sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sem alma de campeão

O Benfica demonstrou, mais uma vez, pouco nível para uma equipa que pretende ganhar o título de campeão nacional. Depois de ter ganho ao Paço de Ferreira, num jogo em que nos últimos instantes o adversário atirou uma bola ao poste, a nossa equipa até mereceu o empate na primeira parte, em Alvalade, mas, no segundo tempo, foi totalmente inferior, parecendo que não estava a defrontar uma equipa que, teoricamente, tem menos qualidade - para mim, só conta com três grandes jogadores: Liedson, Vukcevic e Izmailov.

O Levezinho tornou a ser o «carrasco» do Benfica - parece que não existe antídoto que o anule -, mas, mais grave, é esta irregularidade exibicional que não se extingue e, quando estamos praticamente em Março,não me parece que surjam soluções que possam modificar este «futebolzinho» que Quique Flores implantou. Não gosto de culpar treinadores, nem costumo defender «chicotadas» psicológicas a meio da época, a não ser que me garantissem que o sucessor seria Alex Fergunson ou José Mourinho, para entrar já na próxima jornada...No entanto, julgo que o Benfica, com este plantel, embora com desequilíbrios, tem a obrigação de apresentar mais qualidade.

Durante a semana, acompanhei o encontro do Sp. Braga com o Standard e concluí que seria necessário ver, mais vezes, no Benfica jogadas como as que determinaram o segundo e terceiro golos dos minhotos, claramente bem trabalhadas durante os treinos. Voltando ao duelo com o Paços, o Benfica ganha, além da sorte no último minuto,porque houve dois jogadores que se «lembraram» de marcar grandes golos e não como resultado de qualquer genialidade táctica...

Por outro lado, não percebo porque Quique «embirra» com Cardozo: merece ser titular, em detrimento, de Suazo, embora até aprecie as capacidades do hondurenho, mas tem estado, claramente, «off». Aos que dizem que a táctica não se adequa a Cardozo, respondo: mude-se a forma de jogar, nem que seja «tudo ao molho» e fé no paraguaio. Mesmo que se transforme num «matador» implacável, Suazo vai sair do Benfica no final da época e julgo que o Nené, do Nacional, seria uma alternativa interessante, mas parece que o Arsenal já anda «atrás» dele...

Apesar de tudo, estamos a quatro pontos do FC Porto, por isso, como diria o nosso José Torres, deixem-me sonhar...

PS: Vi agora que o Benfica perdeu 6-1 com o Freixieiro e nem cliquei no «link» para saber mais pormenores, porque, para pesadelos, basta o desafio de Alvalade.

1 comentário:

  1. Este Benfica É MAIS UM ANO, que INFELIZMENTE Tarde chegará. Campeão só se for de si mesmo, porque da liga JAMAIS !!!!Qualquer clubezeco lhe ganha!!! TRISTEZA !!

    ResponderEliminar