segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Carta Aberta ao Treinador Jorge Jesus

Mister

3 Torneios 3 Vitórias. Um de prestígio Europeu os outros com árbitros portugueses, são êxitos assinaláveis. E se a tudo isto juntarmos o excelente futebol praticado pela equipa é justo que todos os Benfiquistas lhe agradeçam.
Não à memória no historial recente do Glorioso, um treinador em tão curto espaço de tempo mostrar tanto e tão bom trabalho. PARABÉNS.

O Jesus, é um conhecedor do nosso futebol e da História do clube e com tal tem sabido capitalizar e alimentar com mestria estes bons momentos juntos da massa adepta. A preocupação demonstrada em todos os jogos em obrigar todo o grupo a agradecer o apoio vindo das bancadas não é de somenos. Revela inteligência, respeito e confiança. Créditos que permitem hoje poder-se afirmar que o Jorge Jesus é o treinador de todos quando ainda à um mês atrás era apenas de alguns. Mérito seu.

Este capital de esperança que devolveu aos adeptos do Glorioso é valioso mas infelizmente permeável. E como já deve ter percebido os adversários vêm de todos os lados e nunca iram cessar os ataques. Dois pequenos exemplos:

- A novela que alguma imprensa criou sobre a sua contratação de forma a alimentar o número dos adeptos mais desconfiados sobre as suas capacidades.

- As constantes e provocatórias declarações do seu sucessor no Sp. Braga, provavelmente a mando de outros.

Mas o pior irá senti-lo dentro de campo. Aliás já o sentiu nos recentes encontros frente a Olhanense e V. Guimarães que mais pareciam finais da liga dos campeões tal a “entrega” de algarvios e minhotos. A impunidade que os seus atletas beneficiaram nas marcações aos nossos jogadores ao longo de toda a partida é o retrato fiel da realidade de todas as competições nacionais. Funcionando assim como o grande elemento desiquilibrador de todo o futebol português.* Tendo em conta que o jogo ofensivo da nossa equipa viverá muito da dinâmica de Aimar, Saviola e Di Maria que para além do talento comungam a baixa estatura e o pouco peso não se advinha tarefa fácil a sua. Com a agravante do blackout anunciado pela Direcção a assuntos de arbitragem. Aqui deixo-lhe uma sugestão, fale antes e depois dos jogos, anuncie que vai estar atento às marcações que os seus jogadores iram sofrer, e comparativamente ao empenho dos diferentes adversários nos jogos a realizarem connosco e com os nossos rivais. O sucesso será mais fácil se os adeptos virem na voz do seu treinador o seu sentir, nas alegrias, nas tristezas mas sobretudo nas indignações.

Não lhe quero tomar mais tempo e apenas desejar-lhe a melhor das sortes porque bem a merece.

Abraço

Miguel Leal


*Convém lembrar que os árbitros da nossa Liga conseguem o milagre de apenas sancionar com 2 amarelos um defesa como o Bruno Alves e fazer de uma equipa como a do Benfica que jogava na expectativa, sem pressionar o adversário a mais indisciplinada.

4 comentários:

  1. Ele sabe como é que elas mordem, afinal, também já treinou equipas contra nós e melhor, equipas do sistema.
    Essa é a vantagem.

    ResponderEliminar
  2. E fazer um 2 em 1 trazendo com o César Peixoto o João Pereira de volta? Com o Maxi lesionado dava para compensar, e é um jogador com que o Jesus já trabalhou fazendo uma excelente época. É benfiquista e deu o litro quando cá esteve.

    ResponderEliminar
  3. Pois Miguel, essa última frase diz tudo.
    O JJ, tem de facto colocado o Benfica a jogar um futebol a que sinceramente já não estava habituado, tal a qualidade de jogo e a capacidade de pressão ao adversário em zonas adiantadas no terreno, facto esse, que nos tem valido alguns golos.
    O que se nota é que JJ, tem o seu esquema táctico bem defenido, que os jogadores o assimilarem muito bem, tanto que entre quem entrar, sabe muito bem qual a sua missão e não menos importante, começou desde logo a definir um onze base. Tudo isto, é a antítese do que foi feito noutras épocas.

    ResponderEliminar
  4. Esquema no SEF"
    "Fraude na legalização de jogadores do FC Porto.

    Em desporto e lazer online.
    Um escândalo abafado.
    divulguem

    ResponderEliminar