sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Europa aqui vamos nós

O Benfica tem, amanhã, a possibilidade de m0strar à Europa que está no bom caminho para apagar a má imagem dos últimos tempos. A equipa de Jorge Jesus joga com o poderoso AC Milan, histórico adversário que defrontamos em duas finais das Taças dos Campeões Europeus, e um resultado positivo dá prestígio e visibilidade, não só na imprensa italiana, como pelos diversos cantos do Velho Continente.

A conquista dos torneios de Guadiana, Amesterdão e de Guimarães demonstraram, finalmente, a essência do Benfica: vencedor, com bom futebol, perante o mais fraco ou o mais forte opositor. Este plantel é supera o do ano passado e os quatro ases do ataque podem, a qualquer momento, incomodar qualquer adversário, mesmo que seja o AC Milan. De repente, pode surgir um míssil de Cardozo, que até já marca com o pé direito, um passe de 30 metros de Aimar, um passe de letra de Di Maria ou a finalização subtil de Javier Saviola. E ainda há Weldon e Keirrison como alternativas credíveis, embora possam ambos ser titulares.

Claro que as vitórias não estão garantidas e a dúvida é se os argumentos do Benfica se mantêm constantes durante o ano: há lesões, castigos, baixas de forma e, mesmo naquele quarteto, existem jogadores que «desaparecem» do relvado, como Di Maria, tendo em consideraçã0, por exemplo, a época passada. No entanto, se estes «pecados» não existirem de forma persistente, o potencial futebolístico deverá quebrar a crise de resultados dos últimos anos.

César Peixoto, garantido hoje, tem capacidade par dar mais qualidade ao sector mais fraco do plantel, embora, mesmo com Luisão a titular, não pense que a defesa vá colocar em causa a luta pelo (s) título (s) . Até nos sorteios, o Benfica está, este ano, mais feliz, como se prova pelo facto de ter calhado como adversário o Vorskla Poltava. Apesar de desconhecer esta equipa, não me parece que vá ter «pedalada» para contrariar o Benfica.

PS: Sonhei com o apuramento do Atlético de Madrid, com um golo de Simão no estádio dos azulejos de casa de banho, mas não é isso que vai acontecer. No entanto, pode ser que o Gilardino me dê uma alegria.

2 comentários:

  1. "mesmo com Luisão a titular" é incrível. Continue a bater insistentemente no nosso capitão é um bom incentivo para a época que se inicia. Realmente...

    ResponderEliminar
  2. Caro Cosme, penso que este jogo é interessante, mas vale o que vale, estou sinceramente mais ansioso pelo jogo da próxima semana.
    No caso de Luisão, considero-o apenas o melhor central do futebol nacional, um líder e um grande profissional, mas é apenas a minha opinião, tão válida como a tua.

    ResponderEliminar