sábado, 14 de maio de 2011

Que Jesus aprenda - parte 2

Fiquei muito satisfeito quando soube da vinda de Jorge Jesus para o Benfica. Trata-se de um treinador que vive o futebol intensamente gosta do que faz e consegue colocar as equipas a jogar um futebol espectáculo, algo que a grande maioria dos benfiquistas gosta. O ano passado ganhámos o Campeonato a Taça da Liga e acima de tudo fizémos jogos que serão inesqueciveis, costumo dizer que muitas das partidas eram autênticos espectáculos de arte, havia jogos que nós sabiamos que iriamos ganhar só não sabiamos por quantos. Nessa altura o Benfica jogava muito bem mas a equipa manteve a humildade e tinha os pés no chão, Jesus ganhava mas tinha declarações equilibradas e realistas.

Depois da conquista do campeonato, Jesus dá um conjunto de entrevistas algo exageradas e também surreais tendo em conta a realidade económica do Benfica. Mas que podem ter sido aglutinadoras para os sócios e podem até ter trazido dividendos a curto prazo com a compra de lugares e de novos sócios.

As dispensas começam por não se perceber lá muito bem.

Éder Luis que tinha custado bastante dinheiro é recambiado para o Brasil, um jogador que pelos vistos está a sair-se muito bem lá. Como é possivel que passados 5 meses um jogador que custe 3 ou 4 milhões seja mandado embora por quem o quis ir buscar? Belo negócio.....
Será que ninguém se preocupa com o periodo de adaptação?

Filipe Bastos - também é dispensado.

Miguel Victor - Um elemento da casa e com muito mais qualidades que o Sidnei também é dispensado.

Urreta - Um jovem de grande potencial e que fez um bom jogo com o porto com 19 anos é despachado e ninguém ainda percebu porquê.

São vendidos Di Maria e pior do que isso Ramires, o jogador que dava apoio ao ataque e à defesa alguém que se juntava a Javi Garcia na hora de arregaçar as mangas, para mim um verdadeiro craque. Só ao vivo nos podemos aperceber da qualidade deste grande jogador.

Os jogadores emprestados como Shaffer, Patric, os jovens da " cantera" como David Simão e outros nem sequer têm hipotese da fazer a pré epoca, será que vale a pena ter um centro de estágios se não se aproveita ninguém? Há quanto tempo não vem um valor seguro das camadas mais jovens?

Pior que isso, os jogadores convenceram-se que o campeonato seguinte estava ganho, eles e a estrutura directiva e também nós, os sócios, mas claro temos o pinto da costa o maior criminoso desportivo de todos os tempos na sombra.



Época 2010/2011

Sobranceria e arrogância na supertaça, e roubo no inicio do campeonato levam a que o capital de moral e de confiança se desintegrem facilmente. E quando se pensa que tudo vai correr mal ainda pode correr pior.

Mas ainda sobre Jesus o que parece a quem vê os jogos, e eu continuo a gostar de ver o Benfica jogar é que Jesus não tem plano B - a equipa joga duma determinada forma e não se consegue adaptar a outra é sempre assim, só que os adversários são diferentes têm mais ou menos qualidade, jogam de formas diferentes é por isso que existem observações dos adversários. Além disso há jogadores nossos em baixa de forma e não existe rotatividade e muitas das vezes os jogadores estão lesionados e Jesus insiste que continuem em campo tantas e tantas vezes isto acontece que até irrita. Outra das coisas que eu vejo é que a equipa não sabe fazer posse de bola quando está a ganhar, não sabe, só sabe atacar atacar e atacar muitas vezes sem nexo e sem cabeça o que leva a grandes desequilibrios na defesa porque muitas das vezes é o bombeiro do Javi Garcia que sózinho tenta apagar os fogos. Principalmente a jogos a duas mãos não se pode ser ingénuo. Falta e para terminar, ratice aos jogadores, se estamos a ganhar é preciso fazer passar o tempo seja lá de que forma for e o Benfica não sabe fazer isto faz-me confusão como alguém que jogou na rua e vem da rua não consiga fazer com que os jogadores interiorizem isto.
Jesus precisa de reflectir e trabalhar muito para que os erros que se cometeram não se voltem a repetir, estaremos cá para apoiar o Glorioso

3 comentários:

  1. Sim concordo com este seu post, sobretudo com a leitura que faz de Pinto da Costa. Mas não só no futebol também nas modalidades eles comem tudo e não deixam nada. Sobretudo porque a impunidade grassa e o nosso clube continua a ser dirigido por amadores ou melhor mais com o coração do que com a cabeça. Não percebo o rendimento dos atletas não percebo a dependencia à naturplan

    ResponderEliminar
  2. Naturplan:
    http://www.naturplan.pt/alim_saud.php

    "Coutinho e Alexandre", as in João Coutinho, responsável pelas modalidades...???

    ResponderEliminar
  3. São essas carências apontadas que fazem de JJ um treinador muito incompleto.
    Enervei-me e perguntei vezes sem conta o porquê de não haver uma mudança ou evolução nesses defeitos da equipa, mas até hoje está-se na mesma. As asneiras dentro de campo repetem-se jogo após jogo, e até no último da época com o Leiria isso aconteceu, até Luisão faz merda como na sua 1ª época de SLB!
    Não é por acaso que a equipa sofre golos como se de um portimonense se tratasse.
    Dúvido q JJ aprenda. E isso assusta-me...

    ResponderEliminar