sexta-feira, 2 de abril de 2010

Claques, passado! presente !Que futuro?

Antes de fazer este post gostaria de fazer uma nota prévia: Não existe da minha parte nenhuma tentativa de exclusão ou de marginalização de quem quer que seja, procuro respeito e exijo o mesmo respeito, quem quiser discutir rebater explicar os pontos de vista é muito bem-vindo, quem quiser aparecer única e exclusivamente para ofender com o perfil de anónimo não passará para mim de um reles cobarde que só merecerá desprezo.

Quando nos deslocamos para ver o Benfica, todos queremos que seja perfeito, ideal, e existe um conjunto de situações que à partida desejamos que corram bem:

- Que o Benfica ganhe.
- Que dê espectáculo.
- Que haja bom ambiente.

Se as primeiras são pacificas a última depende em muito do que nós queremos e com quem vamos.

Muitos dos que estão nas claques e que eu admito que acompanhem o Benfica para todo o lado fazem-no com sacrificio pessoal mas o prazer que têm em acompanhar o clube suplanta tudo isso, muitos gostariam de fazer o mesmo mas não têm capacidade financeira para o fazer. Acho louvável, muitos já se conhecem e estou em crer que existirá um espirito muito próprio que os fará sentir bem.
Se me perguntarem se gosto de ver as coreografias e os cânticos, gosto, gosto muito, desde que sejam para dar força ao nosso clube. Mas acho que podiam ser mais intensos e coordenados, podia haver mais alegria, mas já lá chego.
Ontem, há uma imagem que fica daquela criança que chora com o golo de Cardozo, é comovente, é a força da mistica, o legado que passa de geração em geração. Todos gostariamos de ver mais imagens dessas, independentemente de que clube são, são crianças que só querem ir ver um jogo de futebol, um sonho de menino como já foi para nós uma visita à Catedral. Para que isso aconteça é necessário que se sintam seguros, que sintam que podem ir com os pais sem estar sujeitos a serem magoados. O argumento de que as outras claques ou os outros fazem é fraco, os outros não são o Benfica, nem têm a nossa dimensão nem a nossa história. E somos nós que devemos honrar uma história centenária.
Cada vez que existe uma situação grave, são milhares de euros que deixam de entrar no clube e milhares de pessoas que desistem de levar os filhos ao futebol na Luz e principalmente fora dela. É menos apoio nas bancadas para levar o Benfica para a frente. Penso que isto é mais que pacifico.
O clube com certeza tem interesse em ser apoiado, e até o de disponibilizar verbas e logistica para esse efeito, mas para que isso aconteça tem de haver regras e normas que terão de ser cumpridas e respeitadas, o nome do Benfica não poderá andar na lama só porque existem umas dezenas de individuos dentro de uma claque que quando se encontram na qualidade de benfiquistas têm determinados comportamentos. Anteontem houve petardos que quebraram o ritmo de jogo e o próprio Jesus e os jogadores além do resto do Estádio se insurgiu contra isso , mas pior do que isso será o que vai acontecer ao Benfica, que poderá ser penalizado com jogos à porta fechada.
Do passado guardo uma colecção de calendários das várias coreografias que havia na Luz, e deixem-me que vos diga, o número de bandeiras e de adereços era muito maior do que existe hoje. Mas nessa altura as claques tinham um apoio da direcção mais efectivo, a questão é essa, as claques querem fazer uma festa dentro da festa ou fazer a própria festa? Desde já vos digo uma coisa, se optarem por seguir um caminho isolado, desconfio que acabarão por desaparecer, e poderá demorar mais ou menos mas isso acontecerá, é inevitável. Se pelo contrário optarem por se integrarem, não tenho dúvidas que as vossas condições para darem cada vez mais espectáculo serão cada vez melhores aqui e no estrangeiro. Não existem Benfiquistas de primeira e de segunda e todos mas todos sem excepção temos o dever de respeitar a festa do futebol e é se queremos ser cada vez maiores e fundamentalmente melhores.


1 comentário:

  1. ou são benfiquistas e defendem o Benfica e os interesses do Benfica sempre ou se andam a ter comportamentos que prejudicam o Benfica só podem estar a defender os seus próprios interesses que só podem ser muito egoístas e pequeninos...

    ResponderEliminar