terça-feira, 13 de março de 2012

A Maioria Falaciosa

A coberto de uma particular noção de democracia que prevalece no futebol, foi aprovado um estapafúrdio alargamento da 1ª Liga que implica que não haja descidas esta época, alterando as regras quase no fim do jogo. Sem comentários.

A mim o que me preocupa e muito é a questão agora insistentemente levantada dos direitos televisivos.

O que querem o Fiúza e seus pares:

- Negociação conjunta dos direitos televisivos pela Liga

- Redistribuição dos valores de forma a que os clubes pequenos tenham uma fatia maior do que a que têm hoje.

Isto não tem pés nem cabeça mas há o risco real de acontecer.

E não tem pés nem cabeça poquê?

1 - A Lógica Democrática

Pretender que é democrático que todos os clubes tenham um voto nestas decisões é uma falácia. Seria o mesmo que nas eleições para a AR Lisboa elegesse o mesmo número de deputados que Portalegre, ou o Corvo.

Os clubes deveriam ter um número de votos proporcional à sua dimensão, que só pode ser medida de uma única forma - pelo número de sócios.

Isso sim seria democracia. O princípio da mesma é "um homem um voto", não "um clube um voto", tenha ele 200 mil sócios ou 3 mil.

2 - A Lógica de Mercado

Numa negociação comercial como é a dos direitos televisivos, deverá sempre receber mais quem gera maior volume de negócio.

Se quantificarmos as assistências em cada campo do país, e ainda as assistências que cada clube gera na condição de visitante, não restam dúvidas - o Benfica é de longe a marca mais apetecida neste negócio. Eu diria mais - sem nós não há negócio.

Pretender que um qualquer clube sem expressão nem adeptos deve receber uma fatia maior do que a sua real dimensão só porque existe é um absurdo.

Estamos portanto perante um caso raro em que a lógica da democracia e a lógica de mercado apontam uma mesma conclusão.

O Benfica deve ser intransigente na defesa dos seus direitos neste particular, e confio que o será.

Porque eu estou mesmo a ver de onde isto nasce. A empresa oliveirinha, não tendo conseguido obter os direitos dos nossos jogos a qualquer preço, lança este movimento como ameaça directa ao Benfica, criando uma pressão externa para nos levar a aceitar a sua proposta "antes que aconteça algo ainda pior" - que seria a aprovação pela liga das ideias paridas pelo fiúza.

Temos de gerir este tema com firmeza e com muito cuidado. Porque temos uma força do nosso lado - não acredito que nos possam obrigar a aceitar um acordo contra vontade, e sem nós os direitos televisivos globais da Liga valem metade.

1 comentário:

  1. Correcto.

    Alargamentos para 18 e negociação conjunta dos direito tv, é mais uma manobra.

    Aqui eu tb informo:

    http://aminhachama.blogspot.com/2012/03/revisao-da-materia-dada.html

    ResponderEliminar