quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Equipa B

Vi com enorme prazer (pela televisão, devo dizer) a exibição de 2ª feira da nossa Equipa B. Há ali jogadores com claro potencial para no futuro integrarem a equipa principal - Mika, Cancelo, Miguel Rosa, Leandro Pimenta, André Gomes, Ivan Cavaleiro. E poderá haver outros, falo apenas dos que tenho visto nos três jogos a que assisti. Alguns destes acho que podiam começar a ser chamados desde já, devagarinho e com cuidado, para a Taça da Liga por exemplo, e ir fazendo a sua integração. Da mesma forma gostei de ver o profissionalismo e entusiasmo com que jogaram o Miguel Vítor e o Jardel. Nem sobranceria, nem ar de frete, entrega total e espírito de equipa foi o que se viu. Penso que fazer rodar alguns jogadores da equipa principal na B é uma boa opção, e devia ser alargada a outros jogadores, rodando entre si (embora eu reconheça que a posição de defesa central é aquela que mais necessita de ajuda para já na equipa B). Eu começaria a rodar por exemplo o Ola John, durante uns tempos, porque me parece o caminho mais rápido para ele ir superando os problemas de adaptação que tem tido, ganhar ritmo e confiança. E ele até está dentro do limite de idade definido para as equipas B. Eu sei que poderá não ser fácil convencer um jogador que já e+ internacional pelo seu país a jogar na equipa B, mas acho que para ele isso é melhor do que estar parado e será demonstrável que seria no seu próprio interesse fazê-lo temporiariamente. E outros também deveriam ir rodando na B, como o Luisinho, Yannick, Mitchel, até mesmo o Matic e o Kardec, porque não?

3 comentários:

  1. Estes jovens jogadores da equipa B estão a fazer por merecer o seu lugar. Concordo com um ou outro reforço dos jogadores na equipa A, mas sem exageros.. estes jovens precisam de jogar e demonstrar o ser valor e casos como os de Yannick ou Luisinho têm de ser resolvidos de outra forma.

    ResponderEliminar
  2. Discordo em absoluto.

    Na minha opinião, a utilização de jogadores da equipa principal na equipa B deve visar suprir alguma carência em absoluto mais do que conferir ritmo aos suplentes, pois caso contrário no limite teríamos 15 ou 16 jogadores que o Jesus usa sempre na equipa principal e os outros 9 ou 10 ocupavam a generalidade dos lugares da equipa B.

    A equipa B está a fazer o seu caminho, mostrando alguma inconsistência, em especial quando defronta equipas mais organizadas defensivamente, natural devido à juventude da generalidade dos jogadores e consequente falta de experiência em jogos mais adultos.

    Miguel Rosa é como seria de esperar jogador com categoria suficiente para estar na equipa principal, não só pela atitude, como também pela qualidade, inclusivamente mostrando ser mais perigoso que os colegas da equipa principal na marcação de livres.

    João Cancelo é uma aposta segura, como também o é André Gomes e apesar da sua juventude, acho que uns jogos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga poderão justificar-se inteiramente como prémio. Ivan Cavaleiro mostra ser também uma grande alternativa, mas o excesso de jogadores da sua posição possivelmente dificultar-lhe-á o acesso à equipa principal.

    ResponderEliminar