terça-feira, 8 de setembro de 2009

Luisão, uma Referência

Luisão atingiu, de águia ao peito, 210 jogos e 19 golos em todas as competições oficiais, passando a ser o estrangeiro com mais jogos pelo Benfica. Bem sei que comparando o futebol de hoje com o da altura de alguns nomes da lista abaixo, o número de jogos não é o mesmo o que inquina um pouco esta classificação. É um pouco como comparar os golos do Pauleta com os do Eusébio na selecção, mas são os registos e é a história que fica.

Mas a verdade é esta, e não é este feito que vem demonstrar, Luisão já é há algum tempo uma referência neste clube. Foi decisivo no ano do título, marca bastantes golos, quase sempre decisivos, e é uma referência na nossa defesa e balneário pelo seu carisma, espírito e capacidade de liderança. Hão de experimentar fazer um exercício quando tiverem no estádio da Luz. Tirem os olhos da bola por alguns momentos, vejam quem é que dá ordens para subir a defesa nos lances ofensivos, quem é que alinha a defesa em linha noutros momentos, quem fala com os colegas para corrigir determinadas situações ou nos lances defensivos de bola parada. Tecnicamente, até já tivemos defesas centrais bem melhores do que ele mas, em fibra, mentalidade é do melhor que há e encarna muito bem o que é ser um verdadeiro capitão . O seu colega ao lado é superior em capacidades físicas e técnicas mas ainda está muito aquém do Luisão, nesse capítulo.


Sempre me fez confusão que algumas franjas de benfiquistas o desrespeitem ou não o apreciem como deve ser mas o futebol tem sempre o seu lado irracional. Ou se calhar existem benfiquistas que têm saudades de ter como referência na defesa o Paulo Madeira, o Ronaldo ou o Paulão.

Para quando o anúncio da renovação com o Verdadeiro Capitão?

10 comentários:

  1. No meu blog, no último post que fiz, digo o que penso sobre o Luisão. O Luisão para mim não é líder de coisa nenhuma, nem da defesa (tanta fífia que dá, tanto nó que leva de avançados pequenos e rápidos; completamente duro de rins e muito lento; o que tem de bom é o jogo aéreo e mesmo assim para o ataque, porque a defender, mesmo sendo mais alto que o adversário, faz sempre falta), nem do balneário. Um jogador que todos os finais de época diz que quer sair e depois dá o dito por não dito não pode ser líder de um balneário nem capitão. Espero que faça uma grande época, um grande mundial e que depois proporcione um significativo encaixe financeiro ao Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Luisão, no um-para-um, é facilmente ultrapassado se o avançado vier da lateral para o centro. Já se o avançado vier em direcção a ele, de frente, é praticamente imbatível.

    ResponderEliminar
  3. Caro Eagle, de facto espanta-me também que ainda haja gente na nossa catedral, que não lhe dê o devido valor, até pela postura sempre exemplar.
    Nunca mais me esqueço, no ano do título, em que após levar-mos 4 a 1 no Restelo, Luisão, foi à conferência de imprensa e como um autêntico líder, deu a cara, um murro na mesa e disse: Hoje tou aqui, para dizer que no fim vamos ser campeões, se não venho aqui enfrentar vocês!
    Querem maior prova?

    ResponderEliminar
  4. Jotas, por acaso isso até foi 3 jogos depois, quando perdemos em casa com o Beira-Mar em casa 0-2 (que era na altura o último classificado). Não quero ser mal interpretado, eu agradeço tudo o que Luisão já deu ao Benfica, destacando esse título, mas futebolísticamente falando não é um patrão nem da defesa nem do balneário. Um jogador que está constantemente (todos os fins de época) a piscar o olho à saída não é a referência que precisamos. Saudosos Mozer, Ricardo Gomes, Humberto, Germano. Isso sim eram patrões e referências na defesa e no balneário. JNF, parece-me que o que interessa no futebol é driblar o defesa, portanto por aí o Luisão é facilmente ultrapassado por qualquer avançado rápido e felino.

    ResponderEliminar
  5. Eagle

    Grande post e de enorme justiça.

    Que renove e por muitos anos.

    Completamente de acordo.

    Bruno Carvalho

    Nós (Eagle e eu), todos os treinadores que têm passado pelo Benfica, o seleccionador brasileiro e todos os seus companheiros de clube e selecção estamos andamos todos equivocados sobre o valor do Luisão.

    ResponderEliminar
  6. MLeal, eu chamo-me Bruno Venâncio. Carvalho é o outro. Quem puder que me desminta. O Weldon e o Liedson, por exemplo, conhecem muito bem as suas qualidades de jogador hábil e rapidíssimo. E proponho-te, a ti e a quem mais tiver a tua opinião, que façam este exercício: vejam os jogos todos do Benfica e contem quantas vezes o Luisão vai ganhar a bola por alto no nosso meio-campo. Vão ficar surpreendidos. Porque ele praticamente nunca a ganha sem recorrer à falta, o que é ridículo, pois a sua altura bastar-lhe-ia para o conseguir. Mas é invariavelmente falta, porque ele se atira para cima dos adversários. Não sou mal agradecido e sei muito bem que foi ele que nos deu o último campeonato, assim como a vitória sobre o Liverpool e muitos outros golos. Mas, como digo no meu último post no meu blog, é nisso que ele é temível: no ataque, nas bolas aéreas. Porque de resto... é 0. Se consideram o Luisão um grande capitão e patrão da defesa, que diriam se vissem jogar Mozer e Ricardo (já para não recuar ao Humberto e Germano)? Por favor. Vamos lá elevar os padrões. O Benfica não é o Mija na Escada FC.

    ResponderEliminar
  7. E já agora, deixa-me que te diga que um jogador ser aposta constante de todos os treinadores não quer dizer nada. Relembro-te apenas que Ronaldo e Paulo Madeira foram durante 3 épocas os centrais titulares do Benfica, e na selecção do Brasil também encontras fiascos do tamanho de um Júnior Baiano (titularíssimo no mundial 98) ou de um Roque Júnior (campeão do mundo em 2002 com o Scolari e o Polga... lol). E atenção que considero o Luisão muito superior a todos estes. Apenas não é sequer o melhor defesa do Benfica nem o ídolo que querem fazer crer que é.

    ResponderEliminar
  8. Caro Bruno, estás enganado, foi na sala de imprensa do estádio do restelo que ele proferiu aquelas palavras.
    Caro Bruno, nunca ouvi da boca do Luisão dizer que quer sair, isso tem sido uma polémica lançada todas as épocas pelos jornais.
    Se tiveste atento, lês o que a imprensa dízia e quando era o Luisão a falar, ele dízia precsamente o contrário, mostrando-e sempre fiel ao clube, afirmando muitas vezes que deve muito ao Benfica e que confia no clube, porque sempre foi muito bem tratado.
    Como jogador, bom, sendo fraco como é possível estar sempre na selecção do Brasil? UMa das melhoresdo mundo. Há quem prefira o Polga, eu não.
    Quem me dera, que em termos de personalidade e categoria, o Benfica tivesse muitos e muitos Luisões e basta ver na época transacta, que enqanto esteve lesionado, a desgraça que aquela defesa foi.

    ResponderEliminar
  9. Desculpas pelo lapso do nome.

    Para que conste eu vi jogar o Humberto, o Mozer e o Ricardo.

    Também vi jogar o Chalana facto que não implica afirmar que o Di Maria ou o Fábio Coentrão sejam 0.

    ResponderEliminar
  10. Pronto, não direi que é um 0. Mas ao lado desses que enumerei, é muito fraquinho. Peço desculpa de não concordar convosco. São opiniões.

    Jotas, admito então que tenhas razão, mas eu também o ouvi no flash interview desse jogo com o Beira-Mar dizer isso ao repórter e pensava que era a primeira vez que ele o dizia assim em público. Peço desculpa pelo lapso.

    Quanto a isso de ser titular no Brasil, o meu comentário anterior elucida bem sobre o que isso vale. Polga, Júnior Baiano, Roque Júnior e outros da mesma estirpe foram titulares em mundiais pelo Brasil. Vergonhosamente.

    O Luisão é um bom jogador, mas na minha humilde opinião não é o patrão da defesa que o Benfica precisa.

    Mas, a ser verdade que ele sempre pôs o Benfica acima de tudo, aí sim já sobe muito na minha consideração. Acima de tudo, quero ver no Benfica jogadores que amem o clube.

    MLeal, para que conste eu também não gosto nada do futebol do Di Maria. Não direi que é um 0, mas exaspera-me muito mesmo vê-lo jogar. Já o Coentrão tem potencial para ser excelente. O Di Maria também tem, mas há tiques de vedeta nele que me levam a crer que nunca vai mudar. Tipo Quaresma.

    ResponderEliminar