quinta-feira, 11 de junho de 2009

Deselegante mas Inteligível ... a bem do Benfica

No meu entender a antecipação de eleições garante estabilidade numa nova época que se inicia e evita uma campanha centrada na tabela classificativa do campeonato nacional de futebol. Os críticos da direcção desejavam que se mantivesse a data de Outubro e de preferência com a manutenção de Quique no lugar de treinador. Não por razões racionais mas por acreditarem que em caso de um mau inicio de temporada as probabilidades de ganharem as ditas seriam mais elevadas.

Fico preocupado quando vejo alguns benfiquistas a atribuírem ao acto da antecipação de eleições (deselegante mas legal) um peso decisivo para retirarem o apoio à actual direcção mas ignorarem ou relativizarem o vazio de quem se propõe fazer melhor. Eu recordo que para correr com um presidente vigarista foi preciso mentir na campanha eleitoral (a vinda do Jardel). E não recordo ninguém se ofender ou criticar o recurso a estas habilidades. Recordo também que no mesmo acto eleitoral o maior herói do nosso clube, o Eusébio, quebrou a sua “diplomática e recomendável isenção” e também aí ninguém se indignou. E ainda bem que assim foi porque o interesse do clube era mais importante que o cumprimento das regras das boas maneiras. Eu como no passado também não critico a decisão tomada porque acredito que as eleições em Julhos são incomparavelmente mais benéficas para o clube do que em Outubro.

Como já explicou e bem o tnlemos num post anterior não se ouve a ninguém nos diferentes movimentos ou candidatos a candidatos da oposição uma alternativa ao actual modelo de gestão do clube. Eles apenas são especialistas em dizer mal ou a prometerem aquilo que ninguém pode garantir que são as vitórias no futebol.

A actual direcção não cometeu nenhuma ilegalidade. É um acto mais legítimo do que recorrer a um parecer jurídico para contornar os estatutos do clube de modo a poder viabilizar uma candidatura à Presidência. O argumento da falta de tempo não é válido, à muita que a oposição anda em campanha. O Bettencourt no Sporting em período idêntico organizou uma lista, fez uma campanha e ganhou umas eleições. Para tal bastou a credibilidade do seu bom-nome. Veremos o tamanho do reconhecimento do bom-nome dos actuais opositores.

p.s. os nossos pseudo-notáveis parecem alguns barões dos nossos partidos políticos só gostam de ir a votos com a certeza da vitória. O Benfica não precisa desta gente. Dediquem-se à política.

p.s para aqueles que temem criticar o Rui Costa e tentam fazer um “ponte” sobre uma possível coexistência pacifica entre ele e José Veiga cito-vos parte da entrevista por ele concedida ao jornal “A Bola” edição de 11-07-2009

“Pergunta – Já houve várias pessoas da chamada oposição a afirmar que o Rui Costa seria compatível com José Veiga…

Resposta Rui Costa – Há muita gente que acredita em milagres! É uma opção de vida.”

13 comentários:

  1. “Pergunta – Já houve várias pessoas da chamada oposição a afirmar que o Rui Costa seria compatível com José Veiga…

    Resposta Rui Costa – Há muita gente que acredita em milagres! É uma opção de vida.”


    Provavelmente não ouviu a entrevista do Rui Costa à RTPN...É que nessa entrevista ele não disse isso...


    JR

    ResponderEliminar
  2. Por muito que discorde desta atitude, no momento do voto há que optar pela melhor solução.
    O problema, para o LFV, é que a antecipação das eleições pode ter sido a gota que fez transbordar o copo na mente de muitos indecisos.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Caro JR, à noite, em entrevista a Carlos Daniel, na RTPN, a questão da Bola repetiu-se e a resposta foi exactamente a mesma. Rui Costa, quando confrontado com as suas declarações ao jornal A Bola, confirmou-as, e quando instado a colocar definitivamente uma pedra sobre o assunto, não hesitou:

    Carlos Daniel: Quando alguém vaticina que no futuro, um dia, Rui Costa poderia trabalhar com José Veiga... Rui Costa não tem falado muito... Hoje há uma declaração sua, lacónica... Que até foi ao lê-la que me lembrei de lhe fazer esta pergunta, quando diz, no jornal A Bola, que «é preciso um milagre» para que isso aconteça. É mesmo preciso?
    Rui Costa: Está n'A Bola, está no jornal. E isto porque... Essencialmente, porque nunca foi dito nem por mim nem pelo José Veiga, portanto, foi dito por alguém... Resta saber com que interesses é que isso foi dito.

    Carlos Daniel: PORTANTO, Rui Costa mantém essa hipótese à distância...
    Rui Costa: Sim, claramente.
    (Nota: Retirei esta parte de um blog "Forum Benfica")

    A questão que poderá pairar é em que sentido foi utilizado o termo "à distância" pelo CD, ou ainda mais importante, como foi entendida pelo RC. Caso seja necessário posso por aqui o link do video do youtube, mas eu entendi que na resposta à primeira questão, RC confirma as afirmações efectuadas à A Bola, e posteriormente reforça que é uma hipótese muito remota, muito afastada da realidade.

    Só quem consegue dizer "Desta água não beberei..." pode considerar que RC ao ter estas afirmações menciona que não se importa de trabalhar com o JV. Eu julgo que o RC foi politicamente correcto ao confirmar esse "Não"...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo

    Por outras palavras disse exactamente a mesma coisa sublinhando a enorme distancia que o separa de José Veiga. E recomendo a todos o visionamento da entrevista e não a ler as afirmações do pasquim "JN" que deturpa e falseia as palavras do Rui Costa.
    O nosso Director Desportivo nessa mesma entrevista entre outras considerações assumiu o seu papel principal em tudo o que diz respeito ao futebol do Benfica. Ficando claro que nunca estaria disposto a ser um fantoche nas mãos de LFV como tantos gostam de afirmar.

    E se fizermos um esforço de memória não muito grande à pouco mais de um ano o Rui Costa (á data jogador) teceu o seguinte comentário sobre as declarações de José Veiga que visavam Luis Felipe Vieira:

    “O balneário dá pouca importância a quem não está cá dentro e se quer aproveitar disso. Dá mais importância a quem está e luta pelo clube. O presidente sempre esteve com a equipa. É lamentável que as pessoas saiam e gostem de cuspir no prato onde comeram”

    Rui Costa 11-Janeiro-2008

    João Tomaz

    Ficarei estupefacto caso sejam muitos aqueles que valorizem mais o acto criticável (mas legal) de antecipação de eleições do que o futuro do clube.
    A alternativa existente à actual direcção não tem qualquer ideia, modelo, projecto para o clube. Limita-se a dizer mal e a prometer vitórias no campeonato de futebol sénior. PURA DEMAGOGIA.

    ResponderEliminar
  6. As pessoas convivem mal com quem mostra ostensivamente que está agarrado ao poder.
    Quanto à alternativa existente, é verdade que não lhes ouvi, até ao momento, qualquer "ideia, modelo, projecto para o clube" mas, sinceramente, gostava de ter tempo para, no mínimo, ouvir.

    ResponderEliminar
  7. João

    É tão legítimo pensar que o que está por trás da antecipação das eleições é perpetuação do poder com pensar que é a defesa intransigente dos interesses do Benfica como tão bem o Rui Costa explicou na entrevista de ontem.

    Quanto à falta de tempo discordo. As actuais alternativas à muito que andam em campanha e nunca mostraram qualquer vontade em se afirmarem pela positiva. Preferindo sempre a critica fácil em vez de apresentarem um modelo de gestão alternativo ao da actual direcção.

    O meu maior desejo no dia 3 de Julho era poder afirmar não saber em quem votar dada a excelência das propostas a sufragar. Infelizmente até à data de hoje e durante toda a história do LFV na presidência nunca ouvi de ninguém do Universo Benfiquista apresentar um caminho diferente.

    Repito para que percebam melhor as minhas opiniões, incondicionalmente estou apenas com o Benfica e mais ninguém.

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo, até ao momento não se vislumbraram alternativas com ideias. A questão é que, de acordo com o movimento, o seu fim era mesmo o de debater um futuro, necessariamente diferente, para o Benfica e daí emergir uma candidatura.

    Sabes bem que estou à vontade para opinar neste assunto porque a minha posição de princípio é tendencialmente a favor da recandidatura do LFV mas, neste momento, não disponho de dados que me permitam concluir se a intenção do movimento era, ou não, sincera e o mínimo que se deve fazer é, à partida, acreditar que sim.
    Nesse sentido, teria sido útil que esse grupo de benfiquistas pudesse debater o Benfica e apresentar as suas propostas.
    Agora, sabemos que não há tempo e ficaremos sempre na dúvida se iria, ou não, ser produzida alguma contribuição positiva.
    Relativamente à legitimidade do acto, penso que foi feita uma instrumentalização dos estatutos. Com que fim, não estou certo, mas acredito mais que tenha sido algo do género do presidente estar farto de ser criticado e, assim, abreviar a questão sendo que, convenientemente, minimizou, no seu entender, as chances de ser derrotado, o que não é bonito...

    ResponderEliminar
  9. Caro MLeal,

    Lê bem o que o João te diz, pois ele está bem lucido relativamente às opiniões dos que têm um minimo de testa e que estão contra estas eleições. Eu revejo-me no que o João escreve é exactamente o que eu penso e acrescento, julgo que LFV continua a ser a melhor solução, infelizmente continua, mas não desta forma.
    Arrisco ainda a dizer o seguinte:
    - Estas eleições não legitimam o futuro presidente (no caso de LFV ganhar), se os resultados se mantiverem podes crer que o barulho será ensurdecedor e para o ano haverá novas eleições. Espero enganar-me mas a ver vamos.

    ResponderEliminar
  10. TC

    Sejamos objectivos. Existem umas eleições. A legitimidade de quem as vencer é idêntica. São os sócios que a atribuem. Eu não me diminuo nesse papel.

    "Infelizmente o LFV é a melhor solução"

    Se o Presidente é tão mau assim porque será que continua a ser o melhor? Deixou de ser apetecível o lugar de Presidente do Benfica?
    Nas eleições anteriores nem um candidato se apresentou. Nestas até à data de hoje temos o que temos? O que se passa afinal? Tantos anos de LFV com tantos erros e ninguém de entre os "pseudo-notáveis" está disposto a dar a cara pela mudança. Fosse eu uma dessa figuras de "enorme prestigio" e acreditasse no mau desempenho da direcção seria o primeiro a erguer a minha voz e a apontar um outro caminho.
    Os verdadeiros bons vão a votos em quaisquer circunstancia sem medo de perderem. (Não é o que os críticos da actual direcção dizem sobre o futebol. Que temos de ganhar mesmo contra 14.)

    Este abstencionismo dos "eleitos" é revelador do seu ser e do pouco interesse e paixão pela vida do clube.

    ResponderEliminar
  11. A Gloriosasfera tem agora um endereço próprio: www.gloriosasfera.com

    Obrigado por divulgar.

    ResponderEliminar
  12. A questão das alternativas que não aparecem tem muito a ver com o posicionamento dos Benfiquistas. Neste momento existem muitos que apelidam qualquer opositor de anti-benfiquista. As posições estão extremadas e acima de tudo nebulosas. No tempo do Vale passou-se algo parecido, existia um grande bloqueio ao aparecimento de alguém, motivado por fervorosos Benfiquistas que não viam ou não queriam ver.
    Atenção: Não comparo o Vale com o LFV, o trabalho de ambos não é comparável, mas a atitude em termos de lidar com a oposição e crer poder é muito similar.

    ResponderEliminar
  13. Amigos

    Já agora, qual é o caminho desta Direcção?
    Se alguém puder explicar, agradeço !!

    ResponderEliminar