quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dissertações tácticas (o acordo ortográfico que se f...)



Tem sido muito discutido ultimamente que o sub-rendimento do Benfica (particularmente ao nível da dinâmica e jogo e criatividade atacante) tem estado relacionado com algum mau aproveitamento e posicionamento táctico, incluindo alguns erros de casting que não aproveitam da melhor forma as características de alguns dos nossos jogadores. Custa-me um bocado o facto do Quique se resignar à ideia de não querer utilizar o Suazo e o Cardozo simultaneamente.

Deste modo, para mim, que não treino os jogadores todos os dias e nem recebo 150.000 euros para o fazer, a arrumação táctica que melhor aproveita os recursos e as características dos jogadores que temos neste momento, seria esta que o diagrama mostra:

1. Suazo a Extremo-direito, deambulando para o meio com o "over-laping" do Maxi. Em lances de contra-ataques rápidos (tipo cantos adversários e recuperações de bola semelhantes) poderá ser o homem mais adiantado e ser lançado em velocidade. Em situação de ataque continuado poderá com a sua velocidade ganhar a linha com facilidade ao defesa contrário e provocar desequilíbrios. Teria muito mais espaço para jogar como gosta e de modo a que a equipa beneficiasse mais das suas características.
2. Aimar a Extremo Esq, jogando um pouco à imagem de Simão, fazendo diagonais para o meio com frequência (Se pensarem um pouco os dois têm algumas características muito semelhantes: rápidos qb, boa aceleração, muito bons tecnicamente, jogam c/ os dois pés, embora o Aimar passe melhor e o Simão remate melhor).
Deste modo o Aimar fugiria das marcações do miolo e teria mais tempo para pensar e executar, evitando o confronto físico de onde invariavelmente sai prejudicado.
3. Reyes a 2º Ponta de lança, mas jogando de trás para a frente (Claro que o prefiro ver a extremo puro, mas esta solução passa por beneficiar o Aimar). Podendo trocar posicionalmente com Aimar quando este deriva para o meio. Capacidade de transporte de bola. O facto de jogar mais no meio pode ter mais oportunidades de usar o bom remate de meia distância que tem.
4. David Luiz a central. Podemos chamar durante 5 anos "Cavalo" ao burro lá da quinta, mas ele será sempre um burro. Não vamos querer fazer de um central um lateral esquerdo, com o acréscimo de ao colocá-lo do lado esq, estar sempre a defender com o seu pior pé as investidas do extremo da equipa adversária.
5. De resto é mais ou menos tudo na mesma, sabendo-se que a contratação de um defesa esquerdo de nível será prioritária.

7 comentários:

  1. Julgo que a equipa assentava melhor num 4-3-3 puro, com triangulo no meio campo formado por Katso, Ruben (Yebda) e Aimar (Carlos Martins). Não concordo com o encostar do Aimar à ala.
    No sistema apresentado, era uma questão de trocar o Aimar com o Reyes. No entanto a ideia principal está lá. Nada de adaptações e usar o Suazo onde realmente poderá fazer diferença.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que a equipa assentava melhor num 4-3-3 puro, com triangulo no meio campo formado por Katso, Ruben (Yebda) e Aimar (Carlos Martins). Não concordo com o encostar do Aimar à ala.
    No sistema apresentado, era uma questão de trocar o Aimar com o Reyes. No entanto a ideia principal está lá. Nada de adaptações e usar o Suazo onde realmente poderá fazer diferença.

    ResponderEliminar
  3. Eu experimentava trocar o Quique pelo MNM. Só mesmo para ver como era....

    ResponderEliminar
  4. Apenas 1 reparo...

    Num mundo perfeito, com mais ou menos permutacoes, acho q toda a gente concorda com a tactica acima.
    Agora e preciso ver as compensacoes defensivas.
    Nenhum dos jogadores do tridente avancado e reconhecido por ter propensao para compensar "ca atras", assim ficariamos com o 1/2 campo defensivo apenas entregue ao "doble pivot" o que para equipas q saibam dar 2 toques na bola e manifestamente curto.

    Como ja li algures, a gd vantagem do saudoso Simao era a de qd nao conseguia desiquilibrar, equilibrava a equipa

    ResponderEliminar
  5. Mto mas penso que a diferença continua na atitude a aplicar em campo em treino pq como diz o Mourinho eles jogam o que treinam.Diz no seu livro que são 90 minutos de treino como se estivessem sempre em jogo. Depois as opções técnicas cada um escolhe as que entende mediante os jogadores que possui. Temos é que ser "duros" não gosto de mandar treinadores embora logo no inicio mas há que mostrar mais resultado de equipe, Saudações BENF do CL

    ResponderEliminar
  6. O benfica num campeonato sério, com verdade desportiva estava confortavelmente instalado no primeiro lugar. E se assim fosse a táctica de Quique era a melhor, os jogadores eram fantásticos e nós adeptos estavamos radiantes. Portanto, na minha opinião, Quique Flores e os jogadores são heróis, pois eu não esqueço que o campenato está viciado.

    ResponderEliminar
  7. O benfica num campeonato sério, com verdade desportiva estava confortavelmente instalado no primeiro lugar. E se assim fosse a táctica de Quique era a melhor, os jogadores eram fantásticos e nós adeptos estavamos radiantes. Portanto, na minha opinião, Quique Flores e os jogadores são heróis, pois eu não esqueço que o campenato está viciado.

    ResponderEliminar