quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Bola

Para quando a minha contratação para a função de cronista do jornal "A bola"? É que isto já me começa a chatear. Será que, por não ser grande apreciador de whisky, não terei direito a uma página naquele diário desportivo?

- Cala-te Luciano que o whisky não tem nada a ver com isto, tens que saber escrever, expor ideias, fundamentá-las... Não julgues que um cronista da Bola poderá mandar atordoadas sem qualquer responsabilidade. Tu, na Bola, não terias qualquer hipótese. Por acaso achas que seria possível, de forma a fazeres valer um ponto de vista, imaginares factos? Achas que seria possível construíres uma narrativa baseada em "diz que disse" ? Estás doido! Ainda tens muito que pedalar para te tornares num Miguel Sousa Tavares pá.

- Num Miguel Sousa Tavares?

- Sim, presumo que seja ele a razão do teu aborrecimento. Já te imagino a imitares o Santana Lopes dizendo, arrastadamente, "fiquei muito aborrecido".

- Porquê o Santana Lopes?

- Parece que o Sousa Tavares não gosta dele...

- Mas há muita gente que ele não gosta! Não gosta certamente do Ricardo Araújo Pereira ou do Zé Diogo Quintela e muito menos de quem dedicou algumas horas da sua vida a identificar parágrafos inteiros de outros autores que ele "incorporou" nos seus romances...

- Mas o Miguel é especial. Lembras-te que, sobre o apito dourado, lá ia dando as suas opiniões enquanto recusava ouvir as escutas no youtube por ser "visceralmente contra elas"?

- Sim, lembro-me.

- Hoje, na Bola, deu a sua opinião desfavorável sobre o treinador de basket do Benfica. Revelou que só nos contaram uma parte da verdade, a que nos será, no seu entendimento, conveniente.

- Pois, tens razão, é esse mesmo a razão do meu aborrecimento...

- E como não poderia deixar de ser Luciano? O homem é contra as escutas mas toma por factual qualquer manipulação de imagens do porto canal. "Provocações ao público", alega ele. O público sentado no lado sem bancada do pavilhão. Que interessará ao cronista que o comportamento (qualquer que tenha sido) do treinador do Benfica tenha sido dirigido especificamente a uma pessoa presente numa zona de convites? Nada, afinal, no meio do Alentejo, onde se pode ouvir o chilrear dos pássaros, pouco interessarão esses pormenores. Pormenores como, por exemplo, o do campeonato da época passada ter sido decidido na negra e não ganho "à vontade" pelo porto. Pormenores como, por exemplo, as duas primeiras vitórias do Benfica nesta final terem sido conquistadas por margens reduzidas mas, na prática, foram-no com alguma folga pois, apenas no último minuto, foram reduzidas diferenças de mais de dez pontos. Ou ainda pormenores de cadeiras pelo ar que diz que não viu. Que não as tenha visto, até acredito, pois nem sequer viu os jogos, incluindo o 5º, conforme confessou. Julga-se, no entanto, detentor de conhecimentos suficientes para elaboração de sábia opinião. Tudo isto não seria grave, até porque o que um cronista escreve num jornal, não vincula esse jornal. É como o comportamento de adeptos que não vincula um clube. A menos, claro, se o presidente desse clube não mostrar sequer qualquer intenção de censurar tais comportamentos.

- E porque haveria de o fazer?

- Por nada... Afinal, o Benfica é visto como um inimigo pelos portistas. E contra os inimigos tudo serve: cânticos insultuosos, moedas, cadeiras, cuspidelas, manipulação de imagens, crónicas facciosas, arremesso de pedras, proenças em finais de champions, condicionamento das escolhas de seleccionadores e tudo o resto que possa servir de arma contra o Benfica... E é por isto que te digo Luciano: Não serves para cronista da Bola.

- Mas na Bola também existem cronistas benfiquistas...

- Desculpa lá Luciano, benfiquista sou eu, tu e tantos outros que amam o Benfica e defendem-no para além das suas possibilidades. É o caso da Leonor Pinhão. Outros, pelo contrário, sorriem por saberem antecipadamente que serão atacados por confessarem com quem jantaram na noite anterior.

- Referes-te ao Seara? Esse é um idiota (inútil)...

- Pois é. Também os há úteis, dão entrevistas a blogs.

- Hoje estás maldisposto. Olha que eu, enquanto Luciano Piaçaba cá do burgo, reservo o direito de ser o maldisposto mor...

- Então faz o que te direi: Envia um email ao Vítor Serpa e informa-o acerca da tua intenção de deixares de comprar a Bola!

- Oh pá... Para tal já nem é necessário má disposição...

2 comentários:

  1. Alguem viu o programa Trio de ataque hoje?lamentavel....o sr.julio machado vaz,com todo o respeito nao pode mais continuar a representar o Benfica neste programa...aquilo hoje..depois de tudo que se tem vindo a passar,colocar o Carlos Lisboa no Fundo é...olha eu nem tenho palavras suficientes pa descrever isto,um gajo desespera a serio que sim.pkp!

    ResponderEliminar
  2. Vi apenas um pouco, mas não essa parte. Do que vi, acho que, dentro do estilo dele, esteve mais ou menos bem. Calou o outro, porque não entrando na arruaça nem na critica fácil e facciosa, o outro não tem como desmontar a teia do desrespeito para com JMV.
    Mas concordo que estamos representados por gente muito mole...
    Já no tempo de A-PV me rebelei contra o facto de por umas duas ou três vezes ter colocado gente do Benfica no fundo: LFV que eu abomino, mas nunca colocaria no fundo num programa destes e alguns dos treinadores que por lá passaram, que por motivos óbvios nunca caberiam no meu fundo!

    ResponderEliminar