terça-feira, 24 de março de 2009

Saber ganhar

Como era de esperar o circo em torno da taça da liga está montado. Não estou preocupado, alarmado ou sequer afectado com a postura do Sporting e o mesmo digo para a comunicação social, que tenta a todo o custo tirar dividendos desta situação. Cada um tem o seu papel e faz uso do seu momento, tudo o mais, pouco interessa.
Ontem fiquei expectante e agradado, perante a marcação de um comunicado oficial. Achava que o Benfica devia assumir a sua posição com base em 3 parâmetros principais:
1ª Demarcar-se da arbitragem, assumir que o Sr. esteve mal e que efectivamente errou no lance de maior consternação, assim como errou em muitos outros lances com prejuízo do Benfica;
2º concordar com o Sporting, que efectivamente o futebol em Portugal está podre e que precisa de uma limpeza, é por isso que o Benfica tem lutado. Até então os ora reclamantes têm andado calados, mas saúda-se a sua luta por um fim que ambos desejamos;
3º Defender o plantel e equipa técnica. Dizer a viva voz que o Benfica ganhou com mérito porque foi mais forte nas penalidades. Pôr fim às especulações que davam o jogo como fulcral para a continuidade do Quique, assumir de uma vez que este será o treinador para o resto da temporada e para a próxima (sobre este tema falarei noutra altura). Temos um projecto que é para continuar.

O que assistimos não foi a nada disto, por intermédio do nosso Director de comunicação demos uma triste representação do que é ser o Benfica. Acusámos os nossos rivais de não saber perder, e tivemos uma atitude de quem não sabe ganhar. A ostentação de uma taça, perante a realidade e dor dos nossos adversários é pobre e não representa a nossa grandeza. Os outros e as suas atitudes deverão ser irrelevantes, o que nos deve mover são as nossas próprias atitudes e a defesa dos nossos.

Se há coisa que me alegrou na presente temporada foi a nomeação de um director de comunicação que fosse a voz da direcção e por extensão do clube, essa alegria não se deveu à pessoa escolhida, ainda que o seu curriculum falasse por si de uma forma positiva, mas sim o cargo. Este representava o silêncio de LFV e isso só podia ser bom.
Depois de um inicio tímido, em que o silêncio foi por diversas vezes desesperante, aqui e ali foram surgindo algumas aparições interessantes, no entanto as duas últimas intervenções foram no mínimo fracas e de muito mau gosto. Uma primeira a criticar o Gaspar Ramos, e este comunicado de ontem perfeitamente ridículo.
Se a ideia de ter um director de comunicação for para manter este tipo de conteúdo, então o melhor é dispensá-lo, sempre se poupa no ordenado, e do LFV já todos estamos habituados.

7 comentários:

  1. Sim, tiveram mau perder, ainda estou pra ver o que vão levar em termos disciplinares, o Paulo e o Pedro, sempre quero ver e o árbitro não ter mencionado no relatório, as agressões que foi alvo, mostra a sua competência, mais um erro muito grave!
    O comunicado da direcção do Benfica com a taça ao lado, esteve muito bem, os nossos adeptos e atletas precisam de valorizar a excelente vitória, num jogo com muitos erros, uns mais graves que outros. Pelo menos eu vi, que no golo do sortem, o David Luis foi agarrado pelos calções, falta que não foi assinalada que deu origem ao golo deles.
    O Benfica deve dizer o que sempre disse, o Lucilio é mau e do sistema e é preciso derrubar o polvo instalado que nos roubou pontos suficientes para estarmos em primeiro lugar da Liga. Para isso é preciso derrubar o polvo e onde tem estado o scp? senão fosse a acção do SLBenfica possivelmente não teria havido apito dourado, ok?
    Um atleta de um clube ter mandado fora uma medalha acabada de receber, ainda em público, foi coisa nunca vista, o atleta representa o clube, tiveram mau perder sim e devem ser condenados por isso, mas nesta coisinha que parece um país, os crimes ficam impunes ahahaha
    A direcção esteve bem, valorizando os atletas e adeptos!
    Viva o Benfica!
    Venerando-os
    am

    ResponderEliminar
  2. Relativamente à questão de Gaspar Ramos acho-a uma tremenda parvoice. Já quanto à questão do Sporting considero-a muitissimo correcta, senão vejamos: O Sporting neste momento encontra-se num dilema, que é o de não vencer qualquer titulo. Esta poderá ser a pior época de Paulo Bento. Sem nenhuma taça em disputa, ficam a tentar ganhar o titulo o que acho dificil e em primeiro plano tentar o segundo lugar que dá acesso à liga dos campeões. Esta estratégia de vitimizção do Sporting tem como objectivo de condicionar os árbitros daqui para a frente para que assim possam atingir este último objectivo. Logo o Benfica teria que reagir, só não achei necessario a ostentação da Taça.

    ResponderEliminar
  3. João Gabriel um excelente director de comunicação do Benfica .

    As suas intervenções são dum modo geral acertadas .

    O Gaspar Ramos foi provocador nas criticas que fez , estou certo que no tempo dele não admitiria uma coisa daquelas a quem quer que fosse .

    O programa do BenficaTV "A Jornada" é muito bom na defesa dos interesses do Benfica .

    Viva o Benfica !

    Red Alert

    ResponderEliminar
  4. Só apanhei excertos da conferência de imprensa pelo que não tenho nada para comentar além de que, em tese, devemos valorizar a vitória, denunciar o choradinho dos lagartos, refutar as acusações torpes e manter uma postura digna de campeão.

    ResponderEliminar
  5. Vamos com calma pessoal,temos que ver que o fut em Port está como o próprio pais. Nas horas da amargura, sem argent e sem rumo. Venha o mais pintado dizer o contrário e direi que é demagogo. E atenção, preparem-se que isto vai piorar, o circo vai degradar-se , os palhaços vão baixar de nível e já nem dá para rir. É triste a figura feito por todos os agentes do scp como é triste a figura do joao gabriel. Como podem ver um ex acessor do PR que devia mostrar elevação, até ele , se digna baixar ás catacumbas do esgoto.É o pais que temos e não se enganem a vós próprios ,isto não melhora. Os politicos não deixam porque este é o ambiente que lhes convem.Nós , vós limitamonos a escrever estas opiniões ás quais não darão cavaco.É assim a sociedade,os piores são sempre os que chegam a estes poderes, os de bom caracter e inteligentes não se deixam promiscuir com

    ResponderEliminar
  6. Caro AntonioMaia,
    Quem poderá ter sido agarrado foi o Maxi e não o David Luiz.

    Caro Forteifeio,
    Concordamos portanto. Não condeno a reacção, mas sim a forma e conteudo da mesma.

    A todos,
    Vejam as declarações do Rui Costa, isto sim é responder e defender o clube com muita classe.

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo por baixo. Acho que sinceramente o nível foi baixo (o pormenor da taça) e um argumento utilizado até foi um pouco ridículo (pois no mencionado caso do beneficio no jogo contra o Rio Ave, o Sporting nem precisava de ajuda para passar à fase seguinte da Carlsberg Cup).

    Esta comunicação tem sido um flop. Dos exageros do LFV passou-se para uma comunicação que às vezes nem se dá por ela, que reage tarde e que por vezes nem sabe argumentar. Esperava mais de uma pessoa que foi assessor de um presidente da República.

    Acho que se perdeu uma oportunidade para dar um exemplo. Bastava simplesmente reconhecer o erro, reafirmar a nossa luta por um futebol com melhores arbitragens mas também, e mais importante, reconhecer o mérito da nossa equipa na conquista da Taça e condenar os excessos verificados.

    ResponderEliminar