quinta-feira, 29 de março de 2012

O passo maior que a perna

Tenho evitado escrever sobre o Emerson, mas hoje vou fazê-lo.

A minha análise é a seguinte. Quando Emerson chegou, pareceu-me um jogador seguro e com qualidade a defender, mas absolutamente incapaz de atacar. Inteligentemente, também não o tentava - raramente passava a linha de meio campo. Mas quando era preciso travar o adbersário, estava lá. Não era excepcional, mas era bom.

O que se passa depois? Seguramente por indicações do treinador, Emerson começa progressivamente a integrar-se em acções atacantes. É um facto que é isto que fazem os laterais modernos, era isto que fazia Coentrão, mas cada um tem as suas limitações. Emerson não sabe atacar. O próprio reconhecerá esta sua característica, mas o treinador, teimosamente, teima em ignorar isto.

As consequências estão à vista. A atacar, Emerson destrói e atrapalha mais do que ajuda. Perde muito a bola, não tem capacidade de drible nem de explosão, falha passes infantilmente, emperrando constantemente o nosso jogo de ataque. E. claro, sendo lento, depois de uma perca de bola não consegue recuperar, e permite contra ataques perigosos do adversário.

Ou seja, por teimosia, perdeu-se um jogador que até cumpria na sua função de defender, não era brilhante mas cumpria, e temos agora um jogador que nada faz - não ataca porque não sabe, não defende proque frequentemente não está na sua posição por estar... a atacar.

Reconhecer isto e corrigir a situação, confinando Emerson a funções estritamente defensivas, é para mim a única opção inteligente e que defende o jogador e, mais importante, defende e tranquliza a equipa.

7 comentários:

  1. Olha meu caro, a questão do Emerson é muito simples, não tem categoria nenhuma e nada mais ahá para dizer.

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% com analise é mesmo isso.

    Ainda se pode acrescentar ai a saída de Garay, para tapar as pequenas falhas que poderia ter.

    Com Garay o golo do Chelsea nunca acontecia, pois Emerson falha e depois falha Jardel.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser a primeira analise sobre o Emerson que concordo plenamente!!!!

    ResponderEliminar
  4. logo no 1º. momento, se viu, que não servia para titular do SLB.
    um titular, campeão mundial e europeu, com uma ESPANHA, foi destruído no SLB, vá lá saber-se porquê....

    ou, me engano, ou esta situação vai custar a cabeça do JJ, como o pesadelo do Simão, custou a Fernendo Santos.

    se não formos campeões, claro.

    ResponderEliminar
  5. Ninguém aqui consegue fazer chegar isto à direcção do Benfica? Nomeadamente ao presidente? É que este miúdo deveria estar amanhã na tribuna presidencial do Benfica!!! Isto sim era sinal de Benfiquismo!!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=330364390355366&set=a.121490501242757.17161.120511874673953&type=1&ref=nf

    ResponderEliminar
  6. Discordo totalmente da conclusão do artigo. A ÚNICA decisão inteligente é retirar o Emerson da equipa e colocar a jogar Capdeliva! É tão óbvio que chateia.

    ResponderEliminar