quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Exigência

Tenho pautado o meu discurso desde que escrevo neste nosso blogue por uma critica constante à gestão desportiva do clube. Não corre em mim nenhum propósito de candidatura à presidência do clube, nem tão pouco a doença do Sr. Rui Santos de criticar tudo e todos por qualquer motivo. Entendo a critica como a procura da perfeição, por mais longínqua que esta seja.
Em anos anteriores foquei a critica na politica desportiva do clube, mais exactamente na sua ausência. Tenho para mim que triturámos treinadores injustificadamente. Sinto que Camacho poderá ter sido um deles (e eu estava farto dele, pois não conseguia perceber onde é que estava o trabalho semanal), mas o verdadeiro problema situava-se acima do treinador e isso foi por diversas vezes focado por todos nós.
Na presente temporada as coisas a este nível foram melhor conduzidas, o Rui Costa apareceu e parece ter um rumo definido para o clube, levará o seu tempo a chegar ao patamar desejado, mas estou em crer que tal ocorrerá, mas uma coisa já foi conseguida, um plantel de qualidade e condições para trabalhar o que forçosamente acarreta mais exigência para todos, nomeadamente treinador e plantel. Não se pode exigir nesta época o mesmo que era exigido em épocas anteriores, é preciso mais, porque está ao nosso alcance.
Para mim é notório que o plantel está mal aproveitado, e estamos na eminência de desaproveitar uma oportunidade pouco vista nos últimos anos (o FCP está mais fraco). Não quero com isto dizer que o titulo é obrigatório, que deveríamos despedir o treinador, etc. Acho é que podemos e devemos exigir mais da equipa e fundamentalmente do treinador. Considero o Quique um homem inteligente com um discurso fantástico mas que mantém uma concepção de jogo desadequada com o nosso campeonato e com a própria equipa. Este facto poderá ser nefasto para a nossa classificação na presente temporada adiando a vitória. É tempo de perceber isso, contudo, defendo projectos de 2/3 anos e será esse o timing que a actual equipa técnica deverá ter para trabalhar, no fim se avaliará, o que não implica que estejamos calados. A critica é por vezes a melhor forma de defender o clube.

4 comentários:

  1. Não concordo nada que o Porto esteja mais fraco, nos é que estamos muito mais fortes.Mete-me impressão este aceitar de analises feitas como " O Porto esta mais fraco "O Porto tem a melhor equipa"etc...a realidade é que o Porto só vai à frente com as ajudas do costume nos momentos criticos do costume.
    Já o ano passado a diferença entre o Porto e os restantes não era de todo a que se reflectiu no final da Liga, tal deveu-se à total irresponsabilidade do Vieira.

    ResponderEliminar
  2. Em muito tempo que não lia na blogosfera, uma opinião tão acertada.
    Pois também sou da opinião que apenas no fim do ciclo de 2/3 anos se deve mudar de equipa técnica, se esta não render o desejado. Mais ao estilo do que se faz em Inglaterra, e com os benefícios que todos vemos (muito bom futebol, alto entrosamento na equipa).

    Mas aqui gostamos é de "sangue", e de novos ciclos todas as semanas. è claro que temos de criticar quando as coisas não correm como gostamos mas a avaliação final é feita no momento certo!!

    Dyktus

    ResponderEliminar
  3. Bem TC, boa acersão acerca do fut mas o tempo urge e é preciso mostrar conjunto, mais trabalho de equipe jogue quem jogar, os jogadores têm que jogar cuase de olhos«fechados» e isso é fruto dos treinos. Não gosto de discursos moles, neste país ñ resulta mas gosto de educação e elevação. Quique deveria mais personalizado e determinado, acho bem que fale com educação mas temos que ser duros. O fut actual ñ se compadece com lamechas

    ResponderEliminar