terça-feira, 20 de março de 2012

Sintoma qualquer que nos congela a mente

No dia de mais um jogo frente ao fcp, dou por mim a pensar sobre as sucessivas derrotas que vamos conseguindo nestes jogos. Nos últimos anos podemos constatar uma clara hegemonia do clube nortenho nos confrontos directos, sendo que esta vantagem não se resume ao futebol, estende-se a todas as modalidades. É tão justo como infeliz dizer que, neste momento, lutamos pelo título em várias modalidades mas apenas aspiramos à conquista do título máximo em modalidades em que o fcp não participa (Futsal e Vólei). Nas restantes, invariavelmente falhamos nos momentos decisivos, principalmente se estes implicarem um confronto directo.

Podemos aventar várias razões para tamanho descalabro, sendo a arbitragem um factor que se evidencia fortemente. Situações que se prendem com critérios díspares em casos similares que muito influenciam os jogos de Basquetebol, Andebol e Hóquei, ou decisões de súbita cegueira e de critérios disciplinares que tendem a inclinar um campo de 105m x 68m têm condicionado o desempenho das nossas equipas originando derrotas sucessivas, contudo parece-me redutor restringir a análise ao desempenho da equipa de arbitragem.

A verdade é que, para além dos erros de arbitragem, as nossas equipas não conseguem obter rendimentos condizentes com a importância dos jogos. Vemos constantemente desempenhos de jogadores e treinadores abaixo do expectável e isto prende-se com a preparação dos jogos. O fcp introduziu um hábito de obrigação máxima, que os jogos frente ao Benfica são para ganhar. Estes são preparados ao milímetro quer a nível interno, como nos bastidores, enquanto nós romanticamente vamos assistindo com irritantes silêncios e posturas relaxadas face à adversidade. Isto já é cultural e tende a acentuar-se, pelo que importa reagir, antecipar e encarar os jogos com a máxima cautela.

Hoje não é só uma eliminatória para uma competição menor. Hoje é um jogo frente ao fcp que é imperativo ganhar, não só porque nos abre as portas para ganhar uma competição oficial, como interrompe um ciclo negativo de jogos. O desfecho de hoje poderá ter reflexos no que resta do campeonato, e terá consequências para a próxima época, caso percamos o jogo. Não podemos ouvir, passivamente, jogadores adversários a dizer que “começa a ser normal ganhar no Estádio da Luz”. Temos que ganhar, os jogadores têm que sentir essa obrigação. Os adeptos têm que perceber isso e apoiar. Noticias que dão uma assistência de 30.000 pessoas assustam-me, assim como os preços do bilhete para o jogo de hoje. Este foi o primeiro tiro no pé, espero que os tiros no próprio corpo cessem por aqui.

3 comentários:

  1. que falta de oportunidade para a merda deste post
    ou devo ser eu que sou maluco :)

    Força Benfica!
    e pluribus unum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando era oportuno? Amanhã; para a semana; no final da época?

      Caso não tenha percebido, o sentido do post é para alertar sobre arbitragem, postura das equipas pouco guerreira, uma critica clara ao silêncio da direcção, aos preços dos bilhetes e, acima de tudo, aos sócios que hoje optarão por ficar em casa...

      Eliminar
  2. 12,50€ para ver um SLB-FCP é muito??
    Quanto ao resto, de acordo.

    Abraço,
    Bruno Pereira

    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar