terça-feira, 1 de maio de 2012

Lucidez


Não existe qualquer regra que diga que a liberdade, qualidade e isenção de opinião sobre um presidente depende do tipo de voto que exercemos. Também seria fácil dizer que quem vota em branco defende que o poder caia na rua, ou procura o conforto de poder sentir-se o único com direito a opinar sobre qualquer candidato.

Eu também reconheço a LFV muitos méritos na gestão do Benfica, sem dúvidas ou insinuações. Quanto ao seu “Mundo Empresarial ou património pessoal” julgo ser assunto sem interesse neste fórum mas acredito que toda a sua vida deve ser das mais escrutinadas neste país e se algo nubloso existisse todos os dias haveria jornalistas, paineleiros e demais servidores do famoso sistema a lembrar-nos.
O trabalho de LFV no Benfica na minha modesta opinião nunca estagnou e pergunto qual seria o clube com tão poucos títulos ganhos que aguentaria todos os anos ser tão competitivo em todas as modalidades e paralelamente ver o seu património renovado e aumentado. Nunca o vi preterir o clube em benefício dos negócios pessoais, mas fico sempre á espera que mo provem mas não através de o célebre “ouvi dizer” ou li num jornal do grupo Cofina. Logo sou levado a concluir que afirmar que essa prática é uma evidência é de todo abusivo. Não tenho um aparelho que messa o amor de cada um ao clube ou a necessidade de protagonismo. O que me impossibilita de negar o afirmado, mas o seu valor dessa possibilidade é interpretativo e não factual. Em relação aos “resultados desportivos sobejamente e tristemente conhecidos” pergunto quem fez melhor num passado recente, com tantas fogos para apagar e com tantos condicionalismos para enfrentar.
Temos de ser intelectualmente justos quando analisamos uma pessoa. Eu não tenho dúvidas que a história irá colocar o Luis Filipe Vieira como um dos mais importantes presidentes do Benfica de sempre, com o valor acrescido da ausência de muitos títulos no futebol.

- Restitui a credibilidade ao clube.
- A preocupação permanente na preservação da memória do clube.
- A recuperação humana dos nossos heróis.
- O ecletismo.
- O Novo Estádio.
- Os novos pavilhões.
- O Centro de Estágio
- A TV Benfica.
- O nº impressionante de 250 mil sócios num clube com tão poucos títulos.


Nota: para a gente pequena que sempre procura descobrir nas palavras a maledicência e a mesquinhez, aproveito para afirmar que sou amigo do TC e há muitos anos somos vizinhos de cadeira no nosso Estádio. Assim continuará no futuro, haja saúde e dinheiro porque amor ao Benfica ambos temos de sobra.

5 comentários:

  1. Deves estar a brincar comigo.Aonde estava e eatá o Presidente que não o vi em Vila do Conde?Pois eu vou votar em branco caso não apareça alguém credível.Após o golpe estatutário deverá ser mais difícil mas espero que apareça alguém para não ter que votar em branco.

    ResponderEliminar
  2. Caro MLeal,

    - Restitui a credibilidade ao clube. Quem fez isso foi Vilarinho. Ele simplesmente não destruiu o que foi feito desde 2000.
    - A preocupação permanente na preservação da memória do clube. Tanto que se metem mentiras no site, nomeadamente a que lhe atribuia a construção do estádio no primeiro mandato. E como estas muitas outras.
    - A recuperação humana dos nossos heróis. Muito Bem.
    - O ecletismo. Enbora com alguns erros de casting, Muito Bem.
    - O Novo Estádio. Com o seu impulso. Pessoalmente preferia a renovação da antiga catedral, mas não posso deixar de lhe dar o mérito.
    - Os novos pavilhões. Idem
    - O Centro de Estágio.
    - A TV Benfica. Que está transformada em Vieira TV tal o lambe botismo que por lá grassa. Por acaso sabe o que aconteceu ao José Carlos Soares ou ao Alberto Miguéns e António Melo?
    - O nº impressionante de 250 mil sócios num clube com tão poucos títulos. As campanhas de markting do KIT são muito boas, sendo a idea do KIT genial em termos comerciais. Mas a campanha de que o Benfica está de muito boa saúde é mais importantes para o crescimento da base de sócios.

    A sua fortuna pessoal cresceu vertiginosamente desde que chegou ao Benfica. Não digo que roube o clube, pois sei que não o faz, mas aproveita muito todas as portas que o cargo que ocupa lhe abre. Em muitas alturas dos seus mandatos, estava mais preocupado com negócios pessoais (ver o que se passa actualmente) do que na defesa do clube.

    Mas para mim, aparte tudo o que referi, o que me custa mais é a completa delapidação dos valores do clube. Dissessem a sócios de há 50 anos que apoiariamos corruptos para cargos de poder e chamariam-nos loucos. Dissessem a sócios de há 50 anos que teriamos presidente e membros dos órgãos sociais a insultar publicamente Benfiquistas e chamariam-nos de mentirosos. Enfim, é o Benfica que temos.

    Na realidade, para se perceber se Vieira serve ou não serve, é apenas necessário que se pesem os prós e os contras. Muitos acreditam piamente que os prós superam em muito os contras. Espero que tenham razão e eu não.

    ResponderEliminar
  3. O que eu gostava mesmo era que o Sr. LFV mostrasse que realmente tem o poder nas mãos e que não assinasse com a Olivedesportos! Isso é que eu gostava de ver!

    ResponderEliminar
  4. Achar que a História irá reconhecer Vieira como um dos presidentes mais importantes, depende do que cada um valorizar.
    A parte empresarial ou a parte desportiva. Eu prezo acima de tudo a génese que esteve na origem do Clube - DESPORTIVA!
    E aí, Vieira, com as facilidades e com o tempo de vigência de que dispôs, demonstrou muito pouco, pouquinho mesmo.
    Condicionalismos? Fogos para apagar? Quais? O homem gastou milhões em compras de contentores de jogadores medíocres e que nos criou um passivo que não sei como irá ser pago...
    Fez... Construiu... O Benfica, antes de Vieira já tinha estádio. O Benfica, antes de Vieira já tinha pavilhões. O Benfica antes de Vieira já tinha espaço para o Centro de Estágio.
    O Benfica antes de Vieira, tinha piscinas olimpicas.
    O Benfica antes de Vieira tinha 11 ONZE cortes de Ténis.
    O Benfica antes de Vieira, não era gozado nem roubado como agora.
    O Benfica antes de Vieira, não tinha passivo. Mas hoje, pelo menos nesse item é "rico".
    O Vieira e seus acólitos, em vez de camisolas vêem cimento.
    O Vieira e seus acólitos, em vez de valores desportivos vêm valores empresariais.
    Eu quero lá saber de paredes... O que deu nome e grandiosidade ao Benfica foram as vitórias desportivas, não foram as virtudes empresariais. Os tempos mudaram, mas o Benfica mantém-se como clube desportivo e é isso que eu quero que continue a ser.

    ResponderEliminar
  5. La vem a defesa do papa,para o ano vamos estar outra vez aqui a ver o mesmo filme,o home alone,sabem aquele filme que passa todos os anos no natal?Este passa em meados de abril ou maio mas é igual...enfim, tudo isto é triste,eu vou te dizer qual é o problema ou um dos problemas no Benfica, DESCONFIANÇA! JJ é um bom treinador?é!,do melhor que por ali passou nos ultimos 20 anos,so que....é amigo do pinto da costa..nao sabemos quais as suas reais intençoes etc....Lfv tem meritos?Tem.....Só que.....e pronto ja estao a ver o filme

    ResponderEliminar