segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Razão vs. Emoção

Considero-me uma pessoa que às vezes é demasiado racional. Já aqui escrevi sobre o que penso do caso Mantorras e não partilho do mesmo entusiasmo dos adeptos benfiquistas quando ele entra em campo. Bato as mesmas palmas que bato em qualquer substituição de um jogador benfiquista.

Mas como Razão e Emoção não andam de costas voltadas, e no futebol então a razão parece que é deficitária na maior parte das vezes, aqui fica o registo fiel, na primeira pessoa, de um adepto de futebol.

Momento de Razão
Minuto 65, entra o Mantorras , penso para os meus próprios botões sem comentar para os meus colegas de bancada: "Triste Benfica que tem na equipa um jogador seriamente limitado fisicamente e que de momento é mais um relações públicas do que um jogador".

Momento de Emoção
Minuto 70, golo do Benfica, e desculpem a linguagem mas disse que ia ser fiel: "Cab.. do p.., tem mais faro de golo só com um joelho do que todos os outros!!!" Escusado dizer que eu, tal como todo o estádio, fui invadido por um sentimento de delírio e alegria bem superiores a outros golos comemorados naquele estádio. Senti alegria não só pelo golo do Benfica mas também pelo jogador Mantorras!

INEXPLICÁVEL!

5 comentários:

  1. Quem costuma partilhar comigo as idas à Catedral, conhece a minha opinião e posição sobre o Mantorras, de resto não faço intenções de as esconder de ninguém, e até já aconteceu, a 2 ou 3 metros dele ter um pequeno deslize que (penso) ele não ouviu... embora tenha sido dito sem má intenção e sem maldade a verdade é que um "foda-se, este gajo coxeia como caralho!!!", não fica bem e podia ter originado uma situação desagradavel que não era propositada. Adiante, admito que para mim e apenas analisando a parte desportiva da coisa, o Mantorras já deveria ter sido dispensado, vendido, emprestado, qualquer coisa menos estar num plantel do S.L.Benfica que se quer vencedor e em que todos os jogadores deveriam estar no mesmo patamar fisico, psicologico (e de preferencia, já agora, de qualidade também) para poder lutar por um lugar nos 11 titulares. Não pensem que pura e simplesmente não gosto do Mantorras, isso é quase impossível, primeiro é uma simpatia de pessoa, e segundo com o tanto que infelizmente ele já sofreu, mas também com a luta quase diária que trava para poder continuar a sonhar em fazer aquilo que mais gosta. Mas ter um jogador nas condições em que ele se encontra, e se calhar mais grave ainda, num jogo como por exemplo o do Rio Ave, ter de ser ele a entrar para tentar resolver algo que se vê que está dificil, pergunto muito sinceramente se é isso que os Benfiquistas esperam da sua equipa? Pois eu não...
    Não se pense que fiquei zangado ou não festejei o golo, nada disso, até porque comungo da opinião do meu ilustre companheiro de bancada TC, de que, mesmo não jogando a ponta de um corno sempre que entra, ele ainda faz valer ainda certas qualidades e caracteristicas que fizeram dele uma das nossas maiores esperanças dos últimos 10 anos!
    Acho perfeitamente natural que no dia seguinte seja ele a fazer as manchetes dos jornais, além de ser um jogador que ainda vende, marcou um golo nas condições em que ele está, o que eu não percebo é como é que se dispensa o Makukula, que num jogo como o de sabado, fazia todo o sentido entrar, e se calhar ter ficado no plantel!
    Ps. Acabo de ouvir nas noticias que o Cigano Quaresma, pode sair do Inter para o Tottenham, será que isto me surpreeende?Não, surpreende-me é ainda haver pessoas que acham que ele é melhor que o Simão...

    Ps2. Também acabo de ouvir da boca do porta-voz do ceportem que as palavras do nosso João Gabriel, não cairam bem em Alvalade, só porque ele disse que a girafa Franco era o novo porta-voz do f.c.porco, tem razão, é deselegante e de baixo nível..., mais elegante e com 100% de razão é a mesma girafa Franco em entrevista à RTP, dizer que o nosso jogo com o Estoril no ano em que fomos campeões, por ter sido mudado de local, soar a pouco sério e pouco ético! Estes senhores do ceportem têm cá uma moral...

    ResponderEliminar
  2. Concordo em parte com o que dizes, de facto em qualquer outro clube, um jogador na condições de Mantorras seria dado com inapto para a alta competição. Num entanto, a verdade é que ele no Benfica respresenta um pouco a alma e o querer, algo que infelizmente escasseia na maoria dos jogadores do plantel encarnado.
    Mantorras mereceu a sua felicidade, por todo o sofrimento e pr nunca desistir.

    ResponderEliminar
  3. Mantorras marcou e ganhámos 3 pontos. Julgo que existe mérito do jogador, mas a verdade é que ele não tem condições para jogar, a sua grande valia é a tremenda empatia e euforia que estabelece com os adeptos, que ajudam a catapultar a equipa. Triste a nossa sina que estamos dependentes desta situação para sermos galvanizados. O Mantorras é alegria e amor ao jogo (também ao clube) é essa a sua força, ele entra no campo com a alegria que qualquer um de nós teria, não há pressão, nem medo, nem nada, apenas prazer.
    Agora sejamos lucidos e este golo não altera nada, Mantorras não pode ser a 1ª solução, entendo que poderá ser utilizado a espaços e em condições muito especificas, mas não pode ser visto como solução.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da Razão vs Emoção. Há coisas inexplicáveis. Não há?

    ResponderEliminar