domingo, 2 de agosto de 2009

Baliza

Guarda-redes, esta posição é de uma grande sensibilidade numa equipa. Os jogos por norma não têm mais de 3 golos por jogo e isso significa que no caso de haver um deslize a equipa que o teve arrisca-se a perder pontos. Eu como muitos tem uma preferência por quem deve ser o titular da baliza, mas esta opinião é pouco firme porque não vejo grande diferença, talvez devido ao facto de não conseguirem lidar com a instabilidade e a falta de confiança, todos têm acumulado erros. Não sou eu que os vou criticar também sou humano e sei a dificuldade que todos sentimos quando não acreditam em nós. Mas talvez por isso tenha que haver uma aposta forte num dos elementos para que a sua força e a sua moral estejam em alta para atacar as competições em que estamos inseridos. Todos sabemos que no Benfica é necessário que quem jogue nesta posição seja alguém que tenha a confiança do treinador, só assim o titular do lugar se focará e concentrará no que se passa dentro das quatro linhas e não passe a vida a olhar para o lado tentando perceber se o que fez é suficiente ou pelo contrário vai ser substituído na próxima semana. Na minha opinião o guarda-redes deve começar e acabar a época como titular, sei que isto poderá parecer redutor e injusto mas a bem da estabilidade penso que esta medida seria a mais adequada.
Com este sistema que mais tarde falarei a defesa joga subida e terá metros para recuperar nas costas, é necessário que além de ter centrais com grande capacidade de recuperação, o guarda-redes esteja permanentemente atento para poder sair cortando as bolas que cairão entre ele e a defesa.
Tenho acompanhado Júlio César desde que veio para o Belenenses, fiquei sempre com uma belíssima impressão deste guarda-redes que só tem 22 anos de idade: elástico, bom nos cruzamentos e nas saídas, e isto é algo muito importante sabendo nós que as equipas pequenas marcam muitos golos em cantos e lances de bola parada. Além disso tem uma grande vantagem que poderá ser muito importante neste sistema de jogo tão intenso e sujeito a contra ataques. Haverá da parte dos homens de negro a tentativa de apitarem penalties contra o Benfica, nesta época já foram três que eu me lembre, e este rapaz é especialista a defendê-los. Na retina entre outros ficaram os dois penalties que defendeu contra o Leixões no mesmo jogo.
Para concluir, espero que a aposta no titular seja para a época e no final logo se verá se foi a mais correcta ou não, na certeza porém de que foi uma aposta forte e consciente no melhor elemento.

Benfica – Portsmouth 4 – 0
Sinceramente há muito muito tempo que o Benfica não jogava assim!!!

6 comentários:

  1. De facto, grandes equipas fazem-se com grandes guarda-redes. Desde Preud´homme e Enke que o SLB não está bem servido, sem desprimor para os que lá estão actualmente.

    Quanto à última exibição: futebol ao primeiro toque, rápido, concentrado e eficaz. Parece que agora vale a pena pagar bilhete pois é sinónimo de espectáculo garantido.

    ResponderEliminar
  2. E falando de senhores do futebol:

    “O Sporting alugou-me um apartamento na zona de Carnide. Era um 9º andar. Mas, das varandas, o que via eu? Nada mais, nada menos, o Estádio da Luz. Senti-me logo agradado com a atmosfera portuguesa. O Estádio da Luz era conhecido no mundo inteiro. Não podia sentir-me estranho à magia que o envolvia. Para mais, entre os portugueses, o meu clube era o Benfica.
    O pagamento dos meus honorários era protelado todos os dias. Eu estava preparado para deixar o Sporting e reorganizar a minha vida. Estávamos em 1993 e tornava-se-me particularmente doloroso olhar o Estádio da Luz e pensar Eis o clube onde devia estar, o Glorioso Benfica, aquele que sempre admirei”.

    Sir Bobby Robson, numa entrevista dada ao Jornal "A Bola".

    ResponderEliminar
  3. Dylan, não entendo o fascínio pelo Enke. Nos últimos 10, 15 jogos, tudo o que ia à baliza era golo. Poderia estar já de cabeça feita para sair mas basta isso para a minha opinião se tornar negativa.

    ResponderEliminar
  4. Quanto à questão dos GR... Entendo que é prejudicial não haver um claramente melhor que os outros. Principalmente, se não forem muito bons. E isto é o que se passa no Benfica. Três bons GR, cada um com as suas qualidades e deficiências.
    Não sei se o Júlio César será melhor que qualquer um dos que cá temos. Espero que sim, reconheço-lhe algum potencial.

    ResponderEliminar
  5. Dylan

    Realmente o Bobby Robson foi alguém que esteve no futebol duma forma muito correcta e educada. E esse texto é uma delicia.

    Quanto aos guarda redes, concordo contigo desde essa altura que não temos ninguém tão bom, e é engraçado que o Benfica até aí tinha tido sempre bons gr.

    Tu sabes que eu sempre disse, e defendi que este treinador é alguém que percebe de futebol e joga um futebol vistoso.

    ResponderEliminar
  6. João Tomaz


    Foi por isso que eu disse que existe a necessidade de se fazer uma aposta forte num deles para o campeonato e UEFA que seja sinónimo de tranquilidade

    ResponderEliminar