domingo, 9 de agosto de 2009

How i wish you were here

Chegou ao fim a pré época do Benfica. Dei por mim a comprar jornais desportivos desalmadamente, a consultar páginas de internet em catadupa.Fruto de um entusiasmo que há muito me tinha abandonado. Foi bom este tempo de risos e sorrisos, de piscares de olhos, de alegria de ver 10 jogos em 30 dias. Sempre em alto rendimento.
Ontem ao ver o Estádio cheio prestando homenagem a Raul Solnado, não me consegui esquecer daqueles benfiquistas que já partiram e que sofreram por este clube, enquanto os campeonatos do porto eram ganhos nas camas dos hotéis, nas férias do México, nos quinhentos subornos de vidas.
E em que uns quantos energumenos me querem fazer crer que o facto de serem campeões branqueia toda a podridão que ergueram e que os fez perder pontos na justiça mas que os deveria ter irradiado durante anos, tal eram a gravidade dos crimes. Não esqueço. Qual traficante, que que por ser rico pensa que está limpo. Não está,o ouro das taças que brilha nas vitrines foi conquistado, por jogadores, treinadores, árbitros, prostitutas, dinheiro, agressões a vereadores e dirigentes, ameaças várias, laboratórios de doping, um presidente corruptamente certificado na justiça e que é recebido na assembleia da república com pompa e circunstância.
Lembrei-me destas pessoas pessoas que passaram por esta vergonha desportiva, que de desporto pouco tinha, em que tudo era ensaiado e planeado como se de peças de teatro se tratasse. Mas estas não tinham o humor do Raul Solnado que fez dele um meritório campeão. Eles foram vencedores só isso.
Lembrei-me que vocês partiram desta Luz para outra Luz, mas que não puderam ver estes momentos vitoriosos e bonitos, mas limpos muito limpos.

Como eu gostava de os ver aqui meus amigos!

6 comentários:

  1. Aí está o meu grande Glorioso, este ano é que vai ser!
    Sinto-me emocianada de cada vez que vejo o estádio da Luz cheio.
    Quanto ao outro clubezinho e seu dirigente a História se encarregará de repôr a verdade.

    ResponderEliminar
  2. Estimado FORTEIFEIO, é verdade que os actos crimininosos que mencionou têm sido cometidos ao longo destes 20 e muitos anos e que o alvo principal dos mesmos tem sido o nosso Benfica.
    Há porém um crime ainda maior que não foi mencionado e que foi progredindo enquanto o os ditos foram cometidos e que eu adjectivo de destruição do espectáculo futebol.
    Refiro-me aos ataques à integridade física dos jogadores, aos golos obtidos de forma elegal deliberada, aos lances que se transformam em golpes de teatro, à provocação de certos amarelos para garantir presença em certoa jogos, numa palavra todas estas manhas que estão a afastar cada vez mais espectadores dos estádios.
    O Rui Costa perguntava onde andam os 80 000 que enchiam o terceiro anel e esta tem de ser parte (grande) da resposta.
    Como nós Benfiquista embora sejamos muitos não podemos só por nós garantir justiça e temos sérias dificuldades em derrobar o sistema, podemos fazer um esforço grande para que pelo menos o nosso Benfica comece a jogar BOM Futebol irrespectivamente dos resultos, a fim de os amantes do desporto voltem aos estádios.
    Se o Benfica restituir a beleza do futebol ao futebol terá mais prestígio do que resultados cozinhados e os artistas do sistema apercebe-ae-ão que o dito corre o risco de extinção.

    ResponderEliminar
  3. Isabel

    Há muitos anos que vejo futebol e já não me lembro de ver o Benfica jogar assim. Não dúvides que se apoiarmos o Benfica, com a equipa que temos vamos certamente vencer.

    ResponderEliminar
  4. Tony

    É verdade esqueci-me de todas essas artimanhas que são feitas, o que acontece é que os esquemas são tantos que a pessoa se esquece de alguns.
    Concordo com essa base de fundamentação, se praticarmos um
    um bom futebol dificilmente perderemos os jogos, ainda que nos possam prejudicar nalguns. Quanto ao que Rui Costa disse tem muita razão de ser se o outro tinham assistências maiores este também pode encher mais vezes.

    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  5. Ainda sou muito novo. Terei tempo para ver cair esses tipos que me recuso a publicitar. Acontecerá o mesmo que ao Boavista...

    ResponderEliminar
  6. Foerteifeio ... na mouche ... também odeio batotas e provincianos bacocos que querem ser gente a qualquer preço...

    ResponderEliminar