domingo, 9 de agosto de 2009

Deja vu?

Espero que não..., contudo devo dizer que não partilho do entusiasmo que por aí prolifera.
Esta onda de entusiasmo é bonita poderá ter alguma razão de ser, no entanto não encontro grandes razões para tal. Poderá ser pessimismo exagerado dirão uns, ou anti-benfiquismo dirão outros, no meu entender é ver uma quantidade enorme de erros repetidos ano após ano, sendo que esta época não está a ser diferente.

Para mim é de todo inconcebível o plantel só agora ficar fechado, há muito que tal deveria ter acontecido. Acho perfeitamente absurdo há 1 mês atrás termos 3 defesas esquerdos e agora estarmos reduzidos a 1 que o treinador não aprecia. O plantel (extenso) tem 6 avançados, 3 defesas direitos e apenas 1 defesa esquerdo, ou seja, o plantel é tudo menos equilibrado e isso vai acabar por se notar. Houve tempo suficiente para colmatar lacunas e efectuar ajustes. Rui Costa é conhecedor de futebol e deveria ter aprendido algo com a época transacta. O mínimo exigível é para cada posição existir um titular absoluto, e depois existirem alternativas ou eventuais adaptações que possam colmatar alguma eventualidade.
Não faz sentido termos feito 9 jogos com um determinado sentido e com determinadas rotinas para no jogo mais importante que serviu de espelho para o que se aproxima o nosso onze inicial seja composto por duas adaptações nas laterais. Se do lado direito se percebe, a aposta em David Luiz na esquerda é quanto a mim um disparate do treinador e um disparate na composição do plantel.
As opiniões são o que são e valem o que valem, certamente haverá diferentes na abordagem à questão David Luiz à esquerda, mas em primeira instância sou completamente contra às adaptações, penso que estas só deverão existir em contingências especiais, logo não deverão ser regra, no caso desta para além de se perder um bom central ganha-se um péssimo defesa esquerdo. Admito que ele é bom técnicamente, finta e sendo alto dará jeito nas bolas paradas, mas defensivamente é pavoroso. Perde bolas atrás de bolas, é lento a recuperar fecha mal a ala e por falta de rotina (movimentos necessários) prejudica os companheiros e suas movimentações (Di Maria que o diga). Esta situação é um mau pronuncio, espero que não tenha as implicações do passado.

Quanto à performance da equipa, tem sido interessante, existem alguns movimentos bem conseguidos e alguns jogadores que se têm destacado pela positiva, a equipa está coesa e a criatividade de Di Maria e Aimar tem feito a diferença assim como o ritmo de jogo que já se consegue imprimir. A grande questão está na capacidade de continuarmos a evoluir, não deixando de ser preocupante que nos dois jogos em casa não tenhamos ganho e nos jogos frente a Olhanense e Guimarães demonstrámos muitas dificuldades.

10 comentários:

  1. Dificuldades com o Guimarães? Não deves ter visto o mesmo jogo que eu de certeza....

    Num jogo onde o JJ colocou a 2ª linha na 1ª parte e onde o Guimarães nem cocegas fez com a melhor equipa, não sei o que querias mais!

    Com o Olhanense admito que tivemos dificulades, mas o Benfica n fez grandes jogos no Guadiana. Quantos aos empates com Milão e At. Madrid, qts adversarios é que existem na Superliga com a qualidade destes?

    As pessoas nunca estão satisfeitas!! Fizemos uma pre temporada como nunca fizemos nos ultimos anos. Estamos a jogar à bola com um treinador que começou à 2 meses a treinar e ja estamos com uma qualidade muito boa.

    ResponderEliminar
  2. as pre-epocas valem zero.
    Se se ganha, é porque é a feijoes não interessa, se se perde é porque se está a ganhar ritmo, se os adversários são bons é porque não estão com ritmo, se são maus, não são testes a sério, etc, etc, etc.
    As 2 primeiras jornadas do campeonato vão ser uma boa prova do que esta equipa pode fazer. E se vencer (e convencer) nas duas, cuidado. Saiam da frente!

    Abracos

    ResponderEliminar
  3. Meu caro TC, todos como é óbvio, temos direito à nossa opinião e até à nossa indignação, eu respito isso e até concordo contigo quando afirmas que muitos erros têm sido cometidos e até no facto de também não embarcares em euforias.
    Contudo, julgo que não se deve apenas apontar o que de mau foi feito, mas também saber ver o que de bom tem sido feito, isto é como olhares para uma mulher bonita e tentares reparar apenas em qualquer defeito que ela possa ter, sem apreciares aquilo que de belo ela tem.
    Existem erros, claro que sim, más contratções, claro que sim, existem no Benfica e em todos os clubes por esse mundo fora, assim como também existem os chamados tiros na muche. David Luíz, quem conhecia? Sdnei?, Maxi,etc, etc.
    Qual o plantel que até ao fecho das inscricções não está incompleto?, por exemplo, o Chelsea, a Juventus, o Milan, e muitos outros, com um poderio económico e um mercado muito mais forte que o nosso, ainda não conseguiram fechar os seus planteis, situação essa, que parece só ser anormal para o Benfica e para alguns benfiquistas.
    Desculpa-me a franqueza, mas julgo que muitos erros cometidos, são em parte responsabilidade dos adeptos e sócios do clube, os quais, à minima contrariedade, ou erro, desatam a pedir a cabeça de toda a gente, que pela sua impaciência, lançam para o seio da direcção e plantel, uma pressão que chega a ser impressionante.
    Acho que está no hora de se começar a ser mais construtivo e menos destrutivo, pensar mais racionalmente e menos emocionalmente, criticar construtivamente, apresentado até ideias e soluções, só assim se pode caminhar e ajudar ainda mais o clube no seu engradecimento, principalmente neste período menos bom da história do clube.

    ResponderEliminar
  4. "à minima contrariedade, ou erro, desatam a pedir a cabeça de toda a gente, que pela sua impaciência, lançam para o seio da direcção e plantel, uma pressão que chega a ser impressionante"... e prejudicial. Basta ver a forma como toda a gente quer a cabeça de Yebda e Patric, este último que só agora chegou a um futebol diferente, e o primeiro que até fez uma boa época o ano passado. O pessoal quer é cabeças. Tens um exemplo de uma jogada de perigo que o Milan tenha criado pelo lado do David Luiz?
    Isto apesar de também concordar que os pontos fracos da equipa são as laterais. Agora, dizer que Shaffer não é bom (basta ver o cruzamento para o golo como tantos outros que já fez e a disponibilidade física que apresenta) ou que Patric já não presta ao fim de 1 mês?!?! Basta ver como grande parte das pessoas crucificavam o Maxi do primeiro ano e agora já sente tudo a sua falta.

    Vamos com calma e esperar os jogos a sério que é já esta semana. Espero que o Benfica consiga GANHAR os primeiros 6 jogos de rajada, para ganhar moral para o resto que serão bem mais complicados.

    ResponderEliminar
  5. em todos os clubes no mundo é normal haver ajustes até ao fim do período permitido.

    3 defesas direitos? só vão ficar dois

    1 defesa esquerdo? vão ficar dois

    nem optimismo nem pessimismo excessivo ;)

    ResponderEliminar
  6. A ideia do post é exactamente apontar erros de preparação da época que considero graves e prejudiciais. As coisas boas estão à vista de todos, os resultados a dinâmica, a coesão..., o meu problema está nas lacunas evidentes desde o inicio (as laterais) que deveriam ser, ou ter sido, colmatadas.

    Eu não ponho em causa nenhum jogador (nem mesmo David Luiz que é um grande central), apenas me limitei a interpretar as palavras do treinador (que em relação a Shafer discordo em absoluto).

    Caro Jotas, concordo com a responsabilidade dos adeptos nos erros e na pressão. Neste caso foi o próprio treinador que condicionou Patric e não os adeptos.

    Caro dezazucr, várias jogadas pelo seu lado, a mais significativa a que se esquece de subir para o fora de jogo (e que acaba por salvar em ultima instância).

    Caro Tiago,

    Vão ficar 2 defesas direitos? vamos ver. Quanto ao cesar Peixoto, não vem para defesa esquerdo, pelo que vai ficar 1.

    ResponderEliminar
  7. Sei que não tem nada a ver com o post, mas gostaria de contar com a tua contribuição, que desde já agradeço:
    resolvi mudar o nome do blogue, porque julgo que já não faz sentido, tal o caminho que levou e para tal, como justa homenagem aos meus visitantes, gostaria do vosso contributo para a atribuição de um outro nome ao Blog. Para tal, deixo vários títulos possíveis à vossa consideração, num painel lateral, no qual agradecia que deixassem o vosso voto, para a eleição do novo nome do meu espaço.

    ResponderEliminar
  8. Caro TC, assim que li a primeira frase do post, descobri de imediato quem o tinha escrito.
    O amigo TC, é a pessoa mais céptica e pessimista que eu conheço quando se fala de futebol, e em especial, do nosso Glorioso.
    Se consegues encontrar lacunas em somente 2 posições, então estamos muito melhores do que no transacto.
    Gostaria também de partilhar a minha opinião, que conforme o bailarino disse: As 2 primeiras jornadas vão dizer muito do que poderemos ter nesta época.
    E se não for pedir muito, espero que no primeiro jogo estejam no mínimo 60.000 para apoiar o nosso clube.

    ResponderEliminar
  9. Caro Braza,
    Estás em vantagem pois não estou a ver quem és, contudo admito que tenhas razão :).

    ResponderEliminar