quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Os benfiquinhos

Começo a estar farto de alguma blogosfera benfiquista, sobretudo daquela que vive na obsessão de criticar tudo, fruto da aversão que tem a Luís Filipe Vieira e, em certos casos, Jorge Jesus.
Antes de mais, para não haver dúvidas, declaro que votei duas vezes no actual presidente do Benfica: em 2003, quando teve como adversário Jaime Antunes, e em 2006, ano em que não teve adversário, mas fiz questão de me deslocar à Luz, para lhe confiar o meu voto. Há 3 anos, não gostei da golpada eleitoral que protagonizou, e votei em branco. Este ano, fruto da discordância em relação a muitos aspectos da sua gestão, também não darei um voto de confiança aos actuais órgãos sociais ou a quem lhes suceder na lista de Vieira. Voltarei a votar em branco, a menos que apareça alguém que me convença que está ali a solução para o Benfica, no que infelizmente não acredito.

Posto isto, voltemos ao que me levou a escrever este 'post'. Parece-me que há benfiquistas que passam a semana ansiosos por desaires da nossa equipa, para poderem malhar à vontade no presidente e no treinador. O que eles parecem rejubilar quando as coisas correm mal, indo buscar algumas das disparatadas frases que, para mal dos nossos pecados, tantas vezes caracterizam o discurso de Vieira! Amigos: eu também nunca percebi o apoio a Fernando Gomes, causa-me urticária a ziguezagueante estratégia e consequente comunicação (ou falta dela) quanto ao despautério que é o futebol português e, em particular, a sua arbitragem, não defendo unanimismos em volta da figura do presidente, estou preocupado com a situação financeira do clube e da SAD. Sim, também eu acho que Vieira e Jesus têm cometido muitos erros, que temos um 'plantel' desequilibrado e que a planificação da época futebolística esteve longe da perfeição, mas não consigo, qual abutre, colocar-me à espreita de cada vez que a minha equipa joga, para bater se não ganharmos, ou melhor, se não esmagarmos o adversário, mesmo que se chame Barcelona.

Alguns discursos no rescaldo do jogo de ontem são de pasmar. Jogámos só contra a melhor equipa que alguma vez vi e que dispõe daquele que será porventura o melhor jogador de sempre. Gostava que o Benfica tivesse dado outra réplica, evidentemente. Que tivesse sido mais agressivo, menos receoso, mais matreiro, menos submisso. Mas não foi possível. Poderíamos ter feito mais? Sem dúvida. Mal tocámos na bola durante a segunda parte, dando uma sensação de impotência que contraria os nossos desejos? É verdade. Mas isso já aconteceu a tantas equipas... Quando vemos o Messi fazer 'slaloms' entre os jogadores de outras cores, elogiamos a sua capacidade. Se o faz contra nós, perguntamos porque não houve ninguém capaz de lhe dar uma pantufada. Mentalizemo-nos de que o Benfica dos anos 60 já lá vai. Quando comecei a ir à Luz, nos anos 70, ainda Eusébio vestia a nossa camisola, embora já não com o fulgor de outrora, invejava quem tinha vivido essa época. Aliás, ainda hoje invejo. Consegui ver o Benfica em várias finais europeias, assisti à sua agonia e, mais recentemente, à recuperação de alguma glória. Não estamos onde todos gostaríamos. Com a conquista no campeonato de 2009/2010, pensámos que, a partir daí, seria sempre a subir. Não foi, muito por culpa própria, mas igualmente por força do que é este miserável futebol nacional. E não, não temos um benfiquinha. Temos um Benfica que não é tão grande como gostaríamos, que está longe do colosso dos anos 60, que não consegue dar luta ao Barcelona, que se farta de dar tiros nos pés, mas que continua a ser um grande clube. E não, isto não é pensar pequeno, é ter consciência da realidade e reconhecer que não está tudo mal.

7 comentários:

  1. Espectacular. O velho discurso do "eh pá, isto está muita mal, mas devemos ter calma, não dizer muito alto, ainda há coisas bem feitas, o próprio barco está construído para afundar só daqui a 5 minutos. Aproveitemos."

    Também há os benfiquistos.

    ResponderEliminar
  2. FDS! Finalmente, alguém com um pouco de coerência! Já estou farto dos mal-dizentes ou dos super-apoiantes. Infelizmente parecem ser poucos os realistas! Se o Benfica podia ter ganho ao Barça, podia! Se era preciso muita sorte para isso acontecer, claro que sim! Estamos a falar da melhor equipa de sempre (no meu entender)! Isto não é um benfiquinha como dizes, é O Benfica! Com os seus defeitos e virtudes, mas é o BENFICA!
    Muitos parabéns pelo texto!

    Abraço,
    Bruno Pereira
    http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/
    Bruno Pereira

    ResponderEliminar
  3. Essa sobriedade e realismo são um bálsamo. A história do benfiquinha também já me cansa (e só a ouço há poucas semanas). EU quero um Benfica que..., o MEU Benfica é o que... Eu também queria muita coisa, nomeadamente que a nossa economia em vez de estar sobre intervenção do FMI estivesse a crescer 4% ao ano. O problema é que a realidade não deixa. Se a esse Benfica glorioso dos anos 60 se tivesse seguido de imediato este, com LFV, eu compreendia as críticas. Mas a realidade é que desde então passaram-se 40 anos e sobretudo passou-se Damásio e Vale e Azevedo, já para não falar dos apitos e das frutas. Eu também quero ganhar tudo, inclusivamente ao Barcelona. Agora digam-me como é que isso se faz - porque não é com conversas que se vai lá. Já o Medina Carreira o diz.

    ResponderEliminar
  4. Muito, muito bom este post!
    Eu também votarei e branco, mas jamais farei a figurinha dessa gentalha que substitui o sprtinguistas e portistas até há blogues do scp e fcp que vão buscar inspiração ao que esses benfiquinhos escrevem!!) Só não percebo como ese tipo de adepto (?) não se cansa e deia de escrever/falar sobre o Benfica. Agora só queria pedir um favor ao autor do post: não chame benfiquista a essa gente porqe me sino ofendido.

    ResponderEliminar
  5. Até tinha vontade de comentar, de forma saudável, o teor em que há partes que, evidentemente, concordo e outras que discordo. Mas só pelo título escolhido para dar ao texto não o farei...

    Até aos próximos comentários.

    FAS

    ResponderEliminar
  6. Blogs de ultra inteligência que faz de nós, os não amigos do petardo, do insulto gratuito, etc, benfiquinhos.

    Ontem vi-te...
    NGB
    Gordo...
    Ndrangheta
    A mão de Vata
    Cabelo do Aimar
    Bancada encarnada
    Escolta vermelha
    Onde o JNF escreve

    Há mais uns tantos mas quem lá escreve é a mesma gente destes com nicks diferentes.

    ResponderEliminar