terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Top Ten Salários

A propósito da lista do top ten dos jogadores mais bem pagos na última época, gostaria de deixar aqui duas ou três observações.

A primeira é que, infelizmente, a par do Postiga, se há jogadores que, friso, considerando o rendimento desportivo dessa época, não merecem estar nesta lista são os jogadores do Benfica. Se no caso do Nuno Gomes os valores já eram mais ou menos conhecidos, em relação ao Katsouranis fiquei um pouco surpreso.

Não ponho em causa o valor do jogadores. Ao contrário de muita gente, aprecio o grego pela sua polivalência e cultura táctica, trata-se de um jogador internacional e campeão europeu, logo, faz sentido fazer-se pagar caro. O estranho agora é não perceber a insistência que fez para sair, se calhar não conseguia ganhar na Grécia o que ganha aqui (já está a caminho dos 30). Mas o mais estranho ainda e, crendo que estes dados são fiáveis (não tenho razões para pensar o contrário), é perceber onde encaixa o Luisão na nossa folha salarial. Sempre ouvi falar que era dos jogadores mais bem pagos no nosso plantel, a par do Nuno Gomes. Não ganha mais de um milhão por época!? Fará sentido um internacional canarinho, com carisma no nosso clube, com bastantes pretendentes no mercado e sub-capitão do nosso clube ganhar menos que o Katso? Acho que não.

Quanto ao Nuno Gomes, tinha qualidade para ter dado mais ao nosso clube, não fossem as inúmeras "pequenas" lesões que teve ao longo das épocas seguintes ao seu regresso de Itália. Apesar de ser um bom profissional e "emprestar" alguma mística e bom ambiente ao balneário, nunca tivemos o devido retorno desportivo em relação ao investimento que representa na nossa folha salarial, não sabendo até que ponto por causa dele não tivemos outro "Simão" ou outra "truta".

Mais uma pequena nota, olhando para esta lista, com a venda do Quaresma e, principalmente, com o "despachar" do Postiga para o Sporting, percebe-se onde é que o Porto foi buscar dinheiro para o salário do Rodriguez.

Para esta época o top ten vai ser diferente mas o meu desejo é outro. Que na próxima época 2009/2010 façam parte desta lista o Reyes e o Suazo, saindo o Nuno Gomes dela (isto não quer dizer que seja contra a renovação com o nosso capitão).

8 comentários:

  1. Lá está porque é que eu sou tão crítico em relação ao Nuno Gomes... Claramente, rendimento muito abaixo do custo!

    ResponderEliminar
  2. epa, eu nao sou propriamente grande fã do nuno gomes e tb desespero (e muito) com certos falhanços à boca da baliza mas.. nao é verdade que qualquer ponta-de-lança no benfica rende muito mais quando o tem a ele como companheiro de ataque? nao é verdade que ele é dos jogadores que mais catapulta a equipa e "abana com ela" e mais sente a camisola que veste? nao é verdade que tb ele proprio rende e marca mais quando nao joga sozinho, perdido, la na frente?

    e isto já para nao falar que, se nao fosse ele, muitas das vezes "nao havia" a equipa a agradecer a presença dos adeptos nos estádios por esse país fora.
    nao raras vezes vemos os jogadores a dirigirem-se para as cabinas e é ele quem os "vai buscar" para o agradecimento a quem os acompanha.
    e isto nao é de agora que ele é o capitao, já uns bons anos que isto acontece.

    e agora, corrijam-me se eu estiver enganado:
    o nuno gomes rendeu ao benfica, após o euro2000, cerca de 4 milhoes de contos (20 milhoes de euros) - mais ainda do que o "grande goleador" jardel.

    corrijam-me novamente se eu estiver enganado:
    o nuno gomes, regressou ao benfica a custo zero, quando a fiorentina faliu e com outras propostas internacionais na mao (e nao estou a dizer que eram melhores que a proposta do benfica).

    digam-me lá entao, "rendimento abaixo do custo"?

    ResponderEliminar
  3. No caso do Nuno Gomes, tratando-se de um ponta de lança ou de um segundo avançado, um exemplo de rendimento abaixo de custo é marcar menos de dez golos por época no campeonato. Só por uma vez isso não aconteceu, numa época em que ele mostrou o verdadeiro Nuno Gomes, foi no ano do Koeman e mesmo assim viria a lesionar-se no fim do campeonato. Outro exemplo de rendimento abaixo de custo é a elevadíssima indisponibilidade física que ele demonstrou ao longo destas épocas. Raramente fez uma pré-época em condições.

    Quanto ao $$$, até hoje não se sabe onde que foi parar a totalidade dessa venda do N. Gomes, muito por culpa do vigarista que cá tínhamos. Já vai na 7a época e em salários já lá vai mais de 20 milhões, porque segundo consta o salário dele já foi superior e tem vindo a decrescer.

    ResponderEliminar
  4. Ele há coisas....
    Sai um "top ten" e fala-se apenas do 21.
    Não creio que os rendimentos (€€) Nuno devam ser julgados apenas pelos golos que (não) marca. Como disse, e bem, o monndog, o Nuno é um simbolo, uma identidade, a mistica que andou perdida. Aos comentários do moondog acrescento ainda que a substituição do 21 tornou-se habitual e não é por isso que o vemos fazer má cara, deixar de cumprimentar o treinador ou ter outra qualquer reacção menos propria. Pelo contrário, é o primeiro a estar junto dos colegas, para o que der e vier. Quanto aos salários, e julgo que esta é a visão da SAD, a questão deve ser vista como um todo. As unicas preocupações devem assentar no equilibrio financeiro e evitar grandes assimetrias dentro do plantel (o que não aconteceu com o Leo). Na era "vieira" o saldo é positivo, a capacidade crediticia / negocial voltou e agora apenas temos que sustentar este projecto e acreditar até ao fim. Tudo o resto são conjecturas.

    ResponderEliminar
  5. Dizem que o Nuno Gomes é avançado???
    Não sabe colocar uma bola longa, não sabe fazer um cruzamanto, não sabe fintar um adversário, não sabe rematar pois cada vez que tenta cai e culpa a relva, não sabe rematar de cabeça.
    Sabe rir e dar autógrafos, sabe sim senhor, mas para isso pomos lá a Cláudia Vieira que é bem melhor do que ele.
    Numa palavra Marketing puro.
    Mas é assim neste País mais vale caír em graça que ser engraçado!!

    ResponderEliminar
  6. O Nuno Gomes é o melhor marcador português em actividade !!

    ResponderEliminar
  7. Eu quero é golos!!! Interessa-me lá a mim que seja português. Por essa ordem de razões renovem com ele por 5 anos, porque com a idade que ele tem só daqui a algum tempo vai ser possivel ultrapassá-lo.
    A média de golos dele é 9.6 no campeonato nacional nos ultimos 6 anos. Isso é bom ???? não me parece !!
    E outro pormenor desde que ele chegou ao Benfica ganhámos o quê????

    ResponderEliminar