terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Uma visão encarnada do Clássico



Depois de ouvir e ler opiniões sobre a partida de Domingo de companheiros de bancada, de amigos, de grandes analistas de futebol..no facebook, de ler um diário desportivo, de ouvir comentaristas nas rádios, nas televisões e de fazer (finalmente) a minha própria analise, concluo o seguinte:

- O Benfica fez um jogo abaixo daquilo que na minha opinião poderia e deveria ter feito. A falta de Homens no meio campo deve ter sido a principal causa. Não quero imaginar se jogasse Javi Garcia no lugar de Matic...

- O Porto fez aquilo que neste momento é capaz de fazer. Ganhar o meio campo e aproveitar as falhas do adversário. Com um ataque tão débil era normal que mais não conseguisse fazer.

- Mesmo com inferioridade numérica na zona nevrálgica do campo, os comandados de JJ conseguiram igualar a posse de bola(sinceramente no Estádio não me pareceu), tiveram mais remates, mais remates à baliza (o Porto n fez mais nenhum alem dos golos), mais cantos e ainda cometeram menos faltas. A isto muitos apelidaram de banho de bola azul e branco.

- No que toca a arbitragem, aquele tema que só os burros gostam de falar (o nosso país esta cheio deles), há que perceber o que se quer.. Ou se aplica critérios largos e Matic's, Maxi's, Moutinho's, Fernando's, Mangala's e companhia acabam os jogos ou se aplica critérios apertados e vai tudo tomar banho mais cedo.Quanto aos foras de jogo, erros imperdoaveis. Deve custar tanto perder jogos assim!! Ao contrario de muitos dos Benfiquistas, eu percebo a ira dos portistas sobre o tema, quem está habituado a Olegário's, Jorges Sousa's(já foi mandado para Coimbra na 5ª feira), Martins dos Santos, Augustos Duarte's, Proença's (fora de jogo.. What?) e companhia é natural que se sinta completamente revoltado.

- Para finalizar, acho que assisti a um jogo grande e não a um grande jogo. De repente, dei por mim a assistir a uma 2ª parte de forma totalmente tranquila em que só me exaltei de forma negativa com o falhanço do meu ídolo Oscar. 

Quanto ao resto da temporada, estou extremamente curioso para ver o que se vai suceder e em especial nos próximos jogos fora.. 
Ponto muito positivo do clássico, ocorreu tudo sem problemas dentro e fora de relvado e nenhum guarda-redes saiu do campo à stickada.

P.S – Este é o meu primeiro post no blog. Depois de o ter publicado no meu perfil de facebook, o João Tomaz convidou-me a transpô-lo para aqui e escrever mais umas coisas de vez em quando sobre o Nosso Benfica. Aceitei o desafio e vamos la ver como corre. Obrigado pela oportunidade amigo.


P.S.1 - Obrigado ao João Gonçalves do Blog Red Pass pela imagem que me cedeu.
E PLURIBUS UNUM,
1904

4 comentários:

  1. Se jogasse o Javi no lugar do Matic pouca diferença haveria, pois raramente o Benfica saíu com bola e optou mais pelo jogo directo, algo que também aconteceria com Javi em campo

    ResponderEliminar
  2. Deste jogo unico coisa que sobresai é que foram criadas 3 ideias falsas e 3 mentiras. A primeira era de que antes do jogo so se falava no favoritismo do Benfica,quando na realidade eu vi em todos os programas desportivos,grande area,Zona Mista,SPortv..o painel dos 4 estarolas da sic...tudo tudo atribuir o favoritismo ao Porto,ate tive no meio disto tudo ter que aturar o treinador do Estoril e o Artur Jorge.ponto.

    2.Foi que o Benfica foi favorecido e tem sido favorecido pela arbitragem.Com a cumpliçencia total por parte da direção foi esta a ideia que ficou.Nem importa ver o penalty branqueado por toda a comunicação social,aos 93 minutos sobre o Garay,ou que o Moutinho tenha simulado uma agressão,e nao viu vermelho nem vai ver sumarisimo.Siga pra bingo.

    3.È que o Benfica mais uma vez,levou um banho de bola.Nao teve estofo,nem capacidade psicologica,apesar de se ter visto a perder em casa por duas vezes,uma de um lance completamente de bandeja do guarda redes mas ainda assim consegui nao perder,e o Porto consegiu apesar de estar a ganhar 2 vezes,nao ganhar.
    Na 2 parte...o Porto reforçou sim o seu meio campo,nao deixando desta forma o Benfica criar muitas situações de perigo,ainda assim ouve a jogada da bola ao poste e outra prometedora cabeçada do Aimar dentro da area.Mas se a ideia é ganhar o jogo,o porto a jogar dessa forma criou quantas opurtunidades de perigo?ZERO!Como é que alguem entende isto como um banho de bola?

    E depois claro..esta tudo e todos contra o porto,coitados,eles sao tao pobres que nao tem jornais nem comentadores nem tvs nem cronistas afetos ao clube.Eles nem sao protegidos pela arbitragem nem tao pouco tem um expresidente na fpf...Coitados,sao uns pobres,e claro,jornalistas que questionem isto?ZERO! O Rui Santos ate esta de acordo com isto tudo....E andamos aqui nos..feitos parvos ouvir isto.

    ResponderEliminar
  3. Bem vindo Gustavo!

    Passaram uns dias e o falhanço do Cardozo não me sai da cabeça. Mas também não me sairia se a bola tivesse entrado. De uma coisa tenho a certeza: A mediocridade da análise futebolística da comunicação social portuguesa nota-se quando ocorre um lance como aquele... As análises ao jogo seriam completamente diferentes!

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo Gustavo

    Completamente de acordo.

    Falta apenas referir um lance na 2ª parte iniciado pelo Carlos Martins com uma grande abertura para o Salvio ao qual faltou um pouco mais de discernimento para se decidir pelo cruzamento em vez do remate, já que dentro da área, isolado se encontrava o Cardozo.

    Sem qualquer dado objectivo do jogo o possa suportar fico incrédulo com aquilo que se diz e escreve.

    ResponderEliminar