sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sobre Gaitán e não só

Não gosto muito de me armar em “treinador de bancada”, mas gostava de dar aqui a minha opinião sobre algumas questões que me preocupam da observação que fiz dos nossos jogos.
Parece-me que Nico Gaitán, para poder acrescentar valor à nossa Equipa e justificar os mais de oito milhões pagos, terá de começar a ser utilizado noutra posição. A extremo não só não rende o máximo, porque não tem velocidade nem características de flanqueador quando a equipa ataca, como se torna mesmo um perigo para nós pela sua total inabilidade para defender – algo que Di Maria por exemplo aprendeu com o tempo, tempo que agora não temos.

Acho que a posição natural de Gaitán é a de Saviola, podendo ser uma válida alternativa nas ausências deste ou até para já como titular, dado o fraco rendimento que o génio vem demonstrando.

Essa opção levaria a que o Benfica tivesse duas duplas de avançados com características semelhantes dois a dois: Cardozo – Saviola titulares, Kardec – Gaitán alternativas (não gosto do termo “suplentes” a não ser quando aplicados a jogadores que efectivamente poucas hipóteses têm de jogar a titulares).

Já Nuno Gomes, Weldon e Jara seriam alternativas sempre que fosse necessário recorrer a jogadores com características diferentes das duas duplas referidas, mudando ou não o esquema táctico.

Nuno Gomes tem uma invulgar capacidade de entrar em tabelas a partir de trás, criando espaços para ele próprio ou um companheiro aparecerem na área a finalizar.

Weldon tem como sabemos a velocidade com e sem bola como sua principal arma, útil em jogos onde se privilegie o contra-ataque.

Já Franco Jara pode trazer à equipa uma capacidade de luta e de disputa e recuperação de bolas na zona de ataque, bem como poder de choque na área, que nenhum outro dos nossos avançados tem.

E o flanco esquerdo, então, se Gaitán de lá sair?

Em primeiro lugar, Gaitán poderia continuar a ser utilizado nessa posição sempre que o seu concurso não fosse necessário no que eu acho ser o seu lugar natural, e em jogos onde defender não seja muito importante.

Temos ainda o César Peixoto, que é uma alternativa válida se for colocado a médio-esquerdo sem que se lhe peça uma grande dinâmica; Fábio seria sempre o primeiro responsável pelo vai-vem em todo o flanco, e César ficaria como seu primeiro apoio, primeiro tampão quando defendemos, guardião das costas de Fábio quando este sobe sempre que atacamos.

E temos ainda a possibilidade de testar Sálvio na esquerda; não seria a primeira adaptação com sucesso de um destro ao lado esquerdo, como sabemos. E Sálvio é mesmo um extremo, ao contrário de Gaitán.

E para o ano espero que se recupere o Urreta. Se Jesus não gosta dele, aprenda a gostar, pelo menos o suficiente para o jogador ter oportunidade de se mostrar e podermos perceber quem tem razão, e se efectivamente o jovem uruguaio é ou não jogador para o Benfica.

Percebo que um treinador deve ter o direito de escolher com quem quer trabalhar, mas também acho que deve haver da sua parte alguma flexibilidade, olhando para os interesses globais do Clube e não se deixando arrastar por teimosia para decisões emocionais que nada ajudam os objectivos comuns.

5 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo....Tambem nao percebi o porque do emprestimo do urreta e tambem acho que o JJ conseguiria recuperar o Adu....
    Podes ser treinador de bancada mas percebes de futebol....

    Abraço


    Diogo Costa

    ResponderEliminar
  2. Concordo quando "sugeres" ao JJ a colocação/teste do Sálvio na extrema esquerda, porque, em minha opinião, o peixoto não deveria nunca sair do banco, porque é,sem dúvida, o elo-mais-fraco da nossa equipa (ele e o l.filipe)

    ResponderEliminar
  3. Nem Gaitan nem Salvio nem Martins eram ou seriam titulares a epoca passada. Nem um nem outro justificaram as apostas. Quem dispensou Urreta e contratou estes dois (um por 8 milhoes, outro custou-nos 2 milhoes pelo emprestimo de um ano) esta de parabens. Temos um meio-campo de m####.

    ResponderEliminar
  4. O Urreta também não tocaria na chicha no ano passado...

    Penso que o Gaitán será melhor no lugar do Aimar que no do Saviola.

    Tenho lido inúmeras críticas à equipa após mais uma derrota e não compreendo. Perder em casa do Lyon é perfeitamente normal. Repara que, no meio do brilhantismo da época passada, perdemos em Braga, no Dragão, empatámos em Alvalade, levámos 4 em Liverpool, perdemos no AEK e no Borisov. Este ano é notório que a equipa está pior. Qual a surpresa então?
    O grande mal disto tudo é andarmos armados em candidatos à Champions. Equipas muito melhores que nós andam lá anos e anos e nem sequer chegam às meias-finais.

    ResponderEliminar
  5. Na pré-época jogámos em 4-3-3 mais de metade dos jogos e jogámos muito bem. Jara era nessa altura titular quase indiscutível, e de repente nem contra o Arouca joga! Agora JJ insiste em GAitan na esquerda que já se viu na fazer sentido, aliás, os seus dois melhores jogos foi quando actuou na direita, embora concorde com o JTomaz que a posição de Gaitan é naturalmente a de Aimar. O bom treinador é aquele que tira o maior proveito dos jogadores que tem e não o que os tenta adaptar contra-natura à sua táctica preferencial. O ano passado JJ teve a sorte de quase todos encaixarem, tirando Ramires, mas esse adapta-se a todas as posições porque é muito acima da média. Este ano não. Tem que ser mais imaginativo.

    ResponderEliminar