quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Esclarecedor? Espero que não...

Nos últimos 3 jogos e em especial ontem à noite, vivemos um tenebroso regresso ao passado, por momentos dei por mim a ver, no nosso banco, Quique Flores, Paulo Autuori e outros mais que marcaram uma época negra do Benfica. Com excepção dos intérpretes, os ingredientes estavam lá todos, passividade, insolência, pouca competitividade, péssimo espectáculo, assobios nas bancadas, etc…

Ontem, com excepção do resultado, que serve os objectivos da equipa, tudo o resto foi mau. 90 minutos desesperantes e declarações de Miguel Vitor e Raul José a roçarem o ridículo e a funcionarem como a cereja em cima de um bolo já de si muito indigesto.

Ao intervalo, a dúvida que pairava na minha mente e na de muitos Benfiquistas (penso eu) era – podemos mas não queremos ou queremos e não podemos? – a resposta ainda não é clara mas tende para o pior cenário uma vez que não se trata de um jogo mas sim de um ciclo de jogos que, felizmente, os resultados têm encoberto.

Não sou o mestre da táctica, muito menos um catedrático de futebol, ainda assim permito-me a elencar os pecados efectuados no jogo de ontem:
1º - O Benfica, com sucesso na presente temporada em função dos erros cometidos na época transacta e dada a contratação de um jogador como Witsel, tem abordado os jogos teoricamente mais complicados num 4-2-3-1 (ou um 4-3-3 com variações), onde Aimar, jogando nas costas do ponta de lança, junta-se aos médios (criando supremacia nessa zona do terreno), organizando e municiando uns alas muito dinâmicos. Pensei que o nosso treinador tinha aprendido mas parece-me que não é bem assim. Ontem, ao jeito de Quique Flores, baixamos as linhas e pusemos Aimar a jogar a avançado ao lado de Rodrigo criando um fosso entre o meio campo e o ataque (sem qualquer ligação) com a agravante (também muito usual em Quique) que os alas/extremos pareciam uns matrecos de tão amarrados à posição. Assim é natural que o jogo seja um autêntico bocejo;

2º - Substituições. Inacreditáveis, na forma, timming, nas escolhas. Simplesmente horrível, fiquei com a sensação que se tivéssemos 3 lesões, o Luís Martins, o Gaitan e o Aimar seriam sempre substituídos mantendo-se os lesionados em campo. Se estávamos moribundos, com as opções tomadas desligamos a máquina;

3º - Matic. Dizem que está a melhorar, até é possível, mas defender com os olhos é complicado e, nos golos do Olhanense e Basileia, foi isso que aconteceu. Que saudades de Javi e de Ruben Amorim e, já agora, de Airton.

Ainda assim, se há jogos em que nos é permitido errar em termos de resultado, ontem foi um desses. O resultado não belisca as nossas aspirações na prova, apenas poderá condicionar-nos a abordagem aos próximos jogos, e espero que acorde a equipa para os erros que está a cometer. Para mim, fica a pergunta no ar – Será que foi a má estratégia/táctica que condicionou os jogadores ou terá sido a condição física da equipa que acentuou os erros tácticos/estratégicos cometidos? – Qualquer das respostas não me descansa.

10 comentários:

  1. Meu caro, Também eu saí ontem preocupado do Estádio da Luz, não pelo resultado, até porque em termos meramente desportivos e tendo em conta o objectivo do apuramento, não sendo excelente não foi negativo e deixa o Benfica a depender apenas de si, mas sim pela incapacidade que em muitos momentos do jogo a equipa demonstrou, até porque ao contrário do que alguns dizem, acho este Basileia uma equipa banal e não tenho dúvidas que um outro Benfica, ganharia facilmente.
    Preocupado tal como tu, porque essa incapacidade também não me parece ser de agora, desde o jogo de Aveiro que me parece ver um Benfica em quebra, oxalá esteja enganado agora que se avizinha um ciclo que poderá decidir toda uma época.

    ResponderEliminar
  2. A calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós...

    ResponderEliminar
  3. Lembra-se do seu post sobre a expulsão do JJ...em que dizia que havia expulsões menos más????

    A resposta foi dada ontem....ter o comandante no hotel, e a equipa no estadio, nunca deu grandes frutos.

    ResponderEliminar
  4. Discordo por completo com o ponto nº 1...o aimar jogou no meio campo todo...até nas alas ele apareceu! não prestaste atenção suficiente...e até quando vamos desculpar os erros do Maxi Pereira, sim eu gosto muito da garra ofensiva dele...mas sempre que estamos em vantagem ele descansa...fica parado e sofremos golos atrás de golos porque ele ficou nas covas, depois o luisão tem de vir compensar,o garay compensa o luisão e o pobre coitado do trinco(javi ou matic) tem de marcar dois ou três jogadores e ouvir críticas porque não marcou o jogador que recebeu a bola...

    Pedro Robalo

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo aquilo que disse menos na parte em que fala do Matic, comparado-o entre outros ao Airton o que não acho correcto. É certo que a falhou na marcação ao suiço mas antes disso errou o Maxi, aliás o Maxi tem errado bastante e para falar a verdade acho que precisamos de 2 laterais (emerson não me convence, mais capdevilla era o que devia acontecer) podemos gostar do Maxi porque é raçudo e corre, corre e corre o jogo todo e ataca mas de vez em quando o cérebro pára (ultimo minuto do jogo com o olhanense) e ontem a primeira falha foi dele, para além dos cruzamentos dele que não tirou um de jeito, quando o lado direito dos suiços era nitidamente o mais fraco e onde ele teve quase sempre via aberta!
    Concordo com o Pedro Robalo, até quando vamos desculpar os erros do Maxi?
    Continuando no Matic, existe uma diferença que se nota bastante no jogo do Benfica, quando joga o Javi ou o Matic, o Matic consegue sair a jogar porque tem qualidade de passe o Javi nem por isso e isso notasse bastante na saída para o ataque do Benfica.
    O jogo de ontem não me agradou como os últimos também não, ainda não chegamos ao Natal e a equipa esta assim?!
    O ótario do treinador adjunto devia ser proibido de falar. Vir dizer que o empate em casa com o basileia é bom porque são uma equipa boa é gozar connosco, ainda para mais porque logo a seguir diz que vamos a old trafford para ganhar!! Se não houve capacidade para ganhar em casa ao todo o poderoso basileia, vamos ganhar a manchester?
    Gostei da confiança dele e só por isso vou apostar 10€ no Benfica em manchester!

    AMO-TE BENFICA!
    Rui Dias

    ResponderEliminar
  6. Jorge Russo, esse post não foi do TC, foi meu... Não discordando que um treinador faz sempre falta no banco, recordo que, contra o Olhanense, um jogo parecido com o de ontem, o JJ estava lá...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Sobre o Matic é de rir. Compará-lo com o Airton é brincadeira. Não tem as ganas do Javi, por isso é seu suplente. Tecnicamente dá 10 a zero ao espanhol. Mas quando marcamos em cima um jogador ainda antes de iniciada a partida é difícil sermos justos na sua avaliação :).
    As substituições falhou apenas a segunda. A primeira é dos livros, jogador novo sem ritmo dura uma hora e têm de ser substituído. A segunda foi ao lado, Gaitan e Bruno Cesar deveriam ter sido os eleitos, a ser Aimar só poderia entrar Saviola. Tudo o resto é de somenos. O ano passado com um grupo bem mais simpático nunca fomos na frente e acabámos a fazer contas para irmos à na Liga Europa. O campeonato já estava perdido e com cinco na pá no covil dos corruptos. Com o post destes quem diria.

    ResponderEliminar
  9. o Matic faz-me lembrar uma Girafa numa loja de porcelana....

    ResponderEliminar
  10. O Aimar foi substituído não só para o poupar para Braga mas também e principalmente porque tinha já um amarelo e estava a cometer muitas faltas. Não é preciso ser treinador encartado para perceber...
    O Benfica dá prioridade ao campeonato. Parece que há ainda muita gente que não percebeu...

    ResponderEliminar