempos. Se entrar forte nas primeiras jornadas, pode bem vir a ser aquela equipa "chatinha" que não descola como o Braga de há duas épocas.

Quanto às restantes equipas, pondo o Braga à parte, esta Liga Portuguesa está, por força do desequilíbrio financeiro existente entre os grandes e as restantes equipas, cada vez mais desnivelada em termos competitivos e financeiros. Poucas equipas podem fazer frente aos grandes, jogando contra eles, exceptuando o Braga, Guimarães, Nacional e um sempre aguerrido Paços de Ferreira, pelo menos no seu campo (tristemente, o meu Marítimo está cada vez pior). Infelizmente é o campeonato que temos e acredito que se houvesse mais equilíbrio competitivo e financeiro, sem tantos empréstimos e dependências de outros, o efeito do "Sistema" seria claramente minorado.

Por isso é que é muito importante entrarmos hoje a ganhar, e acabar com a malapata que dura há seis anos, com uma entrada em força.
Já sabemos que quem entra sempre forte nas primeiras jornadas é o "Sistema".

4 comentários:

  1. Eagle e possivel partilhares no face a nova pagina do facebook que eu criei em relaçao ao preço dos bilhetes?


    http://www.facebook.com/#!/pages/N%C3%A3o-ao-pre%C3%A7o-exessivo-dos-bilhetes-para-os-de-jogos-de-futebol/100393003396601

    By:Gonçalo Pereira

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo, já partilhei na página Benfiquistas desde pequeninos no Facebook.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o post. A última frase é excelente, não há dúvida que o sistema entra sempre "bem".
    Estou em crer que ainda sairão jogadores do porto.

    ResponderEliminar
  4. patriarca disse:

    O Desnivelamento da liga portuguesa tem mais a ver com o o Critério seguinte e instituido pelo Sistema Mafioso Corrupto:
    Por um lado os honens do Sistema USAM o Apito de Plástico, que é levezinho.
    Por outro lado fazem USO do Apito de OURO, que é mais pesado e como também é mais caro, obrigam os outros e especialmente o Benfica a SUBJUGAR-SE A ELE.

    Daqui a DUAS Horas vamos ver o APITO UTILIZADO pelo Sistema Mafioso Corrupto.

    ResponderEliminar