segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Responsabilidades?

Em jeito de adenda ao post anterior e face aos comentários explico as responsabilidades de LFV e Jesus:
 
 - Em relação ao presidente, ao líder máximo que por várias vezes disse que controlava tudo o que acontecia no nosso clube, a sua responsabilidade no jogo de ontem está na inépcia e inação. Se um dirigente do clube vem a público dizer que estavam avisados e sabiam do que poderia acontecer com Xistra e nada fizeram, parece-me evidente que há responsabilidades na direcção por ausência de medidas.  
 
 - Em relação a Jesus, ainda que ontem não se possa dizer que tenha estado muito mal, pois o Benfica jogou o suficiente para ganhar se fosse mais eficaz (não só por causa de Xistra) o problema está na fórmula, na insistência de uma estratégia descompensada e na gestão de plantel. Não se percebe porque Nolito é constantemente suplente, não se percebe a questão Gaitan (só joga na Champions, isto cria divergências no plantel, é inevitável) mas acima de tudo nos espaços que concede. O Benfica de Jesus é incapaz de controlar um jogo com bola, é incapaz de pressionar e recuperar a bola em posições avançadas no terreno, a equipa está desposicionada defensivamente o que proporciona ataques aos nossos adversários. Nesses ataques sujeitamo-nos aos Xistras desta vida. A Académica com 10 não pode ter os lances ofensivos que conseguiu fazer e num dos quais acabou por marcar o segundo golo.
 
Fale-se de Xistra, fale-se de arbitragem em geral, mas não escondam a cabeça no chão a fingir que os nossos não têm responsabilidade. Têm responsabilidade e muita.

2 comentários:

  1. Sobre a suposta inacção da estrutura Benfiquista reporto-me ao que aconteceu no passado:

    "O árbitro Carlos Xistra "vai estar lá contra o Benfica"
    por Lusa, 05 março 2011


    O treinador da equipa de futebol do Benfica, Jorge Jesus, afirmou hoje que Carlos Xistra, que vai apitar o jogo de amanhã, é um árbitro de "que as pessoas de Braga gostam".

    "Por norma não ligo às nomeações dos árbitros. O Carlos Xistra é um bom árbitro e já estava habituado, quando treinava em Braga, de ser um árbitro de quem os adeptos e direcção do Braga gostavam, quando nos ia arbitrar. Amanhã [domingo] vai estar lá contra o Benfica e é um árbitro de que as pessoas de Braga gostam", disse Jesus em conferência de imprensa, na antevisão ao encontro da 22.ª jornada da Liga portuguesa.
    O técnico referiu também que o embate de domingo será "o jogo da época para o Sporting de Braga", afirmando que a época não está a correr ao nível que o seu adversário ambicionava no início da temporada.
    Jorge Jesus destacou a qualidade do adversário e o ambiente difícil que a equipa "encarnada" vai encontrar no Minho, mas acredita que o Benfica "vai conseguir ultrapassar todas essas situações. "Neste jogo não têm a pressão do jogo e isso faz com que joguem com mais tranquilidade e motivação, pois o Benfica motiva muito mais do que qualquer adversário do campeonato", explicou Jorge Jesus.
    O jogo entre o Sporting de Braga, oitavo, com 28 pontos, e o Benfica, segundo, com 51, está agendado para domingo, pelas 20,15, no Estádio Municipal de Braga, numa partida que será dirigida por Carlos Xistra (Castelo Branco)."

    No dia seguinte e no jogo que o Benfica perdeu por 2-1 lembro só a expulsão errada do Javi e um fora de jogo ao Jara que ia isolado. Xistra teve uma nota muito má. Pior foi para o Benfica que ficou arredado do título.

    PS: Deve ser coincidência que das 6 derrotas que o Porto tem com o Xistra, só duas tenham sido para o campeonato. E dos 4 empates só dois também para o campeonato. Ou apenas outra forma de dissimular os roubos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «...O Carlos Xistra é um bom árbitro...»

      E está aqui, nesta frase tão simples, uma das razões do nosso insucesso. O Xistra (tal como o Paixão) é dos maiores incompetentes do nosso campeonato, mas nos dizemos que ele até é bom...
      Pois se é bom que continue a apitar jogos em que o Benfica nunca vence e que o Porto nunca perde (ao menos com o Paixão o Porto também perde...)

      Eliminar