segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Árbitros Estrangeiros JÁ!

É a nossa natureza procurar respostas para tudo, tentamos encontrar formas de defesa para aquilo que não percebemos. Porque motivo gostamos de ver jogos de futebol? Há quem diga que desde os primórdios da humanidade que o homem se degladia entre si e que este será o modo mais evoluido de medir forças, ou um dos, pois existem outras modalidades tão respeitosas como esta.Paul Auster, o escritor norte-americano, disse que o futebol já tinha impedido muitas guerras, trata-se na sua opinião duma forma de combate dos instintos mais primitivos mas dentro dum terreno de jogo e com regras próprias assumidas por ambos os contendores.Pode-se considerar que o desporto é uma luta entre homens, mas também deverá ser algo mais do que isso para que possa ser considerado um espectáculo digno, e para que possa ser mais que uma simples batalha.Ontem vi uma equipa que quis ganhar o desafio duma forma justa e leal, tentando proporcionar um espectáculo agradavel para que as pessoas pudessem usufruir de um momento de lazer, afinal de contas todos os que lá estavam se deslocaram com esse fim.No outro lado vimos uma equipa, na verdade vimos mais duas, mas dizia eu, uma equipa solidária, lutadora, truculenta, implicativa e pouco interessada em fazer do futebol uma festa.Na verdade estes jogadores que eu prefiro chamar de actores terão mais jeito para representar num teatro, tal não foram todas as cenas dramáticas que preconizaram durante o jogo. Um autêntico drama: Choros, gritos, lamúrias, queixas, lesões que só duravam até há saída do palco, e que por milagre se curavam na saída de cena. Prontos para regressar à sua actuação.
Mas o seu desempenho foi bom, nas artes teatrais lógicamente, e poderão dizer aos netos que quase foram jogadores de futebol, mas que passaram com distinção aos exames de aptidão de técnicas teatrais. Supervisionados por o encenador Carvalhal, mais um discipulo de Mourinho na vertente do discurso pseudo elaborado e superiormente arrogante, mas sem as vitórias deste.
E com, o beneplácito do Júri do concurso que tudo fez para que a peça que já está ensaiada há muitos anos tivesse este desfecho.
Pode-se dizer se o Benfica fez tudo? Quanto a mim não, Sidnei manifestamente não tem velocidade para este sistema de jogo que vive de contra ataques rapidissimos das linhas adversárias. David Luiz não tem capacidade para fazer uma lateral num jogo com esta intensidade apesar de ser um central brilhante. E é nas laterais que por vezes podem surgir os desequilibrios nos muros adversários.
Tudo valeu para impedir que o jogo decorresse, mas o ritmo imposto na primeira parte terá de ser mais forte, porque o Benfica terá de ultrapassar primeiro os 3 burros pretos e depois o autocarro estacionado à frente da baliza.
Segundo uma cronometragem de um benfiquista, o jogo esteve parado para assistir jogadores do Maritimo imagine-se 17 minutos, certamente um recorde, mas não deixa de ser uma anormalidade, que o árbitro só se "apercebeu" quando o jogo estava a terminar, mostrando um cartão amarelo ao Guarda-Redes.
Nem os 70 % de posse de bola e um sem número de oportunidades fizeram com que o Benfica conseguisse os 3 pontos.
Em jeito de conclusão diria, que com protagonistas destes, neste cenário montado há muitos anos e em que só os artistas do palco rodam não há tempo a perder.
Caro Rui Costa,
só lhe resta uma solução, se queremos salvar o espectáculo e a sua verdade inerente já que nesta fachada de jogos escuros nunca teremos hipótese nem que o Benfica tivesse os melhores jogadores do Mundo. E para que possa haver isenção e justiça no final do ano, é fazer tudo para que os jogos dos três grandes tenham árbitros estrangeiros.
Por isso digo, Árbitros Estrangeiros JÁ!

10 comentários:

  1. ou então vamos jogar para outra Liga qualquer, e deixamos os Corruptos e os amigos a jogarem sozinhos...!!!

    ResponderEliminar
  2. Como já vi num comentário:
    Blablabla... árbitros, blablablá... autocarro... blablablá... guarda-redes defende tudo...
    blablablá... mais uma vitória moral.

    Força mental precisa-se. Já se sabe que será a mesma coisa até ao final do campeonato, por isso há que mentalizar os jogadores que o campeonato não mudará, quem tem de mudar somos nós. Já temos o jogo, convém começar com o acerto na balisa, antes que mais uma vez seja tarde de mais.

    Resultado prático, 1ª jornada - mais 1 empate. Mais 2 pontos deitados ao ar.

    Mais uma vez, força mental precisa-se. Não basta jogar bem. Temos de, verdadeiramente MASSACRAR, mas é desde o primeiro minuto, não é na segunda parte quando já estamos a perder. Acorda Jesus, e vê lá se pedes uma ajudinha ao paizinho, porque sem ele será difícil.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Concordo plenamente com excepção do último parágrafo. A opção de árbitros estrangeiro apenas resultaria no curto prazo, o problema está nas instancias que os avaliam e que os nomeiam, logo mais tarde ou mais cedo um árbitro estrangeiro acabaria por ceder às pressões, vide, Liga dos Campeões e campeonatos do Mundo.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que o problema principal do Benfica no jogo em questão tenha sido o árbitro, mas antes, e uma vez mais, o de dar 45 min de avanço a um adversário simpático, que nada fez para incomodar, a não ser defender o que fortuitamente conquistou. Todavia, houve erros contra o Benfica, inegavelmente, mormente o penalty não marcado no final e a falta que originou o amarelo a Coentrão (encostem lá o Tia Maria, que este é nacional e é um génio da bola).
    Podiam ser erros fortuitos, nada demais. Há um pormenor, no entanto, que me faz torcer o nariz: a autêntica vergonha como terminou o jogo em Paços de Ferreira, e o amarelo ao Hulk, poupando pelo menos mais um jogo de castigo ao personagem BD.

    Mas a mentalidade dos jogadores do Benfica continua fraquíssima, ao ponto de rematarmos com (relativo) perigo pela primeira vez à meia hora de jogo, não fosse a bola parada do Aimar. Ou há atitude, ou então, jogar só por medo dos apupos no final, também eu.

    Um reparo: porque razão jogamos sem laterais? Não os temos??? Para quem não inventa, começou bem, começou...

    ResponderEliminar
  5. abidos

    Penso que a possibilidade de os árbitros estrangeiros ia fazer-lhe "abrir" a pestana, neste caso aos nacionais.

    ResponderEliminar
  6. dezazucr

    Isto arrasta-se como nós sabemos há dezenas de anos e não pode continuar. Esta gentinha de apito na boca tem de perceber que isto não é a quinta deles, e em que podem fazer o que bem entendam para salvaguardar as suas posições financeiras. Têm de perceber que existe a possibilidade como acontece noutros Países do Mundo de recrutar árbitros estrangeiros para que esta vergonha encapotada acabe duma vez por todas.

    ResponderEliminar
  7. Tc

    Obrigado. O problema que tu tens aqui como disseste no comentário, não é de um árbitro é duma classe quase toda ela habituada a esquemas. E perderes uma vez porque existe um menos honesto é uma coisa, o que se passa neste momento é uma coisa a uma escala eu diria quase global.

    ResponderEliminar
  8. Cirrus

    Cirrus


    Já começámos com um clima de suspeição que me leva sériamente a pensar se vale a pena ver um espectáculo que eu acho que pouco tem de verdadeiro. Quando vês um árbitro que sabe que o guarda redes da equipa adversária está a empatar o jogo, que o avisa aos 15 minutos e só lhe mostra o amarelo aos 85 min, claro que isto é premeditado.
    O Fábio Coentrão é um bom jogador, com muita qualidade só tem que melhorar é o aspecto da finalização. Está muito nervoso.
    Quanto à questão dos laterais, lógicamente que tens toda a razão, o David Luiz não tem capacidade para aquela posição e como digo no texto, o sidnei não tem velocidade para avançados desta rapidez.
    E sim, temos de começar desde o primeiro minuto a encostá-los às cordas, tem de haver uma atitude mais pressionante.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Concordo e há muitos anos.

    Precisamos de árbitros estrangeiros, porque a incompetência e a corrupção são a regra por cá. Os erros - intencionais ou não - são tantos que nem vale a pena falarmos em trazer pessoas aos estádios sem resolver a questão da arbitragem. Por mais que os supostos responsáveis nos digam que anda tudo bem com a arbitragem.

    Premiar o Marítimo com 2 pontos é uma vergonha.

    Saudações de glória

    ResponderEliminar
  10. Mais do que árbitros estrangeiros, precisamos de um magistrado sem medo como Baltasar Garzon...

    ResponderEliminar