segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Na galeria dos eternos...

No final da época passada, falando sobre as possíveis vendas do Benfica, disse ao João Tomaz que me preocuparia muito mais uma eventual saída do Luisão do que do David Luiz. Sempre achei que, apesar de todo o potencial do actual jogador do Chelsea, o nosso 'capitão' era o verdadeiro alicerce da defesa e que, sem ele, deixaríamos de ter alguém com sentido de liderança na rectaguarda. O David Luiz foi para Inglaterra e, três jogos depois, a ausência ainda não se fez sentir. Não sabemos como decorrerá o resto da época, mas, além da reconhecida qualidade de Sidnei, a presença do Luisão é uma das razões que permitem que a defesa esteja melhor do que em qualquer outro momento da temporada. O Luisão completou 30 anos e dei por mim a pensar que, no 11 ideal de todos os futebolistas que vi com a camisola do Benfica, o colocaria a fazer a dupla de 'centrais' com o Humberto Coelho. Admito que haja quem não concorde, mas parece-me que, nestas 8 épocas de vermelho, já fez mais do que Mozer, Ricardo Gomes, Bastos Lopes ou... David Luiz. Para não falar de Gamarra, que não esteve cá mais do que 6 meses.

7 comentários:

  1. O Ricardo só jogou cá quatro épocas mas tinha uma classe sem igual. Não consigo pôr o Luisão à frente dele.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te, Éter. Até há algum tempo, colocava o Luisão talvez em quarto lugar da hierarquia (daqueles que vi em acção, relembro; não posso falar de outros mais antigos, como Germano, por exemplo). Neste momento, já passou para o segundo lugar. Mas esta é, evidentemente. apenas a minha opinião...

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Luisão. Depois de o ter Catalogado como o pior central da história do Benfica nos primeiros 3 meses que por cá andou, foi sempre a subir, é para mim um imprescindivel, um verdadeiro capitão. Para além de defender é decisivo nos nossos melhores momentos dos últimos 8 anos, pois contribui com golos (sporting, Liverpool, Braga e ainda marcou no Dragão no ano passado).
    Quanto aos melhores centrais estou como o Eter, Ricardo Gomes era grande, um jogador de classe superior como já não se fazem.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo que não acabe a carreira cá, na galeria dos eternos já está. Para além da sua qualidade e liderança já é o estrangeiro com mais jogos no Benfica. Quanto à sua importância no clube, também partilho da ideia que frisaste no post já há bastante tempo e ainda ontem comentei com o TC, a propósito do D. Luiz, este é que me preocupava que saísse. Então no tempo em que jogavamos de forma medíocre com o Quique, quando ele se ausentava era terrível.

    Quanto ao top 11, por muito que adore o Luisão o Ricardo Gomes é de longe superior, tal como o era o Mozer, e jogaram e fizeram o suficiente no Benfica para estar no top 11 (convém lembrar as finais da Taça dos Campeões). Eu não me lembro do Humberto mas o meu pai diz que ele era fabuloso. Acho que o 4º lugar seria o mais justo para o Luisão.

    ResponderEliminar
  5. Sem desprimor para os grandes defesas-centrais aqui referenciados, gostaria de recordar o eterno Germano de Figueiredo uma estrela entre as estrelas que algures no Olimpo estará com aquele sorriso timído dizendo para os seus botões:
    Tenho um herdeiro á altura!

    P.S.Seria uma enorme injustiça não mencionar o central Aldair que apesar de ter jogado só uma época (1989/90) no S.L.B. deixou todo o perfume do seu futebol,tendo prosseguido a sua carreira na Roma onde jogou durante 13 épocas ...

    ResponderEliminar
  6. O Germano não vi jogar mas faço fé nos relatos do meu pai...
    Há uma certa tendência para sobrevalorizar o passado. Normalmente, recordamos os jogadores pela opinião com que deles ficámos.
    Ainda ontem falávamos sobre o Júlio César e o seu frango em Liverpool e o TC referiu, e muito bem, que o Preud'Homme deu vários patos...
    Por isso, e por muito que idolatre o Ricardo, sou obrigado a concordar com o Glorioso11385. Pela carreira, liderança e golos decisivos, o Luisão é, para mim, o nosso 2º melhor central de sempre.
    Estando certo que o Glorioso11385 concordará com estes critérios, espero que nunca o oiça ou leia afirmar que o Rui Costa está num dos 3 melhores onzes de sempre do Benfica...

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito do Rui Costa, foi um jogador extraordinário e pode vir a ter um papel importante na história do Benfica. No entanto, não pondo em causa o seu benfiquismo, que parece inquestionável, nunca percebi a tendência que existia, entes do seu regresso, em considerar como símbolo do nosso clube alguém que apenas tinha jogado 3 anos na primeira equipa, ainda por cima enquanto miúdo. Quanto a colocá-lo num dos melhores 11 do Benfica, apesar de não ter visto, na posição 10 ou algo semelhante, algumas vedetas, como o Senhor Coluna, não sei se entraria num dos 3 melhores. Lembro-me de João Alves, Valdo e Pablo Aimar, sem esquecer que também Diamantino e Carlos Manuel chegaram a desempenhar funções de construtores de jogo (estará a faltar alguém?). Mas o Rui Costa foi também um dos melhores.

    ResponderEliminar