segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Charutada

Uma vez mais não ganhámos um jogo frente ao fcp na nossa casa.

Mais do que não ganhar, que pode sempre acontecer até porque o adversário tem valor, preocupa-me a forma como jogamos ou como não conseguimos jogar. Com uma diferença abismal na luta do meio-campo (5 contra 2), reforçada pelo facto de a defesa ter jogado bastante subida reduzindo em muito o espaço por onde os nossos deveriam ter andado, o fcp controlou todo o jogo, ainda que tenha sido completamente inofensivo (sem James não têm qualquer criatividade ou capacidade de provocar desequilíbrios).

O Benfica nunca conseguiu pegar no jogo, não conseguiu construir em termos ofensivos, não conseguiu ter bola, limitou-se a jogar aos repelões individuais mesclando com charutadas para a frente e corre Cardozo. Muito pouco para aquilo que sabemos e podemos fazer. Foi notório um complexo psicológico que teima em toldar as nossas qualidades. Artur, Maxi, Garay, Melgarejo, Enzo e Lima foram demasiado maus para o que se exigia de um jogo com estas características. Salvaram-se Matic e Jardel, que estiveram a um bom nível, enquanto os restantes foram cumprindo sem deslumbrar. JJ também não esteve ao seu nível, não conseguiu desatar o nó táctico presenteado pelo adversário e, nas substituições, acabou por não ser feliz (tardias e pouco certeiras).

Em meu entender salvou-se o resultado, que acaba por não ser péssimo pois permite-nos continuar em primeiro com legitimas possibilidades de conquistar o título, contudo urge corrigir os aspectos psicológicos que afectam os jogadores neste tipo de jogos. Quinta-feira temos um jogo importantíssimo num campo onde não temos sido felizes e o jogo em Braga está à porta.  
 
PS: É impressionante a capacidade física evidenciada pelos jogadores do fcp, com enfoque principal em Moutinho que, tendo jogado na quarta-feira, ontem dizimou todos os jogadores que encontrou pelo caminho. À atenção dos atletas olímpicos: Americanos, Chineses e Russos, estudem, perscrutem as metodologias de treino praticadas por aquela gente, há por ali muita capacidade.

8 comentários:

  1. A poção do druida Povoix arruma qualquer médico da Ex-RDA.

    ResponderEliminar
  2. Para mim Cardozo ontem teve péssimo e nem sequer estou a falar do remate que poderia dar-nos a vitória. Escrevo nos duelos individuais com os centrais do Porto. Basicamente não ganhou nenhum. Quer seja pelo ar, quer seja pelo chão. Um jogador com 1.92m de altura tem de fazer mais e melhor face a um de 1.80m (Otamendi). Tem de ser mais agressivo e aguentar mais o choque. É preciso ter mais espírito guerreiro. É preciso aguentar mais a dor. Depois, é preciso ser-se inteligente dentro de campo. Cardozo jogando à mama, só beneficia quem defende de frente. Procurasse ele descer um pouco e ganhar bolas de cabeça ao Fernando que não é muito alto, permitindo ao nosso meio-campo subir e ganhar melhor as segundas bolas, teria sido muito melhor.

    Lima é outro que pouco ou nada fez... na mesma linha do Cardozo!

    Gosto muito do Cardozo e do Lima. Se lhes faço este tipo de crítica é porque acho que podem melhorar.

    ResponderEliminar
  3. Eu lembro-me que o Moutinho na era do Paulo Bento no Sporting jogava sempre e nem substituído era, querem inventar histórias pensem um bocado antes.

    Foi um luxo ver um central que vocês criticaram tanto a meter o cardozo num bolso. O Mangala vai ser dos melhores centrais do mundo, força, impulsão, rapidez... Que jogador! Mas para vocês é da poção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No benfica Mangala não acabava um jogo, as costas do Cardozo e do Sálvio dizem olá. Menos choro porco.

      Eliminar
  4. Tivesse James jogado e lá se apagavam as luzes e ligavam a rega outra vez...mas calma, no Dragão vos esperamos...

    José Soares

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Atentem nos dois golos do Benfica.
    Só existem porque estava lá o Cardozo na luta.
    Na 2ª parte quando o Salvio se isola quem estava lá á espera do passe que não aconteceu? O Cardozo.
    Ontem só houve Benfica porque houve muito Matic e Cardozo.
    Tendo em conta estes factos o Jardel e o Garay não vão ser, já são os melhores do Mundo porque o avançado do fcp não teve nenhuma chance a não ser o brinde do Artur.

    Resumo

    A mesma posse de bola.
    Mais faltas sofridas.
    Mais cantos conquistados.
    Mais remates efectuados.
    As melhores (únicas) oportunidades de golo. Sem brindes.

    Mas os outros é que são bons...

    Quanto á atenção olímpica, é mais do mesmo, acompanhem as carreiras da grande maioria dos jogadores que saem do porto para o estrangeiro, com foco naqueles em que o talento se resumia a distribuir fruta (Paredes, Doriva, Paulo Assunção, Bruno Alves, Fernando Couto, Maniche, Secretário,etc)

    ResponderEliminar
  7. Parece que o Vitor Pereira disse umas mentiras, nós estamos cá para ver como é que é como é que não é...

    http://www.youtube.com/watch?v=XqdoHwQi5T4&feature=youtu.be

    ResponderEliminar