quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gaitán melhor que Di Maria.

Não gosto de estabelecer comparações desnecessárias e pouco proficuas, mas em virtude de ter lido algumas opiniões diferentes da minha, achei por bem expressar os meus pontos de vista.
Di Maria levou 2 anos a explodir desde que chegou ao Benfica, até à época passada não passava de um jogador egoista e confuso mas com uma grande velocidade, notava-se a espaços que havia muita técnica principalmente quando corria para o lado esquerdo, tinha e continua a ter dificuldades na finalização. Jorge Jesus conseguiu trabalhá-lo de forma a que este conseguisse ter as conhecidas arrancadas pela esquerda, ajudar a equipa defensivamente e acima de tudo ensiná-lo a libertar a bola no momento indicado. Mas isto demorou, e Di Maria pode agradecer o facto de ter tido um treinador que conseguiu exponenciar as suas qualidades, pois caso contrário poderia ter passado ao lado de uma grande carreira. Quando JJ chegou, só fazia de extremo e mal, e este ano jogou inclusivamente como segundo avançado.
Gaitán é um jogador com dias de Benfica, e nota-se que já consegue ter um entrosamento com os colegas muito satisfatório, é um jogador veloz e com técnica que pode jogar nas alas mas também consegue ganhar posições interiores com muito mais facilidade que o Di Maria, é um jogador com muita qualidade e isso vê-se na forma desassombrada com que encara o jogo. Chegou hà pouco tempo e ainda não está integrado, mas para um jogador que vem dum campeonato mais lento que se está a adaptar desta forma, quando os entendidos dizem que demoram sempre entre 6 meses a 1 ano a ambientar-se a este futebol mais veloz, as primeiras impressões são belissimas.
Agora imaginem daqui a 1 ano com o trabalho que JJ vai fazer, como será este jogador?!

6 comentários:

  1. Julgo que o Nico é mais jogador de equipa porque na Argentina jogou muito mais vezes no centro do terreno do que junto à linha. E também me parece muito mais inteligente a definir as jogadas. Falta-lhe é a explosão do Di...

    ResponderEliminar
  2. Julgo que são jogadores incomparaveis e de características que nada têm a ver um com o outro.
    Apesar de ambos serem esquerdinos, Gaitan é mais um jogador tipo Aimar de jogar pelo meio, descaindo e defenindo as jogadas ora para esquerda ora para a direita e apesar de ser rápido e forte no drible curto, não têm o pique de Di Maria, que era explosivo nas suas arrancadas e que de facto temn características de extremo puro.
    Tenho gostado de Gaitan e concordo quando dizes que ele tem apenas dias no benfica e já apresenta entrosamento. Quando melhor adaptado, com perfeito conhecimento quer dos colegas, quer do conceito de jogo que JJ implementou, será uma mais valia.
    Contudo, Di Maria só explodiu na 3ª temporada, porque apenas nesta o treinador lhe deu confiança e jogos, pois na Argentina ele já demonstrava muita categoria, basta lembrar os Jogos Olímpicos.

    ResponderEliminar
  3. Com o mesmo pique conheço mais dois jogadores no Mundo, o Robben e o Walcott, agora o facto do Gaitán não ter a mesma velocidade não significa que não possa ser extremo. Existem extremos lentos, têm é de compensar o facto de ser lentos com outras qualidades.
    Em Portugal também temos um que é uma lebre mas falta-lhe outros predicados, o Targino.
    Relativamente ao Di Maria vou escrever uma coisa e espero estar enganado, duvido muito que tenha êxito com Mourinho.

    ResponderEliminar
  4. E é preciso ver que o Di Maria veio com 19 anos...

    ResponderEliminar
  5. Nico Gaitán vê-se que é um excelente jogador, mas nunca será jogador para jogar encostado à linha, nunca. No máximo dos máximos será um interior esquerdo ou direito. Até penso que na direita renderá mais, aproveitando o excelente pé esquerdo para em vez de ir à linha interiorizar o jogo, tabelar e disparar à baliza.

    ResponderEliminar