quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eleições

Em primeiro lugar, gostava de apelar a todos os Benfiquistas que não se deixem levar pela ilusão de "sondagens" e não pensem que não vale a pena ir votar porque o resultado já está decidido, mais voto menos voto. Um resultado eleitoral nunca está decidido antes de umas eleições, e todos os votos são importantes. Portanto, amanhã, vão lá e votem. Por favor.

Em segundo lugar, lamento a generalizada falta de nível da campanha eleitoral, de parte a parte, com afirmações e acusações indignas e não fundamentadas de parte a parte. Se da parte de Vieira esse foi um aspecto seu que sempre me desagradou, o juiz Rangel não demonstrou ser melhor. Por aí, estamos conversados.

Finalmente, apesar de alguma vontade de votar em branco, vou votar Vieira. A Lista B assusta-me, e não quero que ganhe. Assusta-me terem aparecido a duas semanas das eleições, vindos do nada (há três anos as várias oposições, de bruno carvalho ao BVV, apareceram, falaram, mostraram-se antes; agora não). Asustam-me as incógnitas, a falta de projecto concreto, as acusações sem provas (da parte de um juiz, é ainda mais grave), e a ideia de que se ganhaseem ao fim de dois meses metade do elenco já se teria demitido, porque nada os une a não ser a vontade de derrubar Vieira.

Por outro lado, lembro-me da obra feita: o excelente complexo despotivo e comercial, com dois pavilhões, etc, sem paralelo em Portugal. O renascer das modalidades de pavilhão; o renascer das equipas de atletismo, fortemente alicerçadas na formação. A recuperação financeira e da imagem e credibilidade do Benfica.

Do outro lado da balança, temos os erros de comunicação constantes; o apoio ao nandinho e ao pereira da arbitragem, por manifesta incapacidade de criarmos e alimentarmos uma alternativa; as amizades com o salvador de braga e o oliveirinha. Tudo coisas arrepiantes, concordo.

A decisão não é fácil, mas entre um caminho que conheço, apesar dos erros, e um salto no escuro, prefiro continuar no caminho, continuando também modestamente a contribuir para a sua melhoria, a denunciar o que acho estar errado, aqui neste blogue, como já o tinha feito na Tetúlia Benfiquista antes, sempre que puder, onde puder.

Se a Lista B é essencialmente anti-Vieira, a sua campanha levou-me à posição contrária - voto Lista A porque me tornei, em duas semanas, anti-Rangel.

Voto Vieira - mas não lhe passo um cheque em branco.

13 comentários:

  1. Dos posts mais lúcidos e com mais bom senso que li nos últimos tempos. Os meus sinceros parabéns!


    ResponderEliminar
  2. Se o Vieira ganhar amanha, sugiro que vás festejar para o Marquês.
    Não terás oportunidade de voltar lá tão cedo, e certamente saberás disso. Apenas te conformas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ghost, não te cansas de escrever xaxadas?
      O Rangel que nem sabe o que é um clube e só da argoladas cada vez que fala é que é sinónimo de vitórias.

      FGR

      Eliminar
  3. Até te oferecerem um tacho como aos os outros blogs, depois mudas de ideias.Agora fora de brincadeira .Louvavel a tua a atitude e raciocinio.Entregar o clube a um grupo de para quedistas .Deus me livre.
    Um juiz para presidente do benfica ,so de fosse o espanhol garzon agora esta meialeca .sinceramente
    Karim

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo.

    Repare-se na mentira de hoje do Rangel. Veio dizer que o LFV iria rasgar o contrato com a olivedesportos o que não é verdade já que ele não disse nada disso. E claro que já está a exigir a demissão se ele não rasgar. O que o LFV disse foi apenas que o contrato não seria renovado. Por isso é que a candidatura de um juiz mentiroso me deixa muito assustado. Pelo Benfica e pelo país!

    Disse o Rangel "É uma trapalhada relativamente aos direitos televisivos. Rasgam o contrato agora à beira das urnas com a Olivedesportos. Agora parece que já não é bem assim, uns jogos são na Sport Tv e de vez em quando na TV Benfica".

    Ainda bem que o Rangel vai processar o LFV. No tribunal e por muito amiguinhos que lhe sejam os juizes vai ser muito fácil provar as mentiras do Rangel!

    ResponderEliminar
  5. Vou ficar ansiosamente à espera que, em alguma eleição futura - isto se por ventura no futuro continuarmos com eleições democráticas no clube, porque, ao que tudo indica, a mesma já não existe (ou muito pouco) - que seja criada uma lista com Administrados da Edifer, Mota Engil entre outros para ao menos excelermos nalguma modalidade em Portugal. Pronto, que seja da construção. Eu cá, já não gosto de futebol.

    ResponderEliminar
  6. Caro benfiquista, é tão fácil desmantelar qualquer discurso de apoio à lista A e/ou confronto à lista B. Mas é fácil porque quem vota na continuidade não tem argumentos, simplesmente isso. Vamos por partes:


    “Assusta-me terem aparecido a duas semanas das eleições, vindos do nada (há três anos as várias oposições, de bruno carvalho ao BVV, apareceram, falaram, mostraram-se antes; agora não).” Lembra-se do que aconteceu há 3 anos? A possibilidade de surgir uma alternativa levou a que a direcção se demitisse e antecipasse eleições, naquela que foi uma das páginas mais negras da história democrática do Benfica.

    “….a ideia de que se ganhassem ao fim de dois meses metade do elenco já se teria demitido, porque nada os une a não ser a vontade de derrubar Vieira.” Não tenho qualquer dúvida que na lista B temos verdadeiros benfiquistas, até porque conheço alguns deles. E destaco um deles, Fernando Tavares. Saiu porque não estava de acordo com o caminho seguido. Se não fosse um grande benfiquista tinha virado as costas ao clube, mas não, continuou a dar a cara como rosto de oposição. Agora pense em nomes como Rui Gomes da Silva, Luis Nazaré ou Varandas Fernandes, que, em diferentes timings tentaram fazer a cama a Vieira e some a isso Moniz, que disse, em entrevista a um diário desportivo “Não terei medo de enfrentar Vieira”


    “Por outro lado, lembro-me da obra feita: o excelente complexo despotivo e comercial, com dois pavilhões, etc, sem paralelo em Portugal.” Se não houvesse o Euro 2004 em Portugal não teríamos o estádio, por isso a génese não parte da direcção actual. Para além disso, sabe qual a parcela de capital dos empréstimos para toda essa obra, e centro de estágio, já amortizada? E sabe quanto pagamos de juros por mês? Se soubesse assustava-se. Isso não é nosso, é da banca.

    Por favor, de uma vez por todas, abram os olhos.

    A alternativa é coerente, é competente, é confiante! E a prioridade é ganhar e recuperar a hegemonia do futebol português, algo que esta direcção já provou que não consegue.

    ResponderEliminar
  7. Voto Vieira porque: http://fotos.sapo.pt/p10elmago/fotos/votovieira/?uid=2jjiVT6JzwgbymF2gIfa

    ResponderEliminar
  8. Julgo ser fundamental esse nobre apelo caríssimo Hermenegildo.
    Infelizmente, esta campanha, salvo uma ou outra excepção, tem servido para tudo, menos discutir seramente o Benfica, o que se lamenta, muito aquém do que seria esperado e necessário.
    Contudo, julgo que hoje, ao contrário de a alguns anos atrás, temos um Presidente.
    Hoje não se gere como algumas pessoas quereriam o Benfica de fora para dentro, com erros? Sim, quem não so comete, aliás, o que para o meu caro pode ser uma má medida para mim pode ser boa e vice-versa, por isso essa questão do erro é sempre muito subjectiva.
    Goste-se ou não, concorde-se ou não, no Benfica sente-se liderança e um rumo, não há a noção de vazio de ideias nem de clbe à deriva e continuo a afirmar, o caminho certo é e será sempre, quando se encontra alguém com carisma e capacidade, o da estabilidade quer directiva quer técnica, olhemos para os bons exemplos e facilmente se percebe que clubes de grande sucesso resultam da estabilidade e olhamos para maus exemplos e o insucesso deriva do constante rolar de cabeças, de clubes em que toda a gente se sente no direito de definir rumos e dar conselhos, no futebol, por ser uma realidade diferente de um Estado, tem de haver voz de comando, autoridade e regime presidencialista.
    Por exemplo, hoje que se comemora o aniversário do nosso estádio e como é bom entrar naquela que é a nossa casa, é um bom exemplo para se perceber como LFV em muitas coisas está um passo à frente, o Benfica, ao contrário de todos os outros, nesta matéria fez um trabalho absolutamente notável, não se limitou a construir um estádio, antes um complexo desportivo, centrando também ali as modalidades, quem mais agiu dessa forma? Enquanto outros andam com a casa às costas, nós temos a nossa casa toda elea junta.
    Um abraço, com a convicção necessária que temos 24 horas para reflectir e depois votar em consciência, e com o enorme sentido democrático de saber aceitar os resultados, porque para mim, ganhe que ganhar, esse passará a ser o meu Presidente na boas e más horas.

    ResponderEliminar