quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dor, tristeza e o catedrático

Apatia, resignação, sobranceria, arrogância, incompetência. Estas são as palavras que marcam o actual Benfica na sua estrutura e enquanto clube.
Se aliarmos estas ao título do post temos o estado do nosso clube no seu todo.
Não há muito mais a dizer, as forças impedem um raciocínio lógico e coerente e o alongar na escrita pode resvalar para o insulto fácil e quiçá injusto, mas não consigo deixar de dizer algo que desde o final do jogo de ontem não me sai da memória: A carta em branco que foi passada por muitos Benfiquistas no inicio desta época perante os sinais evidentes de descontrolo emocional.

8 comentários:

  1. patriarca disse:

    De facto isto há muito que ultrapassou o razoável, mas os Benfiquistas uns fazem que está tudo bem, outros sabendo que a coisa está mal faz de conta que corre razoavelmente e os outros que querem a TODO o Custo fazer daqueles parvos, afirmando que se o Benfica está assim é por isto ou aquilo, mas NUNCA dizem a verdade aos Verdadeiros Benfiquistas e é nisto que está o Benfica actual, embora os Benfiquistas Verdadeiros há muito que estão DESENGANADOS.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião o nosso principal problema é a fruta. Sabemos como o sistema funciona, e ninguém é capaz de o parar. dizem que é a mais velha profissão do mundo, e ninguém a conseguiu ainda extinguir.

    E por causa desse factor, todos os nossos jogos nacionais começam de 11 para 15. E isso já nem é só entre portas, se olharmos para trás e virmos algumas arbitragens que tivemos este ano na Europa, eu diria que o Vieira devia era ter posto detectives atrás das equipas de apitagem.

    Mas se querem discutir o JJ, então vamos lá:
    O gajo não é o melhor treinador do mundo, e depois? Tem direito ao seu errozinho de quando em vez, embora nós agradeçamos que não os gaste com a lagartagem e com os corruptos (principalmente com estes!!!). E este ano com a lagartagem até nem correu mal: 3j, 3v (o pleno!)

    Mas OK, despeça-se o homem. E quem vem a seguir? Um estrangeiro que leva dois anos a adaptar-se e em Janeiro já está com os patins destinados?
    Ou um português? Qual? Há treinadores portugueses com algumas provas dadas (digo ganhas, mas que não tenham sido ganhas à custa da fruta!) e que ao mesmo tempo não sejam também "amigos" do corruptor-mor?
    Assim de repente só vejo o Álvaro Magalhães, o Humberto, ou talvez o Mozer (este é meio tuga). Haverá mais?

    ResponderEliminar
  3. Descontrolo emocional... Não poderia concordar mais com esta classificação. O clube está perdido no meio de si próprio. O que eu não entendo é qual a razão desse desnorte. Têm tudo a seu favor... Adeptos que não os abandonam, finais para ganharem, jogadores capazes de o fazerem, ordenados em dia, condições extraordinárias de trabalho... o que falta?

    ResponderEliminar
  4. Estes comentários são maravilhosos. Eu gostava de os ter ouvido aos 62 minutos de jogo.
    O onze foi bem escolhido, entrámos com a atitude certa. Tínhamos 2 golos de vantagem eles que corressem atrás do prejuízo. Na primeira parte duas claríssimas oportunidades de golo para nós (Javi Garcia e Cardozo) e uma para eles porque o Jardel escorregou. O domínio de posse bola era avassalador.
    Revejam a segunda-parte do jogo e vejam como o Xistra (ao melhor estio do Jorge Sousa) inclinou o campo ao não permitir que atacássemos não assinalando de forma sucessiva as infracções dos defesas contrários sobre os nossos jogadores permitindo-lhes sempre jogadas em contra-ataque e consequentemente ir enervando a nossa equipa. O melhor exemplo o 3º golo deles precedido de um claro derrube a Saviola.
    A dualidade de critério disciplinar. O Rodriguez quantas vezes devia ter sido expulso. O segundo golo off-side. Dou de barato que a g.p. possa não existir mas tivesse havido verdade dentro de campo e nunca dela precisaríamos.
    Realmente o melhor é passar por cima destes “pormenores” e culpar o treinador e a direcção.

    ResponderEliminar
  5. Os benfiquistas no seu melhor... quando se ganha e se dá grandes cabazadas, "o Benfica é o maior e tenho muito orgulho em ser benfiquista"... quando as coisas começam a correr mal, arrumamos camisolas, cachecóis e tudo o que tiver a ver com o Benfica e vestimos a pele de velhos do restelo... é do melhor...

    ResponderEliminar
  6. MLeal, acho que o melhor mesmo é não culpar ninguém. E fazer de conta que as humilhações a que os benfiquistas tem sido submetidos nos últimos anos, não existiram. Vamos todos fazer uma espécie de revisionismo histórico. Nada disto se passou. Não levamos 5-0 no Dragão, não permitimos que eles festejassem na Luz, não fomos eliminados no nosso estádio. Nada disto se passou. Para benfiquistas como o MLeal, talvez mais lúcidos do que os outros, a culpa nunca é da direcção, dos dirigentes, de quem quer que seja. A culpa será do sistema, da fruta, da corrupção e de mais não sei o quê. Bravo. Benfiquistas, pelo menos os que escapam a esta lógica vieirista de anestesiar os adeptos, unam-se e façam qualquer coisa. Podemos não ser a maioria, nesta altura, mas está na altura de alguns eruditos da blogosfera perceberem que não somos todos parvos. E crentes.

    ResponderEliminar
  7. João Pedro

    Todas as opiniões são respeitáveis, a minha tanto como a sua. Sem recurso ao discurso do tipo "mais lúcidos" ou "eruditos" lhe digo que eu só darei prioridade à critica interna depois de constatar que concorremos em pé de igualdade com os nossos adversários, e que os nossos erros são mais decisivos que as condicionantes que nos são impostas. Infelizmente á muitos anos que tal não acontece. E apesar de tudo o ano passado ainda tive oportunidade de ver a mais fabulosa equipa do Benfica desde 1982-83. O treinador era o mesmo tal como o presidente.
    Quanta à época em si escrevi a 7 de Dezembro o seguinte post
    http://pelicanobenfica.blogspot.com/2010/12/mais-um-grande-campeonato.html
    E depois dessa data nada mudo os casos continuaram a somar-se e sempre a favor dos mesmos.

    ResponderEliminar
  8. Resumindo o apelo do MLeal: NÃO AJUDEM A BRANQUEAR o roubo contínuo desta época e a podridão que o desporto em PT vive desde 1982.

    Dar os parabéns é BRANQUEAR. Falar em mérito é BRANQUEAR. No ano passado vencemos sem espinhas e só ouvimos de fora "túneis, túneis, túneis!", quando nós é que fomos agredidos em BRAGA e depois na nossa própria casa começam a destruir a manga e a bater no(s) steward(s). E depois ainda fazem o xito na FPF para despenalizar o romeno labrego e o esteróide com pernas.

    NÃO AO BRANQUEAMENTO. CHEGA DE DAR A OUTRA FACE, SFF!!!

    ResponderEliminar