sábado, 7 de maio de 2011

Traga a conta se faz favor...


Chegou o momento de fazer contas e tomar decisões. Confesso que estou completamente dividido e se estivesse no lugar do nosso Presidente, provavelmente, estaria sem dormir há 2 dias.

Ora, vejamos. Ficar em 2º lugar no campeonato não é bom, mas se pensarmos que o FCP só tem 2 empates em 28 jogos (agora não interessa porquê) quais seriam as hipóteses de ficarmos acima do 2º lugar!?!?! Zero. Ou seja, ficámos no melhor lugar possível.

Meias finais da Liga Europa é óptimo!! Há 17 anos que não íamos lá!! Então qual o problema?!? É que os finalistas são o Porto e o Braga.... Que raio de azar... Não podíamos ter perdido com o Feyenoord ou o Liverpool como o ano passado!?!?

Meias finais da Taça de Portugal não sendo positivo, porque queremos ganhar sempre, também não é o fim do mundo. O problema é que fomos eliminados da forma mais brutal imaginável. Depois de ganhar 2-0 no Estádio do ladrão!!!

A taça da liga lá se ganhou mas não nos interessa para nada...

Então isto foi bom ou mau!?!? Não sei. Foi das melhores épocas dos últimos 20 anos, mas foi também a época pós futebol maravilha, do Roberto, das derrotas 5-0 e 1-3 com o Porto, da eliminação com o Braga!??! Foi uma época traumática por isto e agora o que devemos pensar é se temos capacidade de corrigir isto com a mão de obra (Jesus) existente.

Eu acho que não. Mas também sou contra despedir treinadores antes do fim dos contratos, e já tivémos péssimas experiências com esses afastamentos precoces. E quais as alternativas?? Daí a minha divisão de convicções.

Jesus não me transmite confiança. É o Roberto dos treinadores. Faz defesas impossíveis e depois falha nos momentos cruciais. Junta-se a isto o episódio "tripeiro" de início de época e a falta de habilidade para mudar jogos desfavoráveis. A incapacidade de alterar o sistema de jogo. A teimosia em jogadores em baixo de forma e as substituições aos 80 minutos.

Reforço que estou completamente dividido. Se Jesus ficar não me incomoda mas se ele sair também não. Dependerá da alternativa talvez... Uma coisa é certa, ele nunca ganhará a Liga dos Campeões conforme o prórpio acredita, porque já atingiu o seu expoente máximo...

13 comentários:

  1. Com o devido respeito por todas as opiniões, mas está tudo doido! O Benfica fez uma época aquém das expectativas? Fez! Porque acabara de ser campeão e acima de tudo é o Benfica! Claudicou nos momentos cruciais (Taça e Taça da Liga) contra os maiores rivais dos últimos anos, o porco ganhou o campeonato em nossa casa, o JJ foi batido por treinadores mais novos e arrogantes, preparou mal a época, foi cagão depois de ganhar... é verdade! Mas isso são pontos de aprendizagem, o que parece que o mesmo não foi o passado recente para muitos benfiquistas... quer dizer perde-se uma vez e vai tudo ao ar, o treinador, o presidente, o Rui Costa, os jogadores, o cão e o gato! Epá, paciência, há que ver o que correu mal, corrigir, aprender com os erros desta época e levantar a cabeça e apostar numa nova época de sucesso! Chega de histeria! Aqueles que elogiam o Ferguson e o MU esquecem-se que eles também passaram por isto e continuaram e só assim se tornaram ganhadores! Força Benfica! Força Jesus! Força Vieira!

    ResponderEliminar
  2. Jesus não é prefeito mas gastar 5 a 7 milhões de indemnização para depois contratarem um pior ou igual e que tenha de passar por um ano de adaptação é bem pior! Gastem o dinheiro num jogador de qualidade indiscutível e que não seja um puto que só expluda daqui a 3 anos... mas também convinha um que não dê o berro após um ano de clube.

    ResponderEliminar
  3. falar do ferguson é pertinente... chegou ao united em novembro de 86... nos últimos quatro ou cinco anos o clube tinha ficado sempre nos 4 primeiros do campeonato... no primeiro ano (em que ele chegou a meio) ficaram em 11º, 87/88 - 2º, 88/89 - 11º, 89/90 - 13º, 90/91 - 6º, 91/92 - 2º e finalmente ao fim de 6 ANOS, repito, 6 ANOS foi campeão em 92/93... no entanto já tinha ganho alguns troféus... o primeiro foi a taça de 89/90, ou seja, 3 ANOS, repito, 3 ANOS depois de chegar ao united... a taça das taças de 90/91 (e correspondente supertaça europeia de 91)... e a taça da liga de 91/92...

    hoje em dia é a referência que todos sabemos... era possível uma coisa destas em portugal, no Benfica? a resposta é obviamente não... porque à primeira contrariedade se põe tudo em causa... quer ganhar-se tudo todos os anos e não se percebe que para isso acontecer é preciso construir uma base de trabalho sólida... é preciso que as pessoas possam aprender com os erros...
    na minha opinião falta um pouco de cultura desportiva ao povo português, em geral...
    tenho dito.

    ResponderEliminar
  4. patriarca disse:

    Em qualquer parte, em qualquer lugar, qualquer coisa que está mal tem que ser alterada a sua posição e se mesmo assim continuar mal,tem que se mudar, é o caso do Benfica, a época passada foi o que foi NÃO PELO TREINADOR, mas sim pelos jogadores que presentemente não estão no plantel e aí é que reside o quezílis dos factos, pois com o Di Maria, o Ramires, o David Luis no Plantel QUALQUER treinador de meia tijela ganhava tudo e mesmo assim o Jorge Jesus Ganhou o campeonato e a taca da liga e foi á vida na taça portugal e poderia ter feito MUITO MELHOR nas Competições Europeias. O jorge Jesus é um treinador MEDIANO, é medroso, e os jogos contra o porco e braga revelam isso mesmo e TEIMOSO de idéias fixas, porque essa de manter o Roberto na Balisa depois de vários FRACASSOS do dito é o cumulo, bem assim como manter a jogar os "Seus amigos" Cesares Peixotos e companhia, porque jogadores destes não têm lugar num Benfica que se quer campeão e lutador por titulos mesmo a nível europeu. Todas as SUAS contratações foram um fracasso e mesmo assim ELE teima em mante-los no plantel e a jogar e assim NUNCA o Benfica vai a lado nenhum, regozijando-se os porcos e compª daquilo que ele faz, neste caso deixa de fazer que é ganhar. Embora não seja muito favorável a chicotadas psicológicas, mas neste caso se o Presidente L.F.V. na Segunda feira na sua tão proclamada conferência aos Benfiquistas o "Colocasse fora de órbita" não via isso mal pelo contrário e não o censurava.
    Um Benfica ganhador NUNCA pode ter determinados jogadores que tem no plantel, porque são fracos demais, não têm a qualidade que se EXIGE a um Clube que quer ser campeão, pois a manter-se tal situação e com os outros clubes a reforçarem-se e bem, podemos estar na iminência de termos os proximos anos muito maus.

    ResponderEliminar
  5. patriarca, mudar de treinador não muda nada para melhor. E o que Jesus fez na época passada não o fazia qualquer um. Lembro que tivemos uma equipa à uns anos com jogadores como Miccoli, Nuno Gomes, Rui Costa, karagounis, Simão, katsouranis, petit, Luisão, Léo, etc. Não ganhamos nada e ficamos em terceiro. Na época seguinte em vez de manter os que estavam mudou-se tudo, plantel e treinador. O resultado foi o 4º lugar e nem um titulo. Jesus falhou em muitas coisas, mas tem de aprender com os erros. Só assim alguém se torna melhor. Podem ter a certeza que quando sair do Benfica e se o fizer a mal vamos vê-lo no Freixo pouco depois e a ganhar títulos atrás de títulos. Não podemos cometer esse erro.

    ResponderEliminar
  6. Eh! Pá! Já está tudo amolecido! Passaram dois dias da desgraça e já está tudo na maior, tudo a arranjar desculpas!
    Dar tempo e analisar o que correu mal? Mas está tudo doido? Vieira está lá há 10, DEZ! anos a analisar... Rui Costa com intermitências está há mais de 20 VINTE! Jorge Jesus está há 2 DOIS! é português, portanto conhece as águas em que navega!
    E depois disto ainda precisam de mais tempo? Mas não está na cara que aquilo é tudo uma cambada de incompetentes vaidosos e convencidos sendo que o maior é precisamente o Vieira!?
    Para nosso mal, já demosntraram que não sabem mais do que isto!
    Acordem caramba! Temos, infelizmente, a oportunidade ideal para exigir explicações e mudanças radicais.
    Vieira não se preocupohu em fazer um golpe estatutário e NADA DEMOCRÁTICO portanto arque com as consequências! "ROMA NÃO PAGA A TRAIDORES"! E ele há-de ter o que merece!

    Apenas quero frisar que apesar de tudo, acho que Jesus devia continuar. Mas precisa dum líder forte que o apoie e ampare! Que não é nem poderá ser Vieira nem Rui Costa!

    ResponderEliminar
  7. Bom post Diogo, muito pertinente. E o comentário do Bolger é uma excelente contribuição. Evidentemente, não estou satisfeito e fiquei muito desiludido. Vi erros e mais erros, muitos deles previsíveis e cedo denunciados. Mas estou farto de ver o Benfica a recomeçar do zero. Não consigo compreender esta sofreguidão por correr com tudo e com todos. E mais, não vislumbro grandes alternativas.
    O importante será ter a capacidade para distinguir o que há de bom e o que correu mal. Recomeçar novamente será o primeiro passo para mais 2 ou 3 anos sem ganhar nada.

    ResponderEliminar
  8. Há que investir é em provar a corrupção, e certificarmo-nos que ela é condenada. Estou farto de ver a MINHA EQUIPA a jogar contra bandidos, dopados e actores de teatro amadores!

    O "novo" episódio do marisco foi mais um aviso à navegação para os próximos anos e que de certa forma trazem à luz certas arbitragens europeias que por vezes temos... uma das mais flagrantes até foi a de TelAviv onde nos anularam um golo limpíssimo.

    Os mafiosos do costume já têm até muito pouco cuidado em fazer certas coisas de forma dissimulada, e já fazem muita coisa às claras.

    Quem é que na FPF nomeou o "colaborador" do CRAC para acompanhar os árbitros no jogo com o Vilarreal? Quem é que o fez na semana seguinte com os que foram a Braga? Isso é que eu gostava de saber, e também de ver as fugas de informação dos nossos depauperados meios de justiça a terminarem, e quem as faz colocado no OLHO DA RUA (ou de preferência na gaiola).

    ResponderEliminar
  9. O nosso treinador não é o melhor do mundo, mas este ano nem com o Mourinho ou o Guardiola, e com os respectivos plantéis de Real e Barcelona ganharíamos mais do que a taça da liga.

    O benfica foi EMPURRADO para fora da liga europa, e colocado FORA DE JOGO na taça de portugal.

    No campeonato foi o que se viu e o que ainda se está a ver, nem mesmo com tudo decidido deixam de ROUBAR o benfica de forma escandalosa (com o autogolo anulado ao beira-mar e a brilhante expulsão do jardel em olhão). E como se isso não bastasse, os novos cam^Gp^Ae^LHões continuam a jogar mais andebol e mergulho do que futebol.

    E se não conseguirmos em breve levar esta escumalha à justiça (mas a uma justiça séria, de uma comarca séria), então há que documentar todas as aldrabices registando as causas (FORA DO CAMPO) e os efeitos (DENTRO DO CAMPO) e depois enviar tudo para a UEFA, a FIFA e até para o TAS.

    ResponderEliminar
  10. Depois de ler todos este comentários, vou só lembrar o que foi dito antes de começar a época pelo "papa": Este ano vou ficar atento...Lembram-se? E já agora li algures num jornal qualquer que há um grupo de" benfiquistas" que querem eleições antecipadas? De Benfiquistas não têm nada .São um bando de parvalhões,para ser simpatico,e não lhes chamar aquilo que são anormais e que podem procurar clube l´a para o lado do rio douro

    ResponderEliminar
  11. Sou completamente a favor da permanência de Jorge Jesus no Benfica, apesar de estar muito desiludido.

    ResponderEliminar
  12. A única coisa que me move contra o J.Jesus é juntar na mesma frase a palavra mérito e os corruptos.
    O único mérito que tiveram foi VICIAR este campeonato, a taça e TAMBÉM a liga europa. O director de comunicação tem repetidas vezes *lutado* quase sozinho contra o polvo. O LFV, que é o nosso presidente eleito também alinha sempre pelo registo do director de comunicação e seria bom ele perceber que haver treinadores ou jogadores a parabenizar quem nos ROUBA, só perturba o esforço de lutar para ACABAR COM A CORRUPÇÃO.

    O que significou aquela reacção do Coentrão no final do jogo em Braga? Para mim só pode ter sido por saber que não ia a uma final europeia porque o árbitro fez vista grossa a uma falta grosseira e validou um golo mentiroso.

    ResponderEliminar
  13. Amigos, eu também não sou de mandar treinadores embora mas este não sabe nadinha disto. Jesus qto mais tempo no SLB mais nos afunda. Estamos a ser gozados e com razão , Acabou ,devia indemenizar o clube. Ganhou um campeonato mas muito á rasca e quis ir para os murcões.Gostais de ser gozados?

    ResponderEliminar