quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Eu voto B... de Benfica

Devido ao facto de pertencer às listas candidatas aos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica, abstive-me de comentar neste espaço por respeito à sua própria filosofia e não querer fazer dele um lugar de campanha eleitoral nestas duas semanas. Contudo, na véspera do dia que, em condições normais (mas que estatutariamente não está previsto), consideraria de reflexão, venho aqui fazer o democrático apelo à participação de todos nas urnas e manifestar a minha declaração de voto na Lista B...de Benfica:


As eleições aproximam-se a passos largos, faltando já menos do que 48 horas para se conhecer o veredicto final destas importantes eleições. Rui Rangel, líder da Lista B, a qual me orgulho de acompanhar, tem lutado, de forma diária, ferozmente contra o sistema estatutário, contra a propaganda na comunicação social, contra as ofensas da outra lista ou até dos perfis falsos no Facebook. O seu lema é BENFICA AOS BENFIQUISTAS e, nos tempos que se vivem, slogan com mais sentido não poderia existir e é nessa base que subsiste esta minha declaração de voto para sexta-feira.

A incorporação do lema BENFICA AOS BENFIQUISTAS por todos os membros que compõem a lista é, indiscutivelmente, a minha primeira razão para votar B... de Benfica, pois essa premissa, dentro de um clube como o Sport Lisboa e Benfica, deve ser inultrapassável. Primeiro, porque o lema "Juntos pelo futuro", apanágio da outra lista, não é verdadeiro. A lógica de poder de Luís Filipe Vieira é separatista há mais de 9 anos, com quem não pensa igual a si. E, seguidamente, só o simples facto de a Lista B ter vindo assumir publicamente, como o fez por diversas vezes, que a sua lista recusaria sempre comentar capas de jornais com conhecidos adeptos sportinguistas e pessoas como José Mourinho ou Luiz Felipe Scolari, que em nada lhes diz respeito o assunto, a falar sobre a grandeza do Sport Lisboa e Benfica seria, só por si, suficiente para se entender quem quer ter, de facto, os benfiquistas por perto e junto consigo.

Também acerca dos dois pontos mais polémicos desta campanha eleitoral, a Lista B sempre foi mais clara do que a Lista A. No que diz respeito ao reatamento das relações com o FC Porto, esta solução foi apontada na Comunicação Social pelo "soldado" José Eduardo Moniz e nunca pela Lista B. Já Rui Gomes da Silva, outro candidato a Vice Presidente da Lista A, veio afirmar que com ele no Benfica isso não acontecerá, revelador do saco de gatos que é a actual lista da continuidade. A lista B, numa voz única, questionou-se sempre, de forma clara, durante toda a campanha sobre quem é que mandaria afinal na Lista A, sem obter resposta, pelo que se sentiu na obrigação de relembrar todos os benfiquistas que o corte das relações com o nosso rival mais a Norte do país foi uma decisão da Assembleia Geral do Clube, tratando-se, pois, de uma deliberação que iria ser respeitada, até eventual posicionamento contrário dos SÓCIOS do Sport Lisboa e Benfica. A Lista B foi também a única que veio desmentir que alguma vez tenha afirmado que se sentaria lado a lado com Jorge Nuno Pinto da Costa, pois, tal como se escreve em linhas claras no seu manifesto eleitoral, vergonha, no Benfica, é não ser um exemplo, o que, quanto a mim, é novamente uma frase chave que me levará a votar B... pois na Lista B sabe-se o que é o Benfica.

Relativamente à renovação do contrato da Olivedesportos, ao contrário da contra-informação estimulada pelo lado contrário, esta nunca foi anunciada pela lista liderada por Rui Rangel. Desde o primeiro dia, a Lista B sempre afirmou  que a primeira coisa a fazer seria um estudo de viabilidade económica de um projecto autónomo na Benfica TV, assim como a procura da melhor oferta, num concurso público a nível internacional. Acrescentou ainda que, de uma forma séria, deveria ser dado a conhecer, por parte da actual direcção, o contrato vigente, assim como a proposta de renovação  - e daí a importância de um debate antes do dia 26 - , dando a Lista B sempre como garantido aos benfiquistas que direito de opção nunca significará direito de obrigação. Merecem, pois, de novo, repúdio, as declarações públicas de Rui Gomes da Silva. Fazem parte da Lista B inúmeras figuras que combateram Vale e Azevedo (mais do que na Lista A), junto de Luís Tadeu, desde 1997 até 2000, e a pressuposta ideia de "rasgar contratos" é a posição mais "Vale Azevedista" de toda a campanha. 


Importa ainda referir a este propósito que, em palavras ditas pelo próprio, a sua posição contra a Olivesdesportos é pessoal e não institucional, pelo que os sócios do Benfica bem que poderão continuar à espera da posição institucional do candidato a Presidente da Lista A. Logo, por me sentir esclarecido pela Lista B e perante o silêncio da Lista A, igualmente neste domínio, votarei B... pelos melhores interesses do Benfica.

Numa sociedade livre e democrática, da qual a história do Benfica se orgulha de ter ajudado a construir, é inadmissível que se defendam práticas que assassinam o esclarecimento e o confronto de ideias. Ninguém pode estar isento de ser confrontado. Lacaios televisivos de Luís Filipe Vieira ainda manifestaram moral em dizer que a ausência de debate se prendia com a ida do Presidente a Moscovo. Alguém acredita mesmo nisto quando a percentagem de jogos a que o Presidente assiste é muito inferior aqueles que assiste? Mas do lado de Rui Rangel, houve mais uma atitude à Benfica: 
 ofereceu a oportunidade a todos os benfiquistas de "debaterem" com ele na sua sede de campanha, no dia de véspera das eleições, estando disponível para todas as perguntas. Também sobre este domínio da "democracia do clube", no que concerne à questão estatutária, profundamente esmiuçada e crítica por grande parte dos sócios, apenas a Lista B se referiu  também acerca da importância da alteração da sua Carta Magna e, preferencialmente, com a presença de um número muito superior de sócios relativamente aos que decidiram aquele "golpe".

Por último, e não menos importante, a responsabilidade social que um clube como o Benfica representa. A reboque das ideias de Rui Rangel, Luís Filipe Vieira criou uma linha programática de "combate á crise" da qual só agora se lembrou. Depois de no início da época ter aumentado significativamente os valores, alicerçado nas desculpas do aumento do IVA e com campanhas de venda com Javi Garcia e Witsel na primeira linha, baixou agora os valores de red pass e quotas, usando novamente o poder instituído em seu proveito eleitoral. Contudo, novamente, só a posição de Rui Rangel sobre este assunto teve a profundeza devida que o assunto precisaria, até pelas causas que sempre defendeu durante toda a sua vida.  Uma das grandes virtudes da matriz histórica do Benfica é ter sido fundado por um grupo composto por vários indivíduos de origens humildes e de grande diversidade social e não exclusivamente pela vontade de uma pessoa. Quem ainda se lembra do que é o Sport Lisboa e Benfica, sabe que foi do esforço e abnegação de milhares que se fez o Benfica. Foi do "operário modesto que se esquecia das suas próprias necessidades para ir largar o seu óbulo com a alma a transbordar de ternura", como escreveram vários jornalistas, que se fez, por exemplo, o "velhinho" (e esquecido?) Estádio da Luz, inaugurado no dia 1 de Dezembro de 1954. O Benfica fez-se grande por ser simples e do povo. Já era mais do que tempo de se entender que o Benfica se desenvolve socialmente, não apenas empresarialmente. E Rui Rangel - faça-se essa justiça - foi o primeiro a mencionar este assunto.  Não tenho dúvidas de que o B...é que é de Benfica?

Só quem não conhece a história e a grandeza do Sport Lisboa e Benfica  – defensores ou não defensores dos atuais corpos dirigentes - é que não entende que o nível de “debate” e “invocação do passado” a que estamos a chegar é em tudo o inverso daquilo que é e fez o Glorioso: um clube com deferência institucional, democrático, respeitoso da sua (verdadeira) história, sem ofensas e guerrilhas entre os seus adeptos, nacional e que, quando não caminha contra a sua natureza e tem um espírito de liderança intrínseco, é sempre vitorioso.

Considero ainda que Rui Rangel e sua a Lista B estão na primeira linha de uma renovação das classes dirigentes que militam no Benfica, no Desporto e em Portugal. Houve um tempo em que um país inteiro – incluídos estavam os adeptos de outros clubes – reconhecia que o Benfica era uma das poucos instituições que se ultrapassavam a si próprias. Mais do que um clube de futebol, o Benfica sempre foi uma escola de dirigentes e de exemplo para o país. Portugal precisa, hoje e de novo, do Benfica. Mas, para que isso aconteça, o primeiro passo a dar é o de devolver o Benfica aos Benfiquistas, que sabem que o Benfica é eterno e que jamais irá acabar !

Dia 26 de Outubro de 2012, eu voto B... de Benfica ! 


Fernando Arrobas da Silva





20 comentários:

  1. Ontem achava que o amigo Fernando ia ser eleito... hoje já tenho mais duvidas... e era tão simples, bastava estar calado e aproveitado a capa da Bola a insinuar mudança de treinador.

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando,



    Resumiu na perfeição o porquê de ter dificuldade em optar pela lista B. Em todos os pontos menciona a lista opositora, as ideias quando são boas e fundamentadas valem por si só, o ataque aos opositores revela fragilidades por terem necessidade em alicerçarem-se nas propostas alheias.

    Na actual conjuntura Europeia é preciso saber com que armas vão lutar, preciso de ter noções de quem assumirá a pasta das Finanças. A história, os Estatutos a sensação do Benfica ser dos Benfiquistas agrada, mas sem o vil metal, nada disso é possível.

    ResponderEliminar
  3. Eu se quisesse tacho, remunerações, gente sem ideias que só ataca a outra lista votava B, mas como sou do SL Benfica e sei onde o clube estava e onde está hoje voto LISTA A.

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Como dizia Vasco Santana : "compreendi"!

    Também gosto do slogan "Benfica aos Benfiquistas".
    Só que tal desiderato se não consegue com Benfiquistas que já por lá passaram e nada fizeram, nem quiseram fazer.

    ResponderEliminar

  5. eu voto vieira ! mais nepia


    carregga Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  6. isto e que e a vossa democracia !e ainda nem pisaram e..

    Rui Rangel, candidato à presidência do Benfica, acusou a atual direção, liderada por Luís Filipe Vieira, de "ameaçar e intimidar" funcionários do clube, no sentido de mudar o sentido de voto nas eleições de sexta-feira.

    meus senhores por favor a caça ao voto e no governo no glorioso S.L.Benfica o VOTO SEMPRE FOI SECRETO ....

    O VOTO E SECRETO , COMO E POSSIVEL ISTO SCONTECER

    JA SE SABEM OS VOTOS ....

    sabio

    ResponderEliminar

  7. sera que este blog também tem sensura com o lapis do dr arrobas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem faz a moderação dos comentários sou eu. Não estou 24 horas por dia ligado, daí, por vezes, passarem algumas horas sem que os comentários sejam publicados. Optei por moderar comentários para impedir inslultos e mensagens anti-Benfica.

      Eliminar
  8. Axo mt bem João Tomaz,kuanto a esse sr.Arrobas da Silva,lembro-me mt bem o k fez kuando andou por la(n fez nada), o Benfica n pode ser a Santa Casa da Mesiricordia.enganou-se sr. Dr.,procur rumo por outro lado,o Benfica ainda é dos benfiquistas,e seus dirigentes n recebem por la estarem,kuanto a V.Exas,ja sabem kuanto é k kerem ganhar kuando um dia (k seja longo)pra la forem???

    Votar na lista A ,é votar no Benfica dos Benfiquistas...

    PNC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, o autor deste post não é o Fernando Arrobas da Silva que refere. É filho e homónimo. Em segundo lugar, discordo dessa afirmação de que o Arrobas da Silva, quando lá esteve, não fez nada. É verdade que lá esteve, mas nunca foi eleito, esteve nas relações públicas, e fez o que lhe era solicitado. Graciosamente, saliente-se.

      Eliminar
  9. Estas serão as minhas últimas eleições no Benfica! Se Vieira ganhar, não poderei continuar a pactuar com tanta mixórdia em que se tornou. Desistirei. E com o dinheiro que dou ao Benfica, farei outras coisas bem mais positivas e que dão muito mais gozo, do que contribuir ser conivente com a destruição do clube!
    Continuem a endeusar Vieira, mas preparem-se para um REQUIEM PELO BENFICA!
    Ainda não viram que estão a ser cúmplices do maior assalto ao nosso clube? Qualquer dia o Vieira apropria-se do clube e eu estarei cá para ouvir que ninguém apoiou ou votou Vieira!!!
    É sempre assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maior assalto ao clube é o que RR pretende.
      Quantas entrevistas é preciso dar mais, para perceberem isso?

      Eliminar
    2. Bla bla bla bla,conversa da treta sr.aguia preocupada,esses tempos já la vão,nos tempos correntes ha-de me dizer kuando é k fica em risco o Benfica deixar de ser dos sócios?!?! ai ai ...

      Eliminar
  10. Não percebo desvalorizam tanto a lista B e depois deles falarem dos assuntos, veio o Vieira dizer que ia baixar os preços de quotas e bilhetes e criar o gabinete de crise, agora vem anunciar a ruptura com a Olivedesportos depois de andar a marinar desde Fevereiro.

    Só tenho pena que não siga o mesmo caminho e prometa tirar os não-benfiquistas d Benfica. Mas lá está um presidente que acha que Jesus é o treinador mais ganhador desde 80 mostra bem a sua ignorância pois desconhece nomes como Erickson, Mortimore ou Toni. Já percebi o conhecimento que este senhor tem da história do Benfica.

    ResponderEliminar
  11. Sou Águia de Prata mas não vou votar nas eleições de 6ª Feira.

    Desde há cerca de 5 anos que deixei de pagar quotas, por variados motivos. Apesar deste facto, não sou menos benfiquista que nenhum outro com as quotas em dia. Simplesmente já não sou sócio, apenas benfiquista.

    Quando quero ir ao futebol, simplesmente compro bilhete e vou.

    No entanto, nunca deixei, nem deixarei de acompanhar o meu 1º grande amor: O Benfica!

    Esta pequena introdução para mostrar a minha total independência em relação a ambas as listas concorrentes.

    Total independência, não é bem assim. Em relação ao líder da Lista A e actual presidente do clube, nutro acima de tudo, um sentimento de agradecimento por nos ter colocado de novo em niveis de credibilidade e disputa desportiva que se aproximam daqueles que sempre identifiquei com o Benfica.

    Sei bem o que o clube penou nos anos 90, com noticias quase diárias de ordenados em atraso, penhoras e outras maleitas. Só por isto, ser benfiquista e não estar agradecido, é de uma má formação sem qualificação.

    Hoje em dia, vemos situação semelhante à que descrevi no Sporting e nem isso serve para relembrar os benfiquistas do que nos salvámos.

    Actualmente, o Benfica lidera em todos os campeonatos das modalidades amadoras (excepção ao Futsal) onde ganhámos TODAS as supertaças disputadas e também no futebol, onde somos lideres empatados com o Porto.

    Lideramos também a outros níveis, como no Canal TV do clube, na Fundação, no Centro de Treinos onde aos poucos se começa a ver os resultados desse investimento e muitos outros.

    Em relação à Lista B, a minha independência também é total, a não ser este sentimento de nojo e repulsa, por haver benfiquistas tão mal formados que querem a todo custo tirar um presidente para colocar gente que já deu más indicações e sem competência alguma. A única competência que lhes revejo é no achincalhar e mal tratar o próprio clube.

    Felizmente para o Sport Lisboa e Benfica que a esmagadora maioria dos votantes, não são pseudo-intelectuais das internetes que gostavam de ter sido jornalistas e são especialistas no copy/paste. Neste mundo bloguista, aí sim, o Vieira perdia por capote. Mas os benfiquistas são muitos, mas mesmo muitos mais e não são ingratos nem parvos.

    Na 6ª Feira dignifiquem este clube centenário!

    VIVA O BENFICA!

    Paulo Gomes

    ResponderEliminar
  12. Estes isentos é que me dão vontade de rir, porque os que não são pró-presidente ou são ingratos ou parvos. Enfim, e depois os outros é que são mal-formados e achincalham, tá certo ...

    Então não foi por agradecimento que LFV foi re-eleito em 2006 e 2009 ? O projecto é 2009 não era credibilização, essa que começou com Manuel Vilarinho e não com LFV, mas o mandato desportivo, isto é os títulos do futebol, porque só nessa altura já havia capacidade. E quais os resulados ?

    Será que temos de eleger ad eternum o mesmo presidente porque estamos agradecidos ? ´

    Já agora a águia de prata que recebeu foi devido a que relevantes serviços para o clube já agora, se é que pode partilhar ? E porque deixou de ser sócio durante o mandato do presidente a quem tanto está agradecido, se é que se pode perguntar sem que isso seja achincalho ?

    ResponderEliminar
  13. Eu nem era para ir votar ...pois são vários km de distancia para ir de V N Gaia até Famalicão para o fazer !
    Mas já decidi e na sexta feira vou ter mesmo de ir votar na lista A ! pelo que vou lendo em vários sitios parece que a maioria dos que se dizem benfiquistas se esquecem que o Benfica não é só o futebol de 11 !!!!

    Felizmente o Benfica é muito, muito mais que isso,eu sou Benfiquista pala grandeza do Benfica ....e o que o Benfica é hoje devemos a actual direcção !

    Esquecem se que temos um canal tv do proprio clube ....temos acessos a grandes vantagens/descontos em variados tipos de serviços á custa do Benfica , temos a fundação Benfica que é algo que nos deve deixar a todos com orgulho ....!!! foi esta direcção que conseguiu fazer o maior clube do mundo em n de sóçios ! O ano passado ganhamos em várias modalidades ,vários titulos....
    podia continuar a enumerar várias obras feitas pela actual direção e que muita gente se está a esquecer....afinal o que é que querem ?? que o Benfica ganhe os jogos todos de futebol ?? acordem !! nem o Benfica nem nenhum clube do mundo !!!

    Ah , se são assim tão benfiquistas para irem votar na lista B...porque é que não aproveitam e quando saírem de casa , começam a ir ver os jogos das outras modalidades que muitas alegrias nos têm dado nos últimos anos !
    Acho piada .....é quase tudo a deitar abaixo ...mas na hora h e quando o Benfica mais precisa ....são sempre os mesmos a ir apoiar !!!

    querem um Benfica vencedor , VOTEM A , e deixem esta direção finalizar o exelente trabaljo que tem feito nos últimos anos .



    ResponderEliminar
  14. Caro Fernando,

    Foi sem surpesa que vi o seu nome na Lista B. Tal como aqui escrevi em tempos, desde os seus primeiros posts que percebi que a sua participação neste blogue tinha como objectivo efectuar uma campanha anti-Vieira com objectivos eleitorias. Na altura, disse que não sabia em favor de quem fazia essa campanha; finalmente, a duas semanas das eleições, a questão ficou esclarecida.

    Não sei porquê, parece-me que depois desse meu comentário optou por apagar o seu post onde esse comentário estava colocado. Repito o "parece-me", pelo menos eu não consigo encontrar o post.

    Talvez tivesse sido mais correcto e mais claro anunciar desde o primeiro dia a sua intenção.

    A sua atitude de não escrever aqui durante as duas semanas de campanha elitoral seria louvável, se não fosse, digamos, algo redundante; o seu trabalho de campanha eleitoral já estava feito antes.

    ResponderEliminar