terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Preocupações

Enquanto continua o folclore da comunicação social e de clubes com ligações estreitas que todos percebem existir mas que com seriedade não deveriam ocorrer, a resposta por parte do Benfica tarda em aparecer e temo que não exista. A ausência de uma resposta séria por parte da direcção, afirmando e aceitando que efectivamente no jogo frente ao Braga tínhamos sido beneficiados fazia todo o sentido e legitimava o futuro. Mais, essa resposta devia vir apensa a uma série de outros erros que nos prejudicaram e tiraram pontos, dizendo a todos que caso o Braga queira os pontos que perdeu, ou diz ter perdido, na Luz os vá buscar ao Nacional, e se estes não chegarem pode ir a Setúbal a Leixões ou à vila das Aves.
Pese as considerações que atrás escrevo e subscrevo não é isso que me tira o sono. O que verdadeiramente me preocupa são os 90 minutos de futebol, ou se preferirem de pouco futebol, que temos vindo a apresentar em campo.
Ao contrário da fabulosa comunicação social que analisa o jogo com base no resultado final e decide se uma equipa jogou ou não bem com base nesse importante pormenor mas por vezes pouco verdadeiro, tenho a perfeita convicção que a não ser o resultado final nada mudou neste Benfica face ao que existiu na Trofa.
A convicção de que temos um plantel com qualidade, e o ter visto a equipa no inicio da época com critérios de jogo muito melhores dos que apresenta no presente, logo o acreditar que podemos e devemos fazer mais, tem sido uma companhia demasiado evidente para não me deixar de preocupar, principalmente porque tardava a encontrar uma resposta. Esta chegou e deambula pela alteração do sistema táctico motivada pela substituição de apenas um jogador.
Cardozo é um jogador que não conquista todos os adeptos eu não sou excepção, ainda assim devemos cingir-mo-nos aos factos. Jogador Sul Americano (normalmente com dificuldades de adaptação), na sua primeira época ( e todos estamos recordados desta triste época) marcou cerca de 20 golos. Na presente temporada, nos primeiros tempos foi decisivo, marcou no empate com o FCP, no empate com o Leixões e na sofrida vitória frente à Naval (este já na condição de suplente). A partir daí foi entregue à sua sorte e pouco ou nada jogou, de vital passou a ser dispensável. O que motivou essa alteração foi a chegada de Suazo, um jogador de classe mundial.
Claro está que a referida mudança por si só não justifica tudo, agora a mudança de estratégia, essa sim condiciona todo o futebol do Benfica.
Quique consciente das características de Cardozo (jogador pouco móvel, um avançado mais fixo entre os centrais) e enquanto não tinha alternativas, montou com astucia a equipa à sua volta. Defesa subida, pressão no campo adversário de forma a recuperar cedo a bola e criar situações de desiquilibrio, e quando detentores do esférico, muita circulação de bola de preferência ao primeiro toque para criar espaços e situações de golo, onde Cardozo seria o barómetro da equipa.
A chegada de Suazo, jogador de características completamente diferentes (rápido, gosta de jogar no espaço e em velocidade) e com o cartel que trazia obrigou ou originou uma alteração substancial na nossa estratégia de jogo. Baixámos o bloco, ou seja passámos a defender mais atrás, muito mais atrás, de forma a existir espaço para o Suazo correr. A típica táctica de contra-ataque.
O que se verifica é que com excepção do Suazo a equipa não tem características de contra-ataque, os nossos jogadores do meio campo são típicos jogadores de posse de bola e de jogadas pensadas, e a equipa fica demasiado exposta no aspecto defensivo. A coisa não resulta. É tempo do Quique perceber isso e alterar a sua estratégia de forma a potenciar o plantel, sem que com isso ter que sacrificar o Suazo em detrimento do Cardozo, basta alterar. Como sugestão deixo-lhe o 4-3-3 com Suazo e Reyes nas pontas.

3 comentários:

  1. Assino por baixo...

    alias:

    uma das razoes pelas quais eu axo que tanto o Suazo como o Cardozo nao marcam mais golos, é pq nao jogam juntos...senao vejamos:

    - Suazo solto na frente: corre, corre e corre comó catanu, mas corre sozinho contra 1,, 3, 4 ás vezes mais defesas...é humanamente impossivel.

    - Cardozo solto na frente: correr nao é com ele, nem sequer se pode exigir que o faça; também ninguem pedia ao Jardel isso, nem sequer pedem ao Messi que jogue de cabeça na área, ou tão pouco ao Torres que venha atrás organizar jogo. É da fisionomia dele, e qnt a isso n se pode fazer nada. O problema é que ele é um GRANDE avançado com qualidades elevadíssimas mas mt especificas...

    Cardozo e Suazo:...logo ha que aproveitá-las, colocando alguem movel e rápido. Prenden-do os defesas, de imediato se abrem espaços para que outros apareceam: esses outros teem de ser jogadores rápidos e moveis: SUAZO!!

    2 médios atrás (Katsou e Yebda, ou R.Amorim (o lugar dele é no meio) ou ate C.Martins), e Aimar à frente a organizar o jogo - como deve ser).

    Apoio Reyes e Suazo no suporte a Cardozo.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho bem a certeza se foi a entrada do Suazo ou as dificuldades defensivas contra o Nápoles, Paços de Ferreira e outros mas é um facto que a equipa joga mais recuada e raramente arrisca.
    No entanto, também já ouvimos o Quique Flores a queixar-se que a postura (movimentação, proactividade, posicionamento) dos jogadores está diferente da que ele pretende e do que mostram nos treinos.

    ResponderEliminar
  3. esqueci-me...

    Daí eu ja ter votado na necessidade de contratar um lateral esquerdo....a sério. Não um J.Ribeiro que é razoavelzinho, nem um D.Luiz q defende mas n sabe atacar. Tem de ser alguem que faça as duas coisas...o chamado lateral moderno. Se de um lado temos o Maxi do outro temos de ter alguém que equilibre a coisa! Não sei se haverá no mercado, mas afinal de contas n sou prospector de jogadores, e se temos la tanta gente...será q ninguem encontra um def esquerdo em condiçoes?Ainda por cima, sem o Léo, axo que é urgente ir ao mercado buscar um lateral canhoto...um bom lateral canhoto, e n fazer como os Andrades que os compram aos Magotes!!Se for preciso que se pague bem por ele..

    PORRA: eu também pago e bem pelas cotas e pelo cativo!!!!

    ResponderEliminar