quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A New Age...

Hoje é um dia importante na vida do nosso clube, e por mais do que uma razão...

Por um lado o resultado do jogo é por demais importante, ou não fosse a vitória vital para a passagem à fase de grupo de uma Taça UEFA, que sem ter o brilho da Champions League, não deixa de ser uma competição com prestígio, e que devemos sempre querer ganhar (desde que cá estejamos, claro está!). A fase de grupos pode ser vista com um empecilho e uma forma de gastar dinheiro em deslocações , e organizar jogos que trazem pouco retorno ao clube. Até pode ter o seu 'q' de verdade; mas o Benfica joga sempre para vencer, e numa fase tão importante para a vida do nosso clube, uma boa campanha europeia, mais do que receitas imediatas traz aumento de capital de prestígio e financeiro a médio-longo prazo...algo que andámos a desbaratar durante alguns anos, e que agora nos faz tanta falta...

Mas o dia/noite fica marcado por outro acontecimento importante e que pode criar uma nova era no Benfica e por arrasto, no desporto em Portugal. Falo da Benfica TV, e da sua primeira transmissão que se irá realizar por ocasião do Benfica-Nápoles desta noite. Não sendo um projecto pioneiro no Mundo do Futebol, é-o no país Portugal do futebol. Pela primeira vez, um clube português apresenta e arranca com um projecto desta índole e desta dimensão. Se a criação de um canal de tv, é uma forma de comunicação nova do clube, esta mesmo potencia a dita comunicação e abre novas vias à criação de receitas que até hoje seriam de algum modo impensáveis.

O negócio dos direitos de transmissão dos jogos do Clube, é uma grande negociata que a Olivedesportos fez e que nos tem prejudicado ao longo dos últimos anos, porque tem hipotecado possíveis receitas que a partir de agora (não para já, porque o negócio com a Olivedesportos só termina em 2010 ou 2011), se pode transformar por completo; o clube vai poder gerir melhor a situação e daí tirar fortes dividendos e receitas mais elevadas, potenciando assim um veículo de comunicação muito potente. E o facto de o canal Benfica, para já ser apenas transmitido na plataforma MEO, parece-me uma óptima parceria, nem que seja porque assim aguça o apetite de quem quer seguir as emissões que hoje começam. Antes de saber desta parceria, já era cliente MEO; mas se não fosse provavelmente mudaria...assim como muito amigos benfiquistas com quem já falei e que já o fizeram ou estão seriamente a pensar nisso.

Só espero é que o projecto esteja solidificado e tenha vindo para ficar; acredito que sim, pela 'doença' de que padeço como também porque em termos financeiros, estas últimas direcções têm trabalhado bem (o que não é a mesma coisa que trabalhar bem no campo desportivo) e têm apresentado bons projectos com estabilidade.

Eu vou ao Estádio (como sempre), mas vou deixar a bola a gravar para não perder um momento histórico.

11 comentários:

  1. Não deixa de ser engraçado que, pela primeira vez, vou ao estádio com vontade e curiosidade de ver o jogo na tv.

    Desde que não ponham o speaker da Luz a fazer a narração dos jogos na tv.....

    ResponderEliminar
  2. Parece que o contrato com a Olivedesportos só termina em 2013. Mas não nos iludamos, contrariamente ao que a maior parte das pessoas afirma, a Benfica TV não será boa por passarmos a ter as transmissões televisivas.
    Será boa, porque provocará uma guerra entre operadores e, dessa forma, a olivedesportos terá que pagar mais.
    Não deve ser por acaso que o Joaquim Oliveira tem sido visto tão ao lado do LFV como, por exemplo, na viagem a Nápoles.

    ResponderEliminar
  3. Eagle84: Também eu estou com curiosidade e quero deixar a emissão toda a gravar. Será o José Carlos Soares quem vai narrar o jogo o que não me entusiasma muito...

    ResponderEliminar
  4. Se for o JC Soares e o Toni os dois na mesma 'cabine' a comentar a bola, ficaremos certamente com a maior concentração de fanatismo benfiquista por metro quadrado...

    E como devem jantar primeiro, vamos a ver como se portam estes dois juntos...

    Tb por aqui, a minha curiosidade na emissão está em alta!!!

    ResponderEliminar
  5. Um dia daqui a muitos anos, esperemos que venham à baila os pormenores da forma como os irmãos Oliveira chegaram onde chegaram hoje, sendo meros intermediários de conteúdos televisívos e patrocínios.

    Na prática, eles usaram a sua liquidez financeira acenando com contratos plurianuais e adiantando dinheiro aos presidentes dos clubes para financiar contratações.

    Com esta medida ficaram com muitas pessoas na mão, servindo quase de bancos para os clubes o que lhes conferiu um poder enorme.

    Como conclusão do trabalho da Olivedesportos ao fim destes 20 anos verificamos o seguinte: Os clubes portugueses recebem proporcionalmente menos face aos clubes dos outros campeonatos europeus (tendo em conta a proporcionalidade da população e audiências) e o manos Oliveiras estão multimilionários.

    Um excelente negócio sem dúvida.

    ResponderEliminar
  6. Sem querer defender essa gente, penso que também temos que ver que a proporcionalidade que falas, particularmente, ao nível das audiências, deve ser, no nosso caso, mentirosa. Tens um grande clube com enormes audiências, o Benfica, dois clubes médios com boas audiências e o resto é um zero...

    ResponderEliminar
  7. Um exemplo:

    Real Madrid - Betis Miércoles 15;3.428.000; 29.6%

    A Media Pro espanhola comprou recentemente os direitos do Real Madrid: 1100 M Euros por 7 épocas!!! Ou seja mais de 150/época.

    Em Itália os grandes clubes recebem todos + de 100 M € /época.

    A Olivedesportos paga-nos 7,5 M Euros. A disparidade é tão grande que os números falam por si.

    ResponderEliminar
  8. Não estava a comparar o Benfica com o Real Madrid, aí já sabemos que a desproporção é gritante e que somos muito prejudicados.
    Referia-me aos clubes pequenos e, em particular, aqueles que ficam a meio da tabela. Por exemplo, qual é que será a audiência de um Valência-Corunha e a de um Braga-Marítimo?

    ResponderEliminar
  9. Atlético Bilbau
    "El Athletic ya tiene un nuevo contrato de televisión. El club rojiblanco y Mediapro, una de las productoras incluidas en el accionariado del canal de televisión La Sexta, han firmado un trato por espacio de cinco temporadas, hasta el 30 de junio de 2011, que aportará a las arcas del club 17 millones de euros anuales."

    Bétis Sevilha
    "El Betis, según fuentes del propio club, está muy cerca de vender sus derechos televisivos a Mediapro por 134 millones de euros para las próximas cinco temporadas" (26,8/ano)"

    Racing Santander
    "El acuerdo con esta plataforma permitirá al club cántabro asegurarse unos importantes ingresos durante los próximos cinco años -el contrato expira el 30 de junio de 2011-, en concreto, el Racing podría percibir 11 millones en cada una de las temporadas incluidas en el acuerdo."

    Valencia
    "El Valencia recibirá unos 90 millones de euros por sus derechos televisivos de las próximas tres temporadas, hasta 2009"

    Corunha

    "..., Lendoiro llegó a un acuerdo con Mediapro, propietaria de laSexta, para vender los derechos televisivos del club blanquiazul a partir de 2009, cuando acaba el actual compromiso con Sogecable. El nuevo contrato es por más de tres temporadas con un montante de unos 20 millones de euros por cada una, una parte de los cuales, dicen, podría recibir por adelantado."

    Este é uma pequena amostra.
    Elucidativo, no mínimo.

    Na melhor das hipóteses (e estou a ser muito optimista) recebemos tanto como o pior ou os dois piores clubes de Espanha.

    ResponderEliminar
  10. A minha ideia não era aqui comparar preços das transmissões, mas apenas assinalar um importante (novo) passo do nosso clube numa direcção até agora não explorada...

    Refira-se que a existência do canal Benfica não invalida que a Olivedesportos não faça novo contrato com o Benfica...ou seja: qnd este contrato terminar, mesmo que a Benfica TV não existisse, o clube poderia negociar as transmissões com quem quisesse...

    O Real Madrid ou o Barça não dão (em directo) os seus jogos, nem o Inter, Man. Utd ou Chelsea (que até bloqueiam a emissão, pondo o som sem imagem dos jogos em directo), transmitindo-os apenas em diferido...

    Ando há um mês nisto com a MEO...

    ResponderEliminar
  11. Sim, claro... e recebemos menos de um quinto do dinheiro que o último classificado da premier league recebe... Volto a frisar, sem defender aquela gente, estes valores também se devem ao país que temos.

    ResponderEliminar