terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

50 Anos de Vida do Pequeno Genial

O filme não lhe faz a justiça merecida. Mas também seria impossível apresentar todo o seu talento em cinco minutos. A magnificência dos seus dribles, sempre diferentes e imprevisíveis, a superioridade da sua visão de jogo, a precisão de passe, a elegância com que conduzia a bola de cabeça levantada e a impressionante capacidade de jogar com qualquer um dos pés (coisa rara para um canhoto nato). Em Portugal nunca vi igual. O Humberto, o Alves, o Oliveira, o Diamantino, o Nené, o Gomes, o Carlos Manuel, o Valdo, o Futre, o Figo, o João Pinto, o Rui Costa, o Simão, o Ronaldo todos bons mas nenhum tão vibrante e tão genial. O Chalana é único. E eu, nascido em 1970 sou do Benfica porque ele jogava de Águia ao peito.

Obrigado CHALANA. Parabéns.

Deleitem-se.

5 comentários:

  1. Recordo o início de Chalana no Benfica. Os primeiros jogos, com idade de júnior, na época de 1975/76 e, sobretudo, o seu contributo decisivo, no título de 1976/77, com 17/18 anos. Foi um campeonato que começou mal para o Benfica, com 6 pontos de atraso do Sporting a meio da 1.ª volta, mas acabou com 9 e 10 de avanço sobre FC Porto e Sporting.

    Não fossem as lesões que sofreu e teria tido uma carreira ainda mais notável, ao nível dos melhores jogadores do mundo. O filme que o MLeal teve a gentileza de aqui colocar é só uma (pequena) amostra do que era capaz.

    Quando era miúdo, procurava imitar o seu estilo. Sem sucesso, evidentemente. Um pouco mais velho, jogava basquete com a camisola 10 do Oeiras. Era pequeno como o Chalana e, num jogo em Alvalade, diante do Sporting, lesionei-me e fiquei no chão. Logo os velhos lagartos que assistiam ao jogo se pronunciaram: "olha o novo Chalana!". Não pretendiam elogiar-me, mas fiquei orgulhoso...

    ResponderEliminar
  2. Chamar-lhe Genial é rebaixa-lo à condição humana, tamanho era o Dom que possuia (e ninguém me tira da cabeça que ainda hoje se fosse preciso, ainda fazia melhor que um certo argentino que lá anda...que tem menos 30 anos que ele)!!! Parabens Gloriosos

    ResponderEliminar
  3. O Chalana é o maior e só tenho pena que não tenha um papel maior no Benfica e na selecção nacional.

    visitem http://apostamos.pt.vu

    ResponderEliminar
  4. Para mim é uma data especial. nasci no seio de uma família sportiguista, morava em Belém e adorava esse clube, pois a mim desde sempre se houve clube que nunca me seduziu foi o Sporting, não me perguntes porquê.
    Um dia, tinha 11 anos, fui ver um Benfica 4 Zurique 0, e eis que aparece Chalana, que gozo, que espetáculo dentro do espectáculo, vai daí e disse sou do Benfica, onde joga o grande e enorme CHALANA.
    Por isso, devo o meu clubismo ao pequeno genial.

    ResponderEliminar
  5. Falar do Fernando é fácil de mais, sabe tão bem ver este video. O Chalana era o jogador que me fazia ir á luz sem saber mesmo quem iria jogar ,era um gozo supremo ver jogar o rapaz da minha idade, só estavamos á espera que a bola fosse para ele para delirarmos com o que viria a seguir. Era suberbo, era extasiante , era jogar á benfica.Agora resta-me ver os jogos ingleses. Obrigado ML

    ResponderEliminar