quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ele já ganhou !

Luís Filipe Vieira vai continuar a ser presidente do Benfica, apesar da discutível utilidade que tem no nosso clube, e porque a oposição apresenta como candidatos Bruno Carvalho, cuja referência como treinador é Carlos Azenha (quem?), enquanto o Movimento Benfica, Vencer, Vencer consegue a «proeza» de convidar José Eduardo Moniz, o qual, como é óbvio, não foi «maluco» para aceitar um projecto quando faltam tão poucos dias para as eleições.

No entanto, Vieira, neste aspecto, não é nenhum parvo e continua a ganhar pontos à concorrência: até aposta em críticos, como Fernando Seara, e este, como tem pulso forte (?), não desdenhou mais um tempo de antena-extra (as autárquicas estão à porta), enquanto o nosso Eusébio também já está «contratado».

E ainda estou à espera de uma declaração do Mantorras a defender o padrinho. Quando isso acontecer, seis milhões de adeptos - incluindo eu, claro, se Vieira me oferecer o lugar de mandatário para a juventude - irão elegê-lo, esquecendo-se que, em OITO ANOS de LFV, apenas ganhámos UM CAMPEONATO, uma supertaça e uma Taça da Liga - não sei se me esqueço de algum troféu - e o espantoso é que, na entrevista dada à RTP N, refere que é preciso tempo: Ó amigo, quer mais tempo? Se mantiver esta média, o Benfica ganhará DOIS CAMPEONATOS em DEZASSEIS ANOS, um resultado talvez simpático para o outro clube da segunda circular...

Depois, enfatiza o benfiquismo do Rui Costa, como se isso fosse a única qualidade necessária para gerir o futebol do clube. Se fosse verdade, eu teria tanta ou mais qualidade do que ele para a função e não tenho, mas, por outro lado, não apostaria em Quique Flores, Balboa, Aimar ou manteria Luisão, Bynia e Mantorras no plantel. Contudo, o insucesso desta época começou quando perdemos o Rodriguez, um dos melhores jogadores do Benfica em 2007/2008, para o principal rival.

Luís Felipe Vieira refugia-se, também, na construção do Estádio da Luz. Como é óbvio, reconheço-lhe mérito pela obra, algum apenas, porque dá a sensação, pelo modo como fala, que fez tudo sozinho e que está a pagá-la do seu bolso. Todavia, o FC Porto também tem um estádio novo, e, tal como nós aproveitou a conjuntura favorável, devido à organização do Euro, mas continuou a somar títulos, ou seja ambas as situações são compatíveis.

Não me venham com a história de o FC Porto ser beneficiado pelas arbitragens, porque o Benfica também o é (mais ou menos, não me interessa), porque, enquanto dermos «tiros» nos pés, nem com todos os árbritos comprados vamos longe. Mais, para quem insiste na tese, lembro que o FC Porto também tem sucesso internacional e não me digam que controlam os homens do apito por essa Europa e mundo fora. Se fosse só pelas arbitragens, não venderiam jogadores como Deco, Bosingwa, Ricardo Carvalho e não estariam perto de encher os cofres com a transferência de Bruno Alves.
Perante estas circuntâncias, não percebo por que razão LFV reúne tantos apoiantes....

Apesar de tudo, não deixarei de esperar que, com ou sem Vieira, ganhe os jogos todos e tenha sucesso em todas as áreas.

6 comentários:

  1. Estou a 10.000 por cento com este post e com o seu autor.

    De um nome como Cosme Damião também não se esperava outra coisa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pá! Arranja mais uns adeptos e ainda vamos a tempo de ganhar as eleições

    ResponderEliminar
  3. Cosme Damião ???, és atrevido pá !!

    Só se aproveita o ultimo paragrafo

    ResponderEliminar
  4. Cosme, atenção que te esqueceste de 1ª Taça de Portugal conquistada no período LFV.

    O verdadeiro Cosme Damião não diria melhor e deve estar a dar voltas no túmulo com a falta de cultura de vencedor que o nosso clube tem evidenciado nos últimos anos.

    Apesar da minha posição, lá estarei outra vez este ano para apoiar o nosso clube!

    ResponderEliminar
  5. Dispensava-se a comparação com o FCP, de resto nada a opor.

    ResponderEliminar