quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Do barulho à peixeirada

A transferência de Roberto tem sido tema largamente discutido entre Benfiquistas. O burburinho em torno das motivações que originaram a sua contratação tem-se alastrado para níveis que roçam a peixeirada e que em nada dignificam o Sport Lisboa e Benfica.
Admito que tenho ouvido sensível e se barulhos de fundo me causam alguma confusão e impressão, berros e alarvidades várias deixam-me à beira de um ataque de nervos. A recente “especulação” dando nota das motivações pessoais do nosso presidente para justificar a compra de um jogador, até para mim que não morro de amores por LFV, parece-me parvo, despropositado e totalmente fora de contexto visando algo que nesta data não fará qualquer sentido ainda para mais numa altura difícil para todos nós.
Assim em vez de sermos criativos na maledicência, como a memoria é curta importa contextualizar a contratação de Roberto:

Benfica sagra-se campeão nacional após uma época soberba. Importa capitalizar esse sucesso e uma das correcções a fazer é na baliza. Para a grande maioria dos adeptos Benfiquistas salvo honrosas excepções Quim é um guarda-redes razoável. Era unânime a necessidade de se contratar alguém que defenda bolas impossíveis dando uma dimensão ainda maior à nossa equipa e que signifique pontos a nosso favor. Estamos em Maio/Junho, período pré-mundial e estuda-se o mercado. Não sou grande conhecedor do mercado mas Guarda-redes que preencham os requisitos exigidos com possibilidades de virem para o nosso clube não abundam, estou mesmo em crer que as possibilidades existentes foram todas afloradas pelos média, falo de Amélia, Doni e Eduardo. Como se sabe o primeiro foi para o AC Milan, o Doni joga na Roma presumo com um salário incomportável para as nossas cores já para não falar que deixou de jogar no seu clube e selecção não sabemos muito bem em que condições se apresenta, sobra Eduardo. Hoje é fácil dizer que Eduardo era a melhor opção, mas à data, não existia unanimidade no seu nome, muitos torciam o nariz pois achava-se que era um Quim ligeiramente mais novo, acrescia o facto de o Braga não estar interessado no negócio o que dificultava as coisas num processo que prometia arrastar-se no tempo, e presumo eu, com excepção de Jesus a restante estrutura também não acreditava muito no rapaz (e só o mundial é que alterou este cenário, mas volto a frisar estamos no período que antecipou a competição).
É neste enquadramento que surge ou ressurge o nome Roberto. O G.R. já tinha sido equacionado em Janeiro, segundo os entendidos tratava-se de alguém jovem com um potencial enorme que tinha efectuado seis meses magníficos no Saragoça. Pelo meio J.J. dispensa o Quim numa entrevista, salvo erro, à RTPN (primeiro tiro nos pés) e começam a surgir ecos do interesse de vários clubes na contratação de Roberto. Perante a ausência de alternativas e na eminência de se perder o concurso do jogador convictos do potencial do rapaz, LFV parte para Espanha com único intuito de o contratar. Acabou por fazê-lo ao preço e nas condições que todos conhecemos. Foi um erro? Até foi mas será assim tão criticável, neste enquadramento, ao ponto de se por em causa a idoneidade do nosso presidente?
No jogo com a Académica em conversa com um consócio este dizia a respeito da falhada contratação de Wesley (que acabou no Bremen) “Quando queremos contratar um jogador não podemos de forma alguma entrar numa espécie de Leilão, se o fizermos dada a capacidade financeira de outros clubes muito provavelmente perderemos o negócio, temos que chegar lá e comprar”. Eu concordo e foi o que fizemos com Roberto e muito provavelmente por causa disso não o fizemos com Wesley.

Não quero com esta lenga lenga toda desculpar o gritante erro que se cometeu, contudo não me parece que o maior erro esteja na base que levou à sua contratação mas sim na insistência da sua titularidade (que espero ver corrigida no sábado apesar de achar que tal não ocorrerá).

8 comentários:

  1. Boa tarde
    E sobre o tratamento dado pela comunicação social importa lembrar que no jogo de ontem entre Sevilha e Braga há 2 frangos monumentais. Um para cada lado. Referências na comunicação social? Zero! Ai se fosse o Roberto! Marcasse a equipa como fazia o ano passado, e nada disto atingiria a dimensão que atingiu.
    Saudações Benfiquistas
    José Luís Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Para mim - mas não se exija muito da minha capacidade de apreciação e crítica - dos melhores, se não o melhor, textos que, nesta data, se exprimem sobre a realidade Benfiquista.
    Cristalino na exposição dos factos, soberbo nas conclusões, uma crítica construtiva do mais alto nível a favor do Benfica.
    Não sufrago, obviamente, todas as opiniões que o(s) autor(es) deste blogue expressa e isso enriquece, segundo penso, o nosso clube.
    Mas que, na hora que passa e perante todo o despropositado ruído, com eco incongruente nos Benfiquistas, ler um texto desta clareza, exposição e raciocínio é reconfortante e encorajante porque, acima de tudo, na hora que passa, das mais difíceis, ressuma enorme Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  3. Excelente e áurea descrição textual dos factos, que certifica o que realmente são as coisas e não como muitos querem que elas sejam, concordo na integra com o texto, inclusivé com a sua "ultima parte", no entanto como as coisas estão e se o JJ INSISTIR em colocar o Roberto, penso que algo de "grave" se possa passar e pode ter consequências últimas nos tempos proximos recentes e podendo-se colmatar essa situação, é de a evitar, porque o Benfica tem o Titulo, o prestigio e além disso é o Maior Clube português e um dos maiores do Mundo, e muito boa gente se esquece, por vezes disso.

    patriarca

    ResponderEliminar
  4. sinceramente esse assunto já me enoja e quando vejo os jornais, essa parte eu passo.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem TC. Ora cá está uma apreciação lúcida do que se passa no futebol.As pessoas devem ter em conta que o futebol tomou proporções nas quais muita coisa está em jogo. A bola rola mas antes disso e em volta do fenómeno futobolistico existem muitos parametros que condicionam as decisões. Vejamos. Este Benfica que é campeão , e que bem nos soube este campeonato,movimentou muitos milhões no ano passado. Este Benfica é muito grande como tal também tem muita despesa.O dinheiro não cai do céu. Quem ajuda , quem investe quer ver o retorno ou é tolo. Sejam bancos , sejam pessoas seja o que for também exige.É completamente normal e eu quero é bons jogadores e vitórias.Cabe ao presidente gerir essa situação. Foi eleito democráticamente e pode não ser o meu tipo ideal de presidente mas deu-nos este (agora só falo deste)campeonato e eclipsou o bimbo da costa por agora.Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro. Vamos serenamente aguardar, não vamos adormecer mas não entremos em panico .Temos o grande Rui Costa que anda a trabalhar no assunto mas existem muitas condicionantes é preciso tempo. Quantas contratações já falharam nos murcões? Vamos manter a nossa postura de campeões e se não melhorar seremos os primeiros a levantar a voz. Saudações benfiquistas. CL

    ResponderEliminar
  6. onde se lê futobolistico deve ler-se futebolistico. pelo facto as minhas desculpas. CL. Pé na bola

    ResponderEliminar
  7. O problema deve ter sido o entusiasmo, porque se formos ver negócios por essa Europa fora, não vês guarda-redes a serem comprados por 8,5m€. e se fossem, seriam titulares absolutos e imprescindíveis e não o 3º guarda redes que até é emprestado (escrevi até um post aqui sobre o tema, há um mês ou perto disso).

    Ultrapassando isso, acho q muitas vezes nos falta olhar p/ o mercado interno. Neste caso, o Eduardo tinha sido uma boa opção. Noutra área, tb podíamos ter comprado o Lima baratinho, com a vantagem de já estar adaptado ao futebol português/europeu. fez este mês 27 anos e teria menos potencial futuro, mas por esse valor, se fosse um flop tb não havia grande chatice...)

    Aliás, se virem parte das grandes transferências/contratações do fcp nos últimos anos, foram:
    pepe 30m- vindo do marítimo;
    cissokho 15M - do V. Setubal
    Paulo Ferreira 20M - do V. setubal
    deco ?m - do Alverca/salgueiros?
    Bosingwa 20 ou 30m€ - do Boavista
    Paulo Assunção - Não rendeu na venda, mas rendeu bem em campo.- do Nacional
    Raúl Meireles - do Boavista
    Hugo Almeida - do Boavista

    claro que tb vem muita porcaria (leos limas e outros que tal), mas basta um ou dois funcionar p/ compensar e acho que devíamos tentar explorar, como fizemos em 2003 (Tiago, R. Rocha, Armando Sá, Quim) e não tanto só comprar estrangeiros a preços exorbitantes.

    ResponderEliminar
  8. Francamente não sei qual é a melhor escolha: LFV põe os seus interesses pessoais à frente do clube ou é um bimbo que paga 8,5 milhões pelo terceiro guarda-redes do Atlético Madrid...

    ResponderEliminar