terça-feira, 3 de agosto de 2010

Síndrome de Helen Keller

Prometi que não ia escrever sobre o assunto do meu último «post», que não ia pedir desculpas, mas vou fazê-lo. Mais do que desculpas, peço perdão pelas críticas feitas a Alberto Miguéns e a António Melo. São, de facto, geniais, defensores do Benfica de forma magnífica e o exemplo a seguir por todos nós.

Fui vítima do síndrome de Helen Keller e, por isso, não consigo ainda perceber que, de facto, eles não merecem as minhas palavras. Sei que a defesa do Benfica é evidente, não sei como, onde, nem porquê, mas é evidente.

Passo a enumerar:

1: Quando se insinua que o próximo campeonato está «feito» para o FC Porto, onde é que o Benfica está a ser defendido? Se isto não é o off da Sport TV, ou denuncia-se, apresentado provas concretas – tal como aconteceu com o Apito Dourado - ou o clube decide não disputar o campeonato . Ou se é para desculpar o eventual insucesso do Benfica, mais vale o silêncio. O que deveria ser dito é: com este treinador e estes jogadores, entra bola, o guarda-redes e não há corrupção que resista.

2: Perder tempo com o ano de fundação do FC Porto, com Monteiro da Costa evocado, destacando que não nasceram em 1893, mas noutro ano que já nem me recordo… Onde é que isto é a defesa o Benfica? O objectivo é qual? Dizer que o Benfica é melhor, porque é mais velho do que o FC Porto, que não aldraba na idade? Quero lá saber se o FC Porto existe há 200 anos ou se foi fundado no ano passado…Mas, lá está, sofrer de tal síndrome não ajuda.

3: Transmitir a ideia que Queiroz é controlado pelo FCPorto foi outra proeza da dupla fantástica, sobretudo quando se constata que, em 23 convocados, estão 4 dragões. Domínio absoluto, de facto. De qualquer forma, o Benfica está defendido, não sei como, mas está…

4: Argumentar que o número de título do FC Porto não lhe produz mais adeptos…Que grande é, novamente, a defesa feita ao Benfica. O que era de mim se não fosse o esclarecimento oportuno de Miguéns e António Melo. Interessa discutir, em plena Benfica TV, se os tripeiros têm muitos ou poucos adeptos!

5: «Obviamente, que ganhou muitas vezes por ser melhor». Esta frase, aplicada ao FC Porto, foi proferida por um dos meus críticos. Mas o que aquela dupla genial vende, pelo menos enquanto eu consegui ver aquele programa, é que, tal como alguns benfiquistas defendem, só pela manipulação, corrupção e roubo o FC Porto foi campeão. Já agora foi também por isso que o Benfica ficou em sexto lugar em 2000/2001?

6 : Outros dos meus críticos, argumenta, para anular Nelo, Tavares e Rui Esteves, que o FC Porto contratou Valeri, Prediguer, etc. O que interessa isso, se o FC Porto, mesmo com esses jogadores, tem os títulos que nós sabemos. Aliás, com aquele trio, nem Maradona chegaria para ganharmos, quanto mais Mozer ou Valdo.

7: Já li o meu texto 1879 vezes, mas continuo, ao contrário do que me acusam, sem ver o elogio da gestão corrupta.

8: Em relação aos comentadores da Sport TV, dizem que a minha estratégia é de amortecimento. Amortecimento? Que disparate o meu! Um assunto tão pertinente devia ocupar todas as manchetes dos jornais! De qualquer modo, como diz João Tomaz, se fosse em relação ao Sporting ou FC Porto, estaríamos todos animados, e sem evocar o código deontológico. Não me digam que nunca brincaram ou não viram brincar, até de maneira infeliz, com um colega, empresa ou patrão. Claro, que eles exageraram, mas associado a este episódio li muita hipocrisia. Ter chamado atrasado mental a quem colocou o off on-line foi pouco…O que chamariam a um colega se ele fosse denunciá-los ao vosso patrão, pelo que facto de terem estado, numa conversa privada, a gozarem com ele?…Associar isto aos vídeos do Apito Dourado foi outra pérola que vi por aqui…Lá está, o meu estado Helen Keller prega-me ,mais uma vez, uma partida.

9: Gostei, também, de ler os insultos que fizeram, sobretudo quando me disseram que eu não devia tratá-los mal, porque são benfiquistas. E eu não sou? Sou e mais do que muitos dos meus críticos todos juntos.

13 comentários:

  1. Concordo em absoluto. Infelizmente a Benfica TV é neste momento um canal de propaganda! A insistência nos aspectos que focaste é nauseante! O clube deve ter um espaço destes, é certo. Mas deve ser um espaço onde se faça efectivo jornalismo de investigação! Onde se produzam provas e evidências! E n argumentos bacocos! Vejo os demais canais de clubes desportivos e a base da programação é o enfoque nas modalidades, nos insights da equipa de futebol, nas antigas glórias e nos jogos de outros tempos (algo que estará a ser corrigido)! Hoje em dia, a Benfica TV, que apesar de tudo tem de ser um orgulho para os benfiquistas, é o canal oficial de um regime que governa o Benfica e que persegue moinhos invisiveis!

    ResponderEliminar
  2. E que tal mudar de clube?
    Muda de clube oh zé.
    Benfiquistas como tu não fazem falta nenhuma.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acho que benfiquistas como tu é que fazem falta. Tens toda a razão em tudo o que dizes (menos na parte de insultar quem colocou o vídeo no Youtube; aí, não tens razão nenhuma). De resto, cinco estrelas. A Benfica Tv devia servir acima de tudo para exaltar o Benfica e não levar metade da sua emissão diária a falar dos adversários.

    ResponderEliminar
  4. Assim, mesmo com os sarcasmos, não vejo qualquer problema. Enquanto benfiquista e participante deste blog, tens todo o direito a não gostar da condução daquele programa e a manifestá-lo.

    Conforme já referi, costumo ver o programa e gosto. Por vezes, caiem no tal erro de perderem demasiado tempo com os adversários. No entanto, convém referir que, geralmente, eles explicam aquilo que dizem e não é em 3 segundos que se demonstram as falácias dos revisionismos históricos que o porto e o sportem tentam fazer.

    Quanto à Benfica TV no seu todo, discordo da ideia que levam metade da emissão diária a falar dos adversários. Isso talvez aconteça nos programas de debate e acontece, como é óbvio, no programa da transcrição das escutas.
    Concordo que a BenficaTV deva focar-se no Benfica mas aceito que seja inevitável a referência aos outros. Somos os maiores e melhores mas não estamos sozinhos. Até porque, do outro lado, o enfoque somos nós. De alguma forma temos que rebater algumas das mentiras que criam. Acreditem ou não, já ouvi muitos benfiquistas ignorantes com a mania que estão acima do fanatismo a reconhecerem barbaridades como termos sido o clube do regime ou de dominarmos a arbitragem nos anos 60 e 70...

    ResponderEliminar
  5. Continuas pequenino !!

    ResponderEliminar
  6. Jedi

    Parece-me que tu é que persegues moinhos invisiveis ( seja lá o que isto signifique ... ). Deves ver os canais dos outros clubes mas pelo teu paleio não deves ver o BenficaTV .

    ResponderEliminar
  7. Absolutamente de acordo! A Benfica TV está transformada - se é que não foi sempre assim - numa empresa de publicidade dos adversários!
    Já aprendi mais sobre estes que sobre o nosso clube!
    Aquela dupla começa a ser doentia tanto e tantas vezes repete a mesma ideia.

    O canal deveria dedicar-se isso sim à História e feitos do Clube, à sua actualidade e claro, nos debates falar-se então dos outros!

    Por outro lado é tendenciosamente doentia e duma fixação inaceitável, que se dedique primeiro à defesa de LFV e só depois do Spor Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  8. tudo se resume como tudo na vida ao meio termo, eu tb axo k em alguns programas e em alguns momentos ha exageros desnecessarios e demasiadas referencias aos adversarios, eles existem, mas a televisao é do nosso clube! alem disso, como benfiquista ha algo mt importante k me rege, k é ser diferente dos anti-benfica, axo mal a entrevista do nosso presidente ter sido feita agr em vesperas de jogo com os corruptos, deliberadamente pra espetar a pua nos rivais, atiçados ja eles andam, com este atake aos seus nervos instaveis, entao ainda mais, o k vieira pode ganhar com isto é uma onda de violencia, pressoes e corrupção ainda maior k o ano passado, mas se ele axa k o benfica ganha com isso...ai entra a benfica tv, k nesse mm aspecto, tem vindo a atiçar os caes raivosos do outro lado da barricada, tds nos sabemos o k eles fazem, e eles podem referir isso kd necessario, mas nao fazer disso espinha dorsal da programação do canal. eu como benfiquista sou contra esses atiçamentos, contra o incitamento a violencia e ao incentivo do clubismo doentio aka fanatismo, isso é o k fazem os corruptos tds os dias, mas eu nao sou como eles....nunca serei...por isso nao kero nem o canal do meu clube, nem o presidente a entrarem nos mm joguinhos dos de contumil...

    ResponderEliminar
  9. E que tal se subscrevesses a sporcoTv e não visses a BTV. Dizer que o programa A ou B não agradam, tudo bem. Deitar abaixo os autores da forma que o fazes, bom se fosses do CRAC garanto que não vos distinguia. Se tens comentários/sugestões a fazeres á BTV fala com eles e não te armes em palhaço. Considero o programa "Em defesa do Benfica" um bom programa para esclarecer os adeptos Benfiquistas, apesar de poder concordar ou não com algumas questões.Ao menos dão a cara na luta contra os corruptos e não as fazem pelo "calor da noite", o que pelos vistos tu admiras.

    SLB1958

    ResponderEliminar
  10. todos fossem como o alberto migueis e o antonio melo.seriamos muito mais fortes.

    ResponderEliminar
  11. Tens toda a razão a BenficaTV não presta !

    Fechem-me isso já !!

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  12. Quando em qualquer jogo surge um dos elementos do mesmo que usa a batota para conseguir ganhar, o principal, o fundamental, a única coisa que faz sentido é usar todos os meios possíveis para o neutralizar. Porque, tal jogo que apresenta um dos parceiros a fazer fraude, será sempre um jogo viciado e sem verdade. Portanto, e como diz o poeta, é berrar e gritar sempre até á exaustão "aqui d'el rei". Por outro lado, quando qualquer benfiquista, mesmo podendo alegar certa razão, elogia uma agremiação reconhecidamente corrupta, criminosa e que ganhou tudo o que diz ter ganho (mesmo tudo, sem excepção) com vergonhosos esquemas de fraude, pode afirmar a pé junto que é do Benfica, que nunca o será de verdade. Benfica TV? Ad æternum!

    ResponderEliminar
  13. Para quem vive no Norte e trabalha no meio de benfiquistas e portistas percebe que tal defesa do Benfica faz sentido. Se se for um benfiquista bem informado é-se confrontado com muitas falsidades, incorporadas em muitos benfiquistas, por 3 décadas de jogo sujo, muito sujo, quer nas instâncias do futebol, quer na imprensa. Quem vive a realidade lisboeta se calhar não se apercebe de tal coisa. Todas as trafulhices realizadas pelo corrupto-mor foram interiorizadas como verdades absolutas nos adeptos do seu clube. Os benfiquistas que vivem no meios deles, em épocas muito difíceis, praticamente sem vitórias, acabavam por aceitar por verdadeiras as mentiras que lhes foram inculcadas.

    Por isso, alguém na BenficaTv, perder tempo a falar do ano de fundação dos corruptos não é assim tão descabido. É uma forma de dar conhecer a muitos adeptos benfiquistas (e desse modo confrontar portistas) que a data de fundação desse clube é fraudulenta. Neste país..., doutra forma não saberiam!!!

    Considera descabido que Queirós possa ser controlado pelo corrupto. Será assim tão surpreendente? Não percebeu Queiróz, que não tendo o carisma de Scolari, e caso as coisas não corressem muito bem no mundial o seu melhor seguro de vida era obedecer aos interesses do corrupto-mor. Dizer que apenas levou 4 jogadores não justifica nada. Se Varela e a Micaela não se lesionassem, há dúvidas que teriam sido convocados? E Moutinho porque não foi? Meireles também fez uma péssima época! Bem sei, que tem a tal cláusula de rescisão, só que para trabalhar em sossego, nada melhor que ter uma boa relação com o corrupto-mor e isso, implica, saber agradar...

    Cada um defende o Benfica à sua maneira. Para mim é inaceitável que três profissionais destacados para a cobertura de um jogo do meu clube, se divirtam nos minutos anteriores a iniciarem o seu trabalho, em on, e já munidos dos microfones, a fazer umas piadas e a chamar cavalo a um jogador e ao treinador. Tal atitude tem de merecer do nosso clube e dos seus adeptos um total repúdio, sob pena, de não nos darmos ao respeito.

    Pareceu-me claro que procurou amortecer o impacto, se calhar inconscientemente, mas dúvidas não ficam que procurou defende-los(lá terá as suas razões) e aproveitou, até, para atacar o Benfica através da BenficaTv. Foi isso que pareceu a alguns um elogio aos corruptos!

    Apenas me referi às escutas do youtube porque me pareceu que o princípio que está por detrás de quem defende o corrupto mor é exactamente o mesmo: temos conhecimento de comportamentos reprováveis e porque foram "apanhados" quando os protagonistas se sentiam seguros de que ninguém os ouvia, não os devemos considerar.

    Sossegue. Não é único a sofrer do síndrome de Elen Keller... Já somos dois!

    ResponderEliminar