terça-feira, 14 de junho de 2011

Indefinição a 8 dias

Estamos a 8 dias do 1º treino da época 2011/12, para mim este dia funciona como barómetro, é um indicador como qualquer outro sobre o rumo dos acontecimentos. Gosto que esse dia seja encarado com profissionalismo e gosto muito que o plantel esteja definido (não digo fechado mas perto de). Neste momento conto 41 jogadores no plantel. Espera-se a entrada de um central (afigura-se Dede) e o jornal “ojogo” fala com insistência na possibilidade da entrada de Danilo (visa colmatar uma lacuna identificada com a saída de Ramires). Coentrão deverá sair e entrar outro jogador para o seu lugar havendo a possibilidade do negócio originar a entrada de mais um jogador. A confirmar-se tudo ficaremos com um plantel de 43/44 jogadores o que é um perfeito exagero. Deste número identifico de forma rápida e fácil 14 jogadores para saírem (empréstimo e/ou venda) que importa resolver nos próximos dias, ainda assim restam 29/30. Não creio que JJ queira trabalhar com este n.º, admito que possa ficar com 26 e nestes três ou quatro que poderão sair estará o perigo.

Da formação do plantel que podemos aferir neste momento, parece-me que está iminente uma alteração no sistema de jogo. A evolução para um 4-3-3 em detrimento do actual 4-1-3-2, só assim faz sentido a saída de Airton e a contratação de Matic. Neste contexto Saviola perde espaço e poderá ser uma peça importante a sair, sendo que tenho um feeling que outro jogador que poderá sair chama-se Carlos Martins (um erro tremendo na minha opinião), ficando em aberto um terceiro jogador – Nuno Coelho (não entendo a contratação); Ruben Amorim (se não apresentar condições físicas e assim já entendo o Nuno Coelho); Nelson Oliveira ou Rodrigo (se o sistema for o tal 4-3-3 é aceitável); Aimar (infelizmente parece-me que existem possibilidades).

Temos cerca de uma semana para resolvermos estas indefinições, não é muito tempo mas na minha opinião seria de vital importância que dia 22 se apresentassem no máximo 29/30 jogadores dos quais pelo menos 25 constituirão o plantel para lutar pelo título.

Plantel: Moreira; Júlio César; Roberto; Artur; Maxi; Wass; Fábio Coentrão; Carole; Luisão; Jardel; Miranda; Miguel Vitor; Leo; Dede(???); Fabio Faria; Javi Garcia; André Almeida; Ruben Pinto; Ruben Amorim; Nuno Coelho; Miguel Rosa; Danilo (???); Matic; César Peixoto; David Simão; Carlos Martins; Aimar; Gaitan; Bruno César; Filipe Menezes; Nolito; Perez; Fernandez; Balboa; Cardozo; Saviola; Kardec; Jara; Mora; Rodrigo; Nelson Oliveira; Derlis G; Nuno Gomes.

5 comentários:

  1. A minha previsão sobre o plantel 2011/12:

    GR: Artur, Moreira, Julio César
    DD: Maxi, Wass
    DE: Carole, Makonda ou Canella ou J.Angel
    DC: Luisão, Miguel Victor, Jardel, Garay e Dede;
    Meio campo defensivo: Javi Garcia, Danilo,
    Matic ou C. Peixoto, Ruben Amorim ou Oriol Romeu ou N. Coelho;
    Ala esquerda: Gaitan, Nolito, D.Simão
    Ala direita: Sálvio ou Sarabia, Enzo Perez, Urreta
    Meio campo ofensivo: Aimar, Bruno César, Carlos Martins,
    Avançados: Cardozo ou Ruiz, Saviola, Mora, Rodrigo, Jara, Uche

    Enfim, será um plantel com cerca de 30/31 jogadores, que permitirá uma gestão nas várias competições da epoca e que oferece alternativas de excelente qualidade para jogar em 4-4-2 ou em 4-3-3, de forma mais ofensiva ou defensiva, consoante o adversário.

    ResponderEliminar
  2. 3: Artur, Roberto e Moreira
    8: Maxi, Wass, Luisão, Miguel Vitor ,Jardel, Carole + 1 DEFESA CENTRAL + 1 DEFESA ESQUERDO
    8: Javi, Ruben Amorim, Bruno César, Aimar, David Simão e Carlos Martins + GAGO (Incluído na saída do Fábio) + DANILO
    4: Gaitan, Nolito, Urreta e Enzo Perez
    5: Cardozo, Saviola, Jara, Mora e Rodrigo

    Total: 28 Jogadores
    Entradas: 14, dos quais 4 são regressos

    Emprestamos a equipas da primeira liga: Roderick, Nelson Oliveira e Miguel Rosa.
    Guia de marcha para nunca mais voltarem: Felipe Menezes e César Peixoto

    Carrega Benfica, rumo ao 33º Titulo!

    ResponderEliminar
  3. O Derlis Gonzalez só vem pro ano quando fizer 18.

    ResponderEliminar
  4. Isto só prova que é urgente o Benfica voltar a ter uma equipa B que é para colocar os jogadores "excedentários" a rodar e serem chamados à primeira equipa caso se justifique, como faz o Barcelona.

    ResponderEliminar
  5. Qual a razão de tanta agressividade no mercado, por parte do Benfica?

    Por um lado, há jogadores que decepcionaram e não demostraram qualidade para serem segundas escolhas. Outros, tendo qualidade, "derraparam" na atitude e no comportamento que um jogador profissional deve ter num clube como o Benfica, prejudicando o próprio desempenho e o da equipa. Seria errado, mas bem mais fácil, culpabilizar o treinador pela má gestão da equipa nas várias frentes competitivas. Ser exigente implica opções duras como é o caso para vários brasileiros, que tendo qualidade não mostraram a ambição e profisionalismo necessários. Nestes casos a solução só poderá ser uma: emprestar, para que olhem para a situação da sua carreira com outro olhos. Os que regressarem, virão para somar, como aconteceu com o Coentrão.

    Por outro lado, sem contar com os jogadores que pela pressão do mercado deverão sair do clube (Sálvio/Coentrão), há ainda vários jogadores que pela maturidade terão de ser substítuidos. Depois de Mantorras, N. Gomes e Weldon, põe-se os casos de Saviola e Aimar, cujos custos salariais são significativos.

    Por último, são vários os jogadores que têm boas probabilidades de receberem propostas aliciantes caso façam uma boa temporada. São os casos de , C.Martins, J. Garcia, Cardozo ou mesmo Maxi Pereira.

    Pela experiência recente, são raros os jogadores que entram de estaca num clube desta dimensão e agarram o seu lugar superando as diferenças competitivas relativas a campeonatos diferentes. Um bom exmplo disso foi o Ramirez. A maioria,mesmo tendo qualidades excepcionais demoraram vários meses a adaptarem-se como sucedeu Gaitan, Jara ou Sálvio, e ainda Di Maria ou D.Luiz que só após duas épocas mostraram todo o seu valor.

    Pelo exposto,creio que para ter jogadores que conheçam a exigência do clube e o ritmo da europa, o Benfica não pode limitar-se a pensar nas necessidades imediatas época após época. Comprar jovens de qualidade antecipadamente, significa ter mais opções, maior segurança quando forem introduzidos na equipa e sobretudo, significará poupar dinheiro,pois jogadores como Danilo, Uche, Mora ou Rodrigo, podem ver a sua cotação disparar no espaço de um ano ou dois anos, tornando-se incomportáveis para o Benfica.

    ResponderEliminar