quarta-feira, 27 de março de 2013

História do Benfica - A origem da saudação ao Público


Há muitos anos atrás, o Benfica fez um torneio na China e de lá trouxe uma novidade em termos de saudação aos adeptos. Quando todas as equipas entravam em campo e saudavam os espectadores de braços no ar, o Benfica encenou uma nova coreografia: de mãos dadas, os jogadores baixavam a cabeça, virando-se para uma e para outra das bancadas centrais.

Essa saudação ficou até aos dias de hoje e é mais um símbolo da "mística" e da "marca" Benfica, que nos identifica como um clube diferente de todos os outros no mundo inteiro.
Agradecer aos adeptos, corresponder ao seu apoio e, principalmente, respeitá-los é uma obrigação dos jogadores do Benfica.

10 comentários:

  1. Artigo simples, mas de enorme serviço público benfiquista! Muito mais relevante que muitos outros cheios de linhas e... reflexões repetitivas! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. IMPOSSÍVEL!
    Historieta engraçada mas sem qualquer possibilidade de ser autêntica. O Benfica visitou a China pela primeira vez em 1996 e já nos anos-70 havia o hábito da vénia ao público.
    Há que crrigir isto.
    Boa sorte
    LC

    ResponderEliminar
  3. Ainda assim, muito mais poderia ser feito nesse campo. Sou da opinião que os jogadores não deviam ficar-se apenas pelo centro do campo, deveriam mesmo ir até às linhas laterais agradecer e sentir o apoio dos adeptos. E claro, fazer um agradecimento especial ao Topo Sul.

    ResponderEliminar
  4. Paulo, assim chateio-me contigo. É que compraste o meu livro...
    A vénia teve origem numa digressão ao Japão no início dos anos 70...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo, já agora, que essa digressão ao Japão, quatro jogos, foi seguida de dois jogos em Macau... A estreia da vénia foi num Benfica-CUF, em que ganhámos 1-0.

      Eliminar
  5. Pois... Isso faz mais sentido.

    O costume de vénia como forma de saudação e reverência para os outros é no Japão e não na China.

    ResponderEliminar
  6. E atenção q a tradicional vénia era feita sem as maos dadas. A cena das mãos dadas vem do tempo do camacho, acho eu. A vénia dantes era feita com um mão à frente, na barriga, e oitra atrás, nas costas.

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa, mas a origem da saudação (vénia) é no Japão, num jogo que o Benfica venceu à Selecção do Japão por 4-1 (agosto de 1970). Foi realizada uma digressão por Macau, Hong Kong, Japão e Coreia do Sul. O Benfica tinha tanto prestígio, que os herdeiros do trono japonês desceram ao relvado saudando os jogadores, o que foi uma surpresa dado o rígido protocolo. Desde então, o Benfica faz essa vénia.

    ResponderEliminar