quinta-feira, 5 de março de 2009

Falência ou talvez não!!!

Esta semana tem sido marcada pela discussão em torno das contas dos três grandes. Pela blogosfera tenho lido análises interessantes sobre o assunto, mas cujo abordagem central, é feita por comparação com os nossos adversários desportivos. Muito sinceramente estou-me a borrifar para as contas dos outros, interessa-me fundamentalmente as nossas contas e a sua apreciação no sentido positivo ou negativo não fica dependente de serem melhores ou piores que os demais opositores.
A verdade no que concerne à recente apresentação de resultados é que o Grupo SLB apresentou prejuízo, sendo que esse prejuízo resulta naturalmente dos custos se sobreporem às receitas. Podemos aqui especular e justificar que estas contas surgem num ano em que optámos por não realizar receitas extraordinárias com a venda de jogadores, e num ano em que não participámos na Liga dos Campeões, mas na minha opinião esta situação não é justificativa é sim atenuante. As nossas contas estão assim dependentes de receitas extraordinárias, logo estão longe de estar equilibradas.
Os custos com ordenados aumentaram cerca de 11%, reflexo do investimento no plantel. É um aumento significativo que se torna algo preocupante por se dever em parte ao pagamento de 2 jogadores emprestados (Suazo e Reyes) que não representam activos para o clube, sendo que a questão que devemos colocar, ou que eu coloco é:
- Caso o investimento efectuado e que resulta nos resultados em apreço não tiver os devidos efeitos desportivos, é possível manter a actual estrutura?
A resposta imediata é não. Caso não existam resultados desportivos teremos que abdicar dos nossos jogadores mais importantes e valiosos sob pena de entrarmos numa situação financeira preocupante.
Não quero com isto dizer que estamos numa situação periclitante ou mesmo de grande alerta, mas os dados lançados estão também bastante longe da tão proclamada saúde financeira.

4 comentários:

  1. As contas monstram-nos que esta época é essencial irmos à liga dos campeões, caso contrário temo o pior, isto é a venda dos principais activos do clube.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. As contas apresentadas pelo Benfica, foram as da Benfica SAD(futebol), não foram as contas consolidadas do Grupo Benfica...

    ResponderEliminar
  3. Há semanas, Ferreira Fernandes escreveu, no Diário de Noticias o meu pensamento sobre a crise económica e financeira mundial o qual também se aplica aos relatórios de contas das SAD’s. "Não percebo nada de economia e finanças. Mas fiquei a perceber que ninguém, a começar pelos que eram supostos perceber, percebe"

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, esta situação a mim não só não me espanta, como não me apanhou de surpresa. O que me espanta, é a sad tripeira estar na mesma situação, pois nos últimos 5 anos, ganhou em vendas de jogadores, cera de 140 milhões de euros, aliado a isso está sempre na Champions, é caso para perguntar, onde param tantos milhões? Mas isso aos portistas não interessa nada, o que interessa é ganhar a qualquer preço e por qualquer método.

    ResponderEliminar