terça-feira, 16 de outubro de 2012

Modalidades

Nesta altura que fervilha, e ainda bem, com a campanha eleitoral, não quero deixar passar em claro aquilo que no dia a dia faz de nós Benfica. As cinco modalidades de pavilhão conquistaram os cinco troféus em disputa no início de época - supertaças de Futsal, Hóquei e Voleibol (competições de um jogo só), supertaça de Andebol (apesar do mesmo nome, é uma competição diferentes das outras, com 4 equipas) e troféu António Pratas de Basquetebol (que já nos obrigou a disputar, e ganhar, quatro jogos). Pena o afastamento da equupa de Futsal da Final Four da Taça Uefa, mas não se pode ganhar sempre. Uma palavra para o excelente início de época de uma das equipas que mais tenho criticado nps últimos anos, a de Andebol. Os novos reforços estão a provar a sua importância, nomeadamente o guarda redes espanhol Vivente Álamo, de facto de um nível superior ao que de muito bom temos nesse posto no Benfica e no todo do andebol português. E deixo finalmente uma pergunta: para quando o regressso à Europa nas modalidades de Basqutebol e Voleibol? Tinha muita curiosidade de ver estas equipas contra adversários fortes, que é coisa que por cá vai rareando.

2 comentários:

  1. No volley convem sermos campeões 1.º...

    ResponderEliminar
  2. De acordo, no essencial, com esta análise. As Modalidades do nosso clube têm vindo a crescer, acumulando os títulos. No Basquetebol, por exemplo, e também no Futsal, mantemos a hegemonia ( Basquetebol 75% dos campeonatos nos últimos 4 anos) e o melhor palmarés nacional no Futsal. No Óquei em Patins, recuperámos a hegemonia nacional e readquirimos boa imagem europeia com a Taça Cers.Vejo com esperança o Andebol, nesta época. É indispensável ser campeão nacional e destronar o FCP.
    Gostaria, no entanto, de expor aqui alguns reparos à Secção de Futsal do Benfica. O seu palmarés é invejável, mas vejo algumas nuvens no horizonte mais próximo. Noto que a nossa equipa não apresenta um jogo consistente e consolidado em torno de um modelo de jogo ( que não existe, em minha opinião como adepto). nas missões defensivas, a equipa falha sistematicamente e seja qual for o adversário. E quando este é mais organizado e competitivo, o Benfica arrisca a derrota, como sucedeu contra os Leões de Porto Salvo.
    Parece-me que o nosso Futsal precisa de:
    1- rever o perfil do treinador principal ( e se calhar o adjunto, que não trabalha ali a tempo inteiro);
    2- pensar desde já na renovação criteriosa do plantel para 2013-2014, assente no recrutamento de alguns bons valores nacionais;
    3- apostar, em definitivo e sem amadorismos, na Formação.
    O treinador principal, a meu ver, deverá ser portugu~es, jovem e pronto a encetar a tal renovação necessária. Para o que falta da época, é necessário atacar a fundo o Campeonato e a Taça de Portugal, caso contrário, perderemos a liderança em títulos para o nosso rival principal.

    ResponderEliminar